Análise do escoamento em ramais de drenagem com autoclismos eficientes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bernardo, João Pedro Moniz Silva
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/12854
Resumo: A água potável é um bem essencial à vida que tem vindo a escassear e a sua conservação é por isso um imperativo para a humanidade. No ciclo hídrico predial, esta problemática tem sido solucionada com a adoção de medidas sustentáveis. A sustentabilidade hídrica no ciclo predial visa reduções significativas no consumo de água através da utilização de dispositivos eficientes. No caso dos autoclismos, a água utilizada nas descargas pode representar mais de 30% do consumo de água de uma habitação. Com a adoção de autoclismos eficientes este consumo pode ser reduzido em mais de metade. A redução do consumo de água nos dispositivos sanitários conduz, em geral, a baixos valores de caudal no escoamento para os sistemas de drenagem. Nos autoclismos essa redução tem posto em causa a eficácia no arrastamento de sólidos nos ramais. Em termos regulamentares, a legislação nacional em vigor para dimensionamento das redes de drenagem predial, não contempla os baixos caudais dos dispositivos eficientes. As Normas Europeias encontram-se mais atualizadas neste domínio, impondo algumas restrições. Este trabalho pretende dar um contributo para a atualização do Regulamento Geral Português e das Normas referentes ao dimensionamento de redes de drenagem, com a simulação prática de escoamentos em ramais de drenagem provocados por autoclismos eficientes.
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