Contribuição dos processos pedagógicos na formação de representações sociais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cabral, Nuno Filipe Marinho
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/8956
Resumo: Este trabalho encontra-se inserido no âmbito do Mestrado em Ensino de Educação Visual e Tecnológica no Ensino Básico da Escola Superior de Educação do Porto. Incorporando as experiências adquiridas no decurso das três Práticas Educativas, pretende analisar a possível existência de representações, crenças e expectativas associadas à disciplina de Educação Visual, e de que forma a possível existência destes (pré)conceitos pode influenciar o desenvolvimento no interior da sala de aula, o sucesso escolar, bem como, a sua presença no currículo. O trabalho encontra-se dividido em duas partes: uma primeira de caráter mais retrospetivo, percorrendo e refletindo sobre os três estágios de uma forma crítica. A segunda parte assenta na aplicação da metodologia de inquérito a partir de um guião de entrevista facultado aos Encarregados de Educação. Os resultados obtidos permitiram identificar determinados aspetos que foram alvo de análise, reflexão e incorporação no momento de planificação das atividades, evidenciando assim os possíveis contributos deste estudo para a valorização da disciplina de Educação Visual.
id RCAP_6327a132646ce88cd46e61b676c807f0
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/8956
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Contribuição dos processos pedagógicos na formação de representações sociaisReconhecimentoExpectativasAprendizagensArteProjetos de trabalhoRecognitionExpectationsLearningArtWork projectsDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoEste trabalho encontra-se inserido no âmbito do Mestrado em Ensino de Educação Visual e Tecnológica no Ensino Básico da Escola Superior de Educação do Porto. Incorporando as experiências adquiridas no decurso das três Práticas Educativas, pretende analisar a possível existência de representações, crenças e expectativas associadas à disciplina de Educação Visual, e de que forma a possível existência destes (pré)conceitos pode influenciar o desenvolvimento no interior da sala de aula, o sucesso escolar, bem como, a sua presença no currículo. O trabalho encontra-se dividido em duas partes: uma primeira de caráter mais retrospetivo, percorrendo e refletindo sobre os três estágios de uma forma crítica. A segunda parte assenta na aplicação da metodologia de inquérito a partir de um guião de entrevista facultado aos Encarregados de Educação. Os resultados obtidos permitiram identificar determinados aspetos que foram alvo de análise, reflexão e incorporação no momento de planificação das atividades, evidenciando assim os possíveis contributos deste estudo para a valorização da disciplina de Educação Visual.This work is inserted in the Master in Teaching Visual and Technological Education in Porto School of Education. Incorporating the experiences gained during the three Educational Practices aims to examine the possible existence of representations, beliefs and expectations associated with the discipline of Visual Education, and how the possible existence of (pre) concepts can influence the development inside the room classroom, school success, as well as its presence in the curriculum. The work is divided into two parts: the first has a more retrospective, covering and reflecting on the three stages in a critical way. The second part is based on the application of survey methodology from an interview guide provided the Guardian. The results obtained allowed to identify certain aspects which were the subject of analysis, reflection and incorporation at the time of planning of activities, thus highlighting possible contributions of this study for the development of the discipline of Visual Education.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoSilva, António Fernando Monteiro Pereira daRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoCabral, Nuno Filipe Marinho2016-12-21T18:31:46Z20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/8956TID:201492377porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-06-14T01:46:26Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/8956Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:29:38.550956Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Contribuição dos processos pedagógicos na formação de representações sociais
title Contribuição dos processos pedagógicos na formação de representações sociais
spellingShingle Contribuição dos processos pedagógicos na formação de representações sociais
Cabral, Nuno Filipe Marinho
Reconhecimento
Expectativas
Aprendizagens
Arte
Projetos de trabalho
Recognition
Expectations
Learning
Art
Work projects
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Contribuição dos processos pedagógicos na formação de representações sociais
title_full Contribuição dos processos pedagógicos na formação de representações sociais
title_fullStr Contribuição dos processos pedagógicos na formação de representações sociais
title_full_unstemmed Contribuição dos processos pedagógicos na formação de representações sociais
title_sort Contribuição dos processos pedagógicos na formação de representações sociais
author Cabral, Nuno Filipe Marinho
author_facet Cabral, Nuno Filipe Marinho
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, António Fernando Monteiro Pereira da
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Cabral, Nuno Filipe Marinho
dc.subject.por.fl_str_mv Reconhecimento
Expectativas
Aprendizagens
Arte
Projetos de trabalho
Recognition
Expectations
Learning
Art
Work projects
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Reconhecimento
Expectativas
Aprendizagens
Arte
Projetos de trabalho
Recognition
Expectations
Learning
Art
Work projects
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Este trabalho encontra-se inserido no âmbito do Mestrado em Ensino de Educação Visual e Tecnológica no Ensino Básico da Escola Superior de Educação do Porto. Incorporando as experiências adquiridas no decurso das três Práticas Educativas, pretende analisar a possível existência de representações, crenças e expectativas associadas à disciplina de Educação Visual, e de que forma a possível existência destes (pré)conceitos pode influenciar o desenvolvimento no interior da sala de aula, o sucesso escolar, bem como, a sua presença no currículo. O trabalho encontra-se dividido em duas partes: uma primeira de caráter mais retrospetivo, percorrendo e refletindo sobre os três estágios de uma forma crítica. A segunda parte assenta na aplicação da metodologia de inquérito a partir de um guião de entrevista facultado aos Encarregados de Educação. Os resultados obtidos permitiram identificar determinados aspetos que foram alvo de análise, reflexão e incorporação no momento de planificação das atividades, evidenciando assim os possíveis contributos deste estudo para a valorização da disciplina de Educação Visual.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2013-01-01T00:00:00Z
2016-12-21T18:31:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/8956
TID:201492377
url http://hdl.handle.net/10400.22/8956
identifier_str_mv TID:201492377
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131392667287552