Significados atribuídos pelos adolescentes à sua condição de doença crónica: revisão da evidência qualitativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunha, Sandra
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Aparício, Graça, Silva, Ernestina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.29352/mill0212e.27882
Resumo: Introdução:  O adolescente que vivencia um processo de doença crónica experiência uma transição de saúde-doença. Sabe-se que os significados atribuídos à condição de saúde têm o potencial de facilitar ou inibir estes processos adaptativos. Objetivo: Este estudo tem como objetivo descrever os significados que os adolescentes com doença crónica atribuem à sua condição de saúde. Métodos: Trata-se de uma Revisão Sistemática da Literatura com Meta-Síntese segundo a abordagem do Instituto Joanna Briggs® (JBI). A avaliação das sínteses dos achados foi realizada usando o ConQual Score. Resultados: Os resultados são apresentados sob a forma de duas sínteses qualitativas agregadas: 1. A condição crónica é vista pelo adolescente como uma injustiça que o diferencia dos pares e contribui para o isolamento; 2. Com o tempo e com a ajuda dos amigos, o adolescente perceciona benefícios na sua condição crónica de saúde. Verifica-se que à medida que o adolescente tem maior perceção da condição de ser portador de doença, experiência sentimentos negativos. Por outro lado, a tecnologia de apoio à doença é vista como positiva. Conclusão: Conclui-se que é importante assistir o adolescente na redefinição dos significados negativos e potenciar o sentimento de autonomia, diminuindo o isolamento social e facultando o uso de equipamentos/tecnologias de suporte às limitações.
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spelling Significados atribuídos pelos adolescentes à sua condição de doença crónica: revisão da evidência qualitativaSignificados atribuidos por los adolescentes con enfermedades crónicas a su estado de salud: revisión de evidencia cualitativaSignificados atribuídos pelos adolescentes à sua condição de doença crónica: revisão da evidência qualitativaLife and Healthcare SciencesIntrodução:  O adolescente que vivencia um processo de doença crónica experiência uma transição de saúde-doença. Sabe-se que os significados atribuídos à condição de saúde têm o potencial de facilitar ou inibir estes processos adaptativos. Objetivo: Este estudo tem como objetivo descrever os significados que os adolescentes com doença crónica atribuem à sua condição de saúde. Métodos: Trata-se de uma Revisão Sistemática da Literatura com Meta-Síntese segundo a abordagem do Instituto Joanna Briggs® (JBI). A avaliação das sínteses dos achados foi realizada usando o ConQual Score. Resultados: Os resultados são apresentados sob a forma de duas sínteses qualitativas agregadas: 1. A condição crónica é vista pelo adolescente como uma injustiça que o diferencia dos pares e contribui para o isolamento; 2. Com o tempo e com a ajuda dos amigos, o adolescente perceciona benefícios na sua condição crónica de saúde. Verifica-se que à medida que o adolescente tem maior perceção da condição de ser portador de doença, experiência sentimentos negativos. Por outro lado, a tecnologia de apoio à doença é vista como positiva. Conclusão: Conclui-se que é importante assistir o adolescente na redefinição dos significados negativos e potenciar o sentimento de autonomia, diminuindo o isolamento social e facultando o uso de equipamentos/tecnologias de suporte às limitações.Introduction: The adolescent who experiences a chronic illness process goes through a health-illness transition. It is known that the meanings attributed to the health condition have the potential to facilitate or inhibit these adaptive processes. Objective: This study aims to describe the meanings adolescents with chronic illness attribute to their health condition. Methods: It is a Systematic Literature Review with Meta-Synthesis according to the model of the Joanna Briggs® Institute. The syntheses of the findings were evaluated using the ConQual Score. Results: The results are presented in the form of two aggregated qualitative summaries: 1. The chronic condition is seen by the adolescent as an injustice that differentiates him from peers and contributes to isolation; 2. With time and with the help of friends, the teenager perceives benefits in his chronic health condition. It appears that as the adolescent has a greater perception of the condition of having a disease, he experiences negative feelings. On the other hand, disease support technology is seen as positive. Conclusion: We conclude that it is important to assist the adolescent in redefining negative meanings and enhancing the feeling of autonomy, reducing social isolation, and allowing the use of equipment/technologies to support limitations.Introducción: El adolescente que experimenta un proceso de enfermedad crónica experimenta una transición de salud-enfermedad. Se sabe que los significados atribuidos a la condición de salud tienen el potencial de facilitar o inhibir estos procesos adaptativos. Objetivo: Este estudio tiene como objetivo describir los significados que los adolescentes con enfermedades crónicas atribuyen a su estado de salud. Métodos: Es una Revisión de Literatura Sistemática con Meta-Síntesis según el modelo del Instituto Joanna Briggs®.La evaluación de las síntesis de los hallazgos se realizó utilizando la puntuación ConQual. Resultados: Los resultados se presentan en forma dos resúmenes cualitativos agregados:1. La condición crónica es vista por el adolescente como una injusticia que lo diferencia de sus compañeros y contribuye al aislamiento. A medida que aumenta la percepción de la condición de tener una enfermedad, experimenta sentimientos negativos. 2.Con el tiempo y con la ayuda de amigos, el adolescente percibe beneficios en su condición crónica de salud. Parece que a medida que el adolescente tiene una mayor percepción de la condición de tener una enfermedad, experimenta sentimientos negativos. Por otro lado, la tecnología de apoyo a las enfermedades se considera positiva. Conclusión: Concluimos que es importante ayudar al adolescente a redefinir los significados negativos y mejorar el sentimiento de autonomía, reduciendo el aislamiento social y permitiendo el uso de equipos / tecnologías para apoyar las limitaciones.Polytechnic Institute of Viseu (IPV)2023-07-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.29352/mill0212e.27882por1647-662X0873-3015Cunha, SandraAparício, GraçaSilva, Ernestinainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-10-12T15:00:31Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/27882Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:35:16.423567Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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