O Papa, o teólogo e o poeta: uma análise da linguagem poética e metafórica de Francisco à luz da filosofia da linguagem de Paul Ricœur
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.34632/humanisticaeteologia.2018.9459 |
Resumo: | “The Pope, the theologian and the poet” is an analysis of Pope Francis language, in a philosofical ant theological sense. Using Paul Ricœur’s concept of Methafor it is possible to show the coherence of Pope’s use of the resourses of meaning, to conserve Christian doctrine ant to inovate it. |
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O Papa, o teólogo e o poeta: uma análise da linguagem poética e metafórica de Francisco à luz da filosofia da linguagem de Paul Ricœur“The Pope, the theologian and the poet” is an analysis of Pope Francis language, in a philosofical ant theological sense. Using Paul Ricœur’s concept of Methafor it is possible to show the coherence of Pope’s use of the resourses of meaning, to conserve Christian doctrine ant to inovate it.Com o título “O Papa, o teólogo e o poeta”, este artigo pretende demonstrar que a linguagem utilizada pelo Papa Francisco está dotada de sentido teológico, o que atesta ao seu governo um posicionamento prático capaz de obter pela via argumentativa uma sistematização teórico-teológica. É próprio de Francisco tecer seus discursos e pronunciamentos com imagens e metáforas, o que permite conferir e elucidar o grau de profundidade de sua linguagem, de tal forma que a mesma o revela como um “Papa linguístico”. Se quisermos entender o fenômeno Francisco, a questão de sua linguagem é fundamental. Sendo assim, recorremos às nuances da filosofia da linguagem de Paul Ricœur para realizar uma análise da linguagem poética e metafórica de Francisco. Nesse sentido, objetiva-se demonstrar num primeiro plano que na linguagem do Sumo Pontífice há uma junção entre linguística e teologia que se opera pela mediação da linguagem destacando a sua capacidade criativa. Com um discurso poético, como o faz com maestria, Francisco traz à linguagem aspectos, qualidades, valores da realidade que, como afirma Ricœur, só podem ser ditos graças ao jogo complexo da enunciação metafórica e da transgressão regrada das significações usuais das nossas palavras. A linguagem de Francisco é rica em metáfora e em analogia pastoral. É linguagem cognitiva, afetiva, ética e testemunhal. Universidade Católica Portuguesa2018-07-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.34632/humanisticaeteologia.2018.9459https://doi.org/10.34632/humanisticaeteologia.2018.9459Humanística e Teologia; v. 39 n. 2 (2018): Teologia e questões de género; 143-1610870-080X10.34632/humanisticaeteologia.2018.39.2reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://revistas.ucp.pt/index.php/humanisticaeteologia/article/view/9459https://revistas.ucp.pt/index.php/humanisticaeteologia/article/view/9459/9332Direitos de Autor (c) 2018 Donizete José Xavierhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessXavier, Donizete José2023-10-03T15:43:13Zoai:ojs.revistas.ucp.pt:article/9459Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:32:44.941369Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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