Jogos de espelhos: o duplo na fotografia recreativa do início do século XX

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Correia, Maria da Luz
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/70100
Resumo: English version: Correia, M. da L. (2021). Mirror games: the double in trick photography from the early 20th century. Vista, (7), 1-18. https://doi.org/10.21814/vista.3131
id RCAP_631357db714ba13de49de2ccfc6e0e49
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/70100
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Jogos de espelhos: o duplo na fotografia recreativa do início do século XXMirror games: the double in trick photography from the early 20th centuryFotografiaEspelhoMédiaHeterotopiaInformePhotographyMirrorMediaHeterotopyFormlessCiências Sociais::Ciências da ComunicaçãoEnglish version: Correia, M. da L. (2021). Mirror games: the double in trick photography from the early 20th century. Vista, (7), 1-18. https://doi.org/10.21814/vista.3131O presente artigo, dedicado à produção retratística fotográfica lúdica do início do século XX, e à relação histórica e ontológica entre a fotografia e o espelho, parte do pressuposto segundo o qual seria necessário pensar a história da fotografia de modo integrado, enquadrando-a no contexto mais alargado da história dos média e de questões teóricas mais vastas como a relação entre a tecnologia e o humano, a mediação entre o real e o imaginário, e as interações entre os ditos novos e velhos média. O espelho e a fotografia são dois objetos, aparentados, por um lado, aos espetáculos pré-cinematográficos e ao próprio cinema, e por outro, aos aparelhos científicos, como o telescópio e o microscópio, que merecem ser repensados no que diz respeito à ambivalência que os aproxima. Configurando um espaço “absolutamente irreal” e “absolutamente real”, conforme sugeriu o filósofo Michel Foucault (1984/2005, p. 246) a propósito do espelho, o espelho, como a fotografia, seria exemplar de um espaço heterotópico. Na história da fotografia e, particularmente do retrato fotográfico lúdico das primeiras décadas do século XX, é assinalável o recurso ao espelho e ao duplo, enquanto dispositivo capaz de potenciar a destabilização da figura humana: referimo-nos ao retrato duplo, à multifotografia e à fotografia com recurso a espelhos deformantes (Bergeret & Drouin, 1893; Chaplot, 1904; Hopkins, 1897; Schnauss, 1890/1891; Woodbury, 1896/1905). Partindo de uma predisposição para repensar a tradição lúdica e fantasista no âmbito geral da história dos média, propomo-nos retraçar afinidades entre dois espaços “heterotópicos”, que são a fotografia e o espelho.This article, which is dedicated to portraits produced in the early 20th century using trick photography and to the historical and ontological relationship between photography and mirrors, is based on the assumption that it is necessary to think about the history of photography in an integrated manner, framing it in the broader context of media history and of more general theoretical questions such as the relationship between human beings and technology, the mediation between reality and imagination, and the interactions between the so-called “new” and “old” media. Mirrors and photography are means related, on the one hand, to pre-cinematographic shows and to the cinema itself, and on the other hand, to scientific devices, such as the telescope and microscope, which deserve to be rethought in terms of their mutual ambivalence. Configuring an “absolutely unreal” and “absolutely real” space, as suggested by the French philosopher Michel Foucault (1984/2005, p. 246), mirrors, like photography, became a paradigmatic example of a heterotopic space. In the history of photography and, in particular, of portraits using trick photography produced in the early decades of the 20th century, there was a marked use of mirrors and doubles, as devices able to present the disruption of human figure. We are referring to double portraits, photo-multigraphs and photography using distorting mirrors (Bergeret & Drouin, 1893; Chaplot, 1904; Hopkins, 1897; Schnauss, 1890/1891; Woodbury, 1896/1905). Starting from a predisposition to rethink about the tradition of fantasy and trick photography in the general context of media history, we propose to retrace affinities between two “heterotopic” spaces – photography and mirrors.Este trabalho é apoiado fundos nacionais através da FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto UIDB/00736/2020.Universidade do Minho. Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS)Universidade do MinhoCorreia, Maria da Luz2021-012021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/70100porCorreia, M. da L. (2021). Jogos de espelhos: o duplo na fotografia recreativa do início do século XX. Vista, (7), 1-18. https://doi.org/10.21814/vista.31312184-128410.21814/vista.3131https://doi.org/10.21814/vista.3131info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:54:33Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/70100Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:54:08.042715Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Jogos de espelhos: o duplo na fotografia recreativa do início do século XX
Mirror games: the double in trick photography from the early 20th century
title Jogos de espelhos: o duplo na fotografia recreativa do início do século XX
spellingShingle Jogos de espelhos: o duplo na fotografia recreativa do início do século XX
Correia, Maria da Luz
Fotografia
Espelho
Média
Heterotopia
Informe
Photography
Mirror
Media
Heterotopy
Formless
Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
title_short Jogos de espelhos: o duplo na fotografia recreativa do início do século XX
title_full Jogos de espelhos: o duplo na fotografia recreativa do início do século XX
title_fullStr Jogos de espelhos: o duplo na fotografia recreativa do início do século XX
title_full_unstemmed Jogos de espelhos: o duplo na fotografia recreativa do início do século XX
title_sort Jogos de espelhos: o duplo na fotografia recreativa do início do século XX
author Correia, Maria da Luz
author_facet Correia, Maria da Luz
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Correia, Maria da Luz
dc.subject.por.fl_str_mv Fotografia
Espelho
Média
Heterotopia
Informe
Photography
Mirror
Media
Heterotopy
Formless
Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
topic Fotografia
Espelho
Média
Heterotopia
Informe
Photography
Mirror
Media
Heterotopy
Formless
Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
description English version: Correia, M. da L. (2021). Mirror games: the double in trick photography from the early 20th century. Vista, (7), 1-18. https://doi.org/10.21814/vista.3131
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01
2021-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/70100
url http://hdl.handle.net/1822/70100
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Correia, M. da L. (2021). Jogos de espelhos: o duplo na fotografia recreativa do início do século XX. Vista, (7), 1-18. https://doi.org/10.21814/vista.3131
2184-1284
10.21814/vista.3131
https://doi.org/10.21814/vista.3131
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Minho. Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS)
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Minho. Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133139000360960