Práticas educativas parentais: Uma comparação entre famílias adoptivas e famílias não-adoptivas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.12/4238 |
Resumo: | As Práticas Educativas Parentais têm sido um assunto pouco estudado nas famílias adoptivas. Estas reflectem os comportamentos e acções parentais que estruturam o comportamento da criança e lhe proporcionam a maior autonomia e conforto possíveis, contribuindo assim para o seu desenvolvimento sustentável. Este estudo teve como objectivo perceber se existem diferenças entre as Práticas Educativas Parentais (PEP) em famílias adoptivas e não-adoptivas. Assim, participaram nesta investigação 16 famílias adoptivas e 16 famílias não-adoptivas, compostas por mãe, pai e criança entre os 7 e os 10 anos de idade. O instrumento utilizado na recolha dos dados foi a entrevista de práticas educativas parentais, que contempla quatro dimensões: Autonomia Apoiada, Estrutura, Afecto e Percepção da Família. Os resultados demonstraram-nos mais Práticas Educativas Parentais de Autonomia Apoiada, Estrutura e Afecto e uma melhor Percepção da Família nas famílias adoptivas que nas famílias não-adoptivas. Neste sentido, verificaram-se diferenças entre as PEP dos pais adoptivos em comparação com os pais não-adoptivos (sexo masculino) relativamente ao apoio prestado na integração e exploração social, ao uso de comportamentos indutivos na regulação do comportamento da criança e a um maior envolvimento afectivo. Esta maior participação nas tarefas parentais resulta numa melhor percepção das crianças e dos próprios pais relativamente à sua família. Por conseguinte, verificou-se que nas famílias adoptivas existe uma maior partilha das tarefas inerente às práticas educativas parentais, em contraste com um padrão mais tradicional nas famílias não-adoptivas, no qual a mãe assume a maior responsabilidade destas tarefas. |
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