A adaptação das tarefas matemáticas: como promover o uso de múltiplas representações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gafanhoto, Ana
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Canavarro, Ana Paula
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/8311
Resumo: O presente texto tem como objetivo discutir de que modo tarefas matemáticas intencionalmente adaptadas pelo professor promovem o uso flexível e eficaz pelos alunos das representações matemáticas relativas às funções. As tarefas caracterizam-se por serem diversificadas no seu contexto (puramente matemático ou relacionado com a realidade) e por se estruturarem de modo a (1) apelarem à familiarização com uma dada representação inicial, (2) pedirem explicitamente a transição entre diversas representações; e (3) requerem a livre escolha de uma ou mais representações para responder a questões de exploração. O estudo desenvolveu-se a partir da análise das representações utilizadas por alunos de 9.º ano na resolução de seis tarefas adaptadas, no domínio das funções, recorrendo ao Geogebra. Em cada tarefa, independentemente do seu contexto, os alunos foram capazes de obter e utilizar todas as representações das funções, conforme solicitado nas questões de transição. Nas questões de exploração, recorreram de forma eficaz às representações já criadas e, em alguns casos, conciliaram algumas delas para produzir as respostas. Assim, o contexto das tarefas não parece ter sido determinante no uso das representações pelos alunos, mas a sua estrutura revelou-se especialmente adequada, de onde se sublinha a importância da adaptação criteriosa das tarefas pelo professor, nomeadamente quando recorre ao computador.
id RCAP_629b80e5a1e7fe806989e86432df5da4
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/8311
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A adaptação das tarefas matemáticas: como promover o uso de múltiplas representaçõesEnsino da MatemáticaRepresentações matemáticasGeogebratarefas matemáticasO presente texto tem como objetivo discutir de que modo tarefas matemáticas intencionalmente adaptadas pelo professor promovem o uso flexível e eficaz pelos alunos das representações matemáticas relativas às funções. As tarefas caracterizam-se por serem diversificadas no seu contexto (puramente matemático ou relacionado com a realidade) e por se estruturarem de modo a (1) apelarem à familiarização com uma dada representação inicial, (2) pedirem explicitamente a transição entre diversas representações; e (3) requerem a livre escolha de uma ou mais representações para responder a questões de exploração. O estudo desenvolveu-se a partir da análise das representações utilizadas por alunos de 9.º ano na resolução de seis tarefas adaptadas, no domínio das funções, recorrendo ao Geogebra. Em cada tarefa, independentemente do seu contexto, os alunos foram capazes de obter e utilizar todas as representações das funções, conforme solicitado nas questões de transição. Nas questões de exploração, recorreram de forma eficaz às representações já criadas e, em alguns casos, conciliaram algumas delas para produzir as respostas. Assim, o contexto das tarefas não parece ter sido determinante no uso das representações pelos alunos, mas a sua estrutura revelou-se especialmente adequada, de onde se sublinha a importância da adaptação criteriosa das tarefas pelo professor, nomeadamente quando recorre ao computador.SPIEM2013-01-31T20:01:19Z2013-01-312012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/8311http://hdl.handle.net/10174/8311porGafanhoto, A. P., & Canavarro, A. P. (2012). A adaptação das tarefas matemáticas: como promover o uso de múltiplas representações. In A. P. Canavarro, L. Santos, A. M. Boavida, H. Oliveira, L. Menezes & S. Carreira (Eds.), Práticas de ensino da Matemática: Atas do Encontro de Investigação em Educação Matemática, 121-134.2182-0023ndapc@uevora.pt229Gafanhoto, AnaCanavarro, Ana Paulainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:49:12Zoai:dspace.uevora.pt:10174/8311Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:02:36.246331Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A adaptação das tarefas matemáticas: como promover o uso de múltiplas representações
title A adaptação das tarefas matemáticas: como promover o uso de múltiplas representações
spellingShingle A adaptação das tarefas matemáticas: como promover o uso de múltiplas representações
Gafanhoto, Ana
Ensino da Matemática
Representações matemáticas
Geogebra
tarefas matemáticas
title_short A adaptação das tarefas matemáticas: como promover o uso de múltiplas representações
title_full A adaptação das tarefas matemáticas: como promover o uso de múltiplas representações
title_fullStr A adaptação das tarefas matemáticas: como promover o uso de múltiplas representações
title_full_unstemmed A adaptação das tarefas matemáticas: como promover o uso de múltiplas representações
title_sort A adaptação das tarefas matemáticas: como promover o uso de múltiplas representações
author Gafanhoto, Ana
author_facet Gafanhoto, Ana
Canavarro, Ana Paula
author_role author
author2 Canavarro, Ana Paula
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gafanhoto, Ana
Canavarro, Ana Paula
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino da Matemática
Representações matemáticas
Geogebra
tarefas matemáticas
topic Ensino da Matemática
Representações matemáticas
Geogebra
tarefas matemáticas
description O presente texto tem como objetivo discutir de que modo tarefas matemáticas intencionalmente adaptadas pelo professor promovem o uso flexível e eficaz pelos alunos das representações matemáticas relativas às funções. As tarefas caracterizam-se por serem diversificadas no seu contexto (puramente matemático ou relacionado com a realidade) e por se estruturarem de modo a (1) apelarem à familiarização com uma dada representação inicial, (2) pedirem explicitamente a transição entre diversas representações; e (3) requerem a livre escolha de uma ou mais representações para responder a questões de exploração. O estudo desenvolveu-se a partir da análise das representações utilizadas por alunos de 9.º ano na resolução de seis tarefas adaptadas, no domínio das funções, recorrendo ao Geogebra. Em cada tarefa, independentemente do seu contexto, os alunos foram capazes de obter e utilizar todas as representações das funções, conforme solicitado nas questões de transição. Nas questões de exploração, recorreram de forma eficaz às representações já criadas e, em alguns casos, conciliaram algumas delas para produzir as respostas. Assim, o contexto das tarefas não parece ter sido determinante no uso das representações pelos alunos, mas a sua estrutura revelou-se especialmente adequada, de onde se sublinha a importância da adaptação criteriosa das tarefas pelo professor, nomeadamente quando recorre ao computador.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-01-01T00:00:00Z
2013-01-31T20:01:19Z
2013-01-31
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/8311
http://hdl.handle.net/10174/8311
url http://hdl.handle.net/10174/8311
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Gafanhoto, A. P., & Canavarro, A. P. (2012). A adaptação das tarefas matemáticas: como promover o uso de múltiplas representações. In A. P. Canavarro, L. Santos, A. M. Boavida, H. Oliveira, L. Menezes & S. Carreira (Eds.), Práticas de ensino da Matemática: Atas do Encontro de Investigação em Educação Matemática, 121-134.
2182-0023
nd
apc@uevora.pt
229
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv SPIEM
publisher.none.fl_str_mv SPIEM
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136510044274688