Elogio da brevidade – da concisão e da amenidade cronística como virtudes na formação de leitores críticos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martínez Teixeiro, Alva
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/28938
Resumo: Este artigo examina a experiência de ensinar literatura brasileira e leitura crítica. Nesse sentido, é discutida uma técnica específica para promover a leitura crítica: entre outros géneros literários, a crónica parece ser uma escolha muito adequada por causa da sua potencialidade para ajudar alunos e alunas a adquirir quatro habilidades básicas – a construção de conhecimento, o compromisso com a dificuldade, o estabelecimento de ligações com o conhecimento e com as experiências prévias e o trabalho com a competência intercultural – de maneira mais efetiva, graças ao benefício motivacional presente nas histórias. O propósito deste texto consiste, assim, em familiarizar os professores com a eficácia derivada do uso da crónica.
id RCAP_62a5be8a05a45d61459420e91ea189bd
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/28938
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Elogio da brevidade – da concisão e da amenidade cronística como virtudes na formação de leitores críticosLiteraturaLiteratura brasileiraLeituraCríticaCrónicaEste artigo examina a experiência de ensinar literatura brasileira e leitura crítica. Nesse sentido, é discutida uma técnica específica para promover a leitura crítica: entre outros géneros literários, a crónica parece ser uma escolha muito adequada por causa da sua potencialidade para ajudar alunos e alunas a adquirir quatro habilidades básicas – a construção de conhecimento, o compromisso com a dificuldade, o estabelecimento de ligações com o conhecimento e com as experiências prévias e o trabalho com a competência intercultural – de maneira mais efetiva, graças ao benefício motivacional presente nas histórias. O propósito deste texto consiste, assim, em familiarizar os professores com a eficácia derivada do uso da crónica.Repositório da Universidade de LisboaMartínez Teixeiro, Alva2017-09-11T15:30:54Z20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/28938por0102-4868info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:21:02Zoai:repositorio.ul.pt:10451/28938Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:45:02.606236Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Elogio da brevidade – da concisão e da amenidade cronística como virtudes na formação de leitores críticos
title Elogio da brevidade – da concisão e da amenidade cronística como virtudes na formação de leitores críticos
spellingShingle Elogio da brevidade – da concisão e da amenidade cronística como virtudes na formação de leitores críticos
Martínez Teixeiro, Alva
Literatura
Literatura brasileira
Leitura
Crítica
Crónica
title_short Elogio da brevidade – da concisão e da amenidade cronística como virtudes na formação de leitores críticos
title_full Elogio da brevidade – da concisão e da amenidade cronística como virtudes na formação de leitores críticos
title_fullStr Elogio da brevidade – da concisão e da amenidade cronística como virtudes na formação de leitores críticos
title_full_unstemmed Elogio da brevidade – da concisão e da amenidade cronística como virtudes na formação de leitores críticos
title_sort Elogio da brevidade – da concisão e da amenidade cronística como virtudes na formação de leitores críticos
author Martínez Teixeiro, Alva
author_facet Martínez Teixeiro, Alva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Martínez Teixeiro, Alva
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura
Literatura brasileira
Leitura
Crítica
Crónica
topic Literatura
Literatura brasileira
Leitura
Crítica
Crónica
description Este artigo examina a experiência de ensinar literatura brasileira e leitura crítica. Nesse sentido, é discutida uma técnica específica para promover a leitura crítica: entre outros géneros literários, a crónica parece ser uma escolha muito adequada por causa da sua potencialidade para ajudar alunos e alunas a adquirir quatro habilidades básicas – a construção de conhecimento, o compromisso com a dificuldade, o estabelecimento de ligações com o conhecimento e com as experiências prévias e o trabalho com a competência intercultural – de maneira mais efetiva, graças ao benefício motivacional presente nas histórias. O propósito deste texto consiste, assim, em familiarizar os professores com a eficácia derivada do uso da crónica.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2014-01-01T00:00:00Z
2017-09-11T15:30:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/28938
url http://hdl.handle.net/10451/28938
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 0102-4868
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134372761174016