Planeamento urbano: a engenharia de tráfego aplicada na melhoria da segurança e da mobilidade em meio urbano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Bruno Miguel Barata
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/3581
Resumo: Os acidentes rodoviários são uma das principais causas das mortes violentas em Portugal. Com esta dissertação, pretende-se, com a introdução de técnicas simples de Engenharia de Tráfego, aumentar a qualidade do desenho urbano das cidades, de forma a que estas vejam as suas condições de circulação e mobilidades melhoradas. Para tal, estruturou-se o trabalho, dividindo-o em cinco partes principais: 1 – Introdução; 2 – Sistema Pedonal; 3 – Infra-estrutura Rodoviária; 4 – Casos Práticos; 5 - Conclusão. Os capítulos 2 e 3 apresentam boas regras de dimensionamento e manutenção das vias de comunicação, principalmente em meio urbano, do ponto de vista da engenharia rodoviária, centrando-se o capítulo 2 no sistema pedonal e o capítulo 3 na infra-estrutura rodoviária. No quarto capítulo apresentam-se os casos de estudo em meio urbano na cidade da Covilhã, onde se encontraram deficiências de dimensionamento que afectam a mobilidade e/ou a segurança pedonal e rodoviária e onde se propõe soluções que minorem os problemas detectados baseadas nos princípios de dimensionamento estudados nos anteriores capítulos.
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