Elogio da brevidade – da concisão e da amenidade cronística como virtudes na formação de leitores críticos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/28938 |
Resumo: | Este artigo examina a experiência de ensinar literatura brasileira e leitura crítica. Nesse sentido, é discutida uma técnica específica para promover a leitura crítica: entre outros géneros literários, a crónica parece ser uma escolha muito adequada por causa da sua potencialidade para ajudar alunos e alunas a adquirir quatro habilidades básicas – a construção de conhecimento, o compromisso com a dificuldade, o estabelecimento de ligações com o conhecimento e com as experiências prévias e o trabalho com a competência intercultural – de maneira mais efetiva, graças ao benefício motivacional presente nas histórias. O propósito deste texto consiste, assim, em familiarizar os professores com a eficácia derivada do uso da crónica. |
id |
RCAP_62a5be8a05a45d61459420e91ea189bd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/28938 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Elogio da brevidade – da concisão e da amenidade cronística como virtudes na formação de leitores críticosLiteraturaLiteratura brasileiraLeituraCríticaCrónicaEste artigo examina a experiência de ensinar literatura brasileira e leitura crítica. Nesse sentido, é discutida uma técnica específica para promover a leitura crítica: entre outros géneros literários, a crónica parece ser uma escolha muito adequada por causa da sua potencialidade para ajudar alunos e alunas a adquirir quatro habilidades básicas – a construção de conhecimento, o compromisso com a dificuldade, o estabelecimento de ligações com o conhecimento e com as experiências prévias e o trabalho com a competência intercultural – de maneira mais efetiva, graças ao benefício motivacional presente nas histórias. O propósito deste texto consiste, assim, em familiarizar os professores com a eficácia derivada do uso da crónica.Repositório da Universidade de LisboaMartínez Teixeiro, Alva2017-09-11T15:30:54Z20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/28938por0102-4868info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:21:02Zoai:repositorio.ul.pt:10451/28938Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:45:02.606236Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Elogio da brevidade – da concisão e da amenidade cronística como virtudes na formação de leitores críticos |
title |
Elogio da brevidade – da concisão e da amenidade cronística como virtudes na formação de leitores críticos |
spellingShingle |
Elogio da brevidade – da concisão e da amenidade cronística como virtudes na formação de leitores críticos Martínez Teixeiro, Alva Literatura Literatura brasileira Leitura Crítica Crónica |
title_short |
Elogio da brevidade – da concisão e da amenidade cronística como virtudes na formação de leitores críticos |
title_full |
Elogio da brevidade – da concisão e da amenidade cronística como virtudes na formação de leitores críticos |
title_fullStr |
Elogio da brevidade – da concisão e da amenidade cronística como virtudes na formação de leitores críticos |
title_full_unstemmed |
Elogio da brevidade – da concisão e da amenidade cronística como virtudes na formação de leitores críticos |
title_sort |
Elogio da brevidade – da concisão e da amenidade cronística como virtudes na formação de leitores críticos |
author |
Martínez Teixeiro, Alva |
author_facet |
Martínez Teixeiro, Alva |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martínez Teixeiro, Alva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Literatura Literatura brasileira Leitura Crítica Crónica |
topic |
Literatura Literatura brasileira Leitura Crítica Crónica |
description |
Este artigo examina a experiência de ensinar literatura brasileira e leitura crítica. Nesse sentido, é discutida uma técnica específica para promover a leitura crítica: entre outros géneros literários, a crónica parece ser uma escolha muito adequada por causa da sua potencialidade para ajudar alunos e alunas a adquirir quatro habilidades básicas – a construção de conhecimento, o compromisso com a dificuldade, o estabelecimento de ligações com o conhecimento e com as experiências prévias e o trabalho com a competência intercultural – de maneira mais efetiva, graças ao benefício motivacional presente nas histórias. O propósito deste texto consiste, assim, em familiarizar os professores com a eficácia derivada do uso da crónica. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2014-01-01T00:00:00Z 2017-09-11T15:30:54Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/28938 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/28938 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
0102-4868 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134372761174016 |