Qual é a peça que me falta?: um estudo sobre a qualidade das relações amorosas e as competências interpessoais
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/19414 |
Resumo: | O amor é uma das emoções mais intensas e transformadoras no ser humano. Por este motivo o presente estudo propôs-se a investigar a qualidade das relações amorosas, tendo em conta o tempo de duração do relacionamento: curto (até 12 meses) e longo (mais de 12 meses), verificando a influência das competências interpessoais e da proximidade assim como do tempo despendido nas redes virtuais a comunicar com o parceiro. A amostra foi constituída por 198 adolescentes e jovens adultos/as portugueses/as com idades entre 16 e 24 anos que mantem uma relação amorosa. A investigação quantitativa utilizou um protocolo constituído pelos instrumentos: Questionário do Relacionamento Amoroso, Escala da Inclusão do Outro no Self e Questionário de Competências Interpessoais. Considerando os resultados obtidos concluiu-se que não existe uma relação entre a qualidade das relações amorosas e o tempo de duração das mesmas. Porém, admite-se que as competências interpessoais interferem preponderantemente na qualidade das relações; ABSTRACT: "What is the missing piece of me?". A study on the quality of love relationships and interpersonal skills. Love is one of the most intense and transforming emotions in humans. For this reason the present study was to investigate the quality of relationships, taking into account the relationship duration: short (up to 12 months) and long (over 12 months), checking the influence of interpersonal skills and proximity as well as the time spent in virtual networks to communicate with the partner. The study sample consisted of 198 Portuguese adolescents and (young) adults aged between 16 and 24 years. The quantitative research used a protocol formed by the instruments: Loving Relationship Questionnaire, Other Inclusion of scale in Self and Interpersonal Skills Questionnaire. Considering the results obtained, it was concluded that, there is a not relationship between quality of relationships and the duration thereof. However, it is assumed that interpersonal skills affect mainly the quality of relations. |
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Qual é a peça que me falta?: um estudo sobre a qualidade das relações amorosas e as competências interpessoaisAmorRelacionamentos amorososCompetências interpessoais e redes virtuaisLoveLoving relationshipsInterpersonal skills and social networksO amor é uma das emoções mais intensas e transformadoras no ser humano. Por este motivo o presente estudo propôs-se a investigar a qualidade das relações amorosas, tendo em conta o tempo de duração do relacionamento: curto (até 12 meses) e longo (mais de 12 meses), verificando a influência das competências interpessoais e da proximidade assim como do tempo despendido nas redes virtuais a comunicar com o parceiro. A amostra foi constituída por 198 adolescentes e jovens adultos/as portugueses/as com idades entre 16 e 24 anos que mantem uma relação amorosa. A investigação quantitativa utilizou um protocolo constituído pelos instrumentos: Questionário do Relacionamento Amoroso, Escala da Inclusão do Outro no Self e Questionário de Competências Interpessoais. Considerando os resultados obtidos concluiu-se que não existe uma relação entre a qualidade das relações amorosas e o tempo de duração das mesmas. Porém, admite-se que as competências interpessoais interferem preponderantemente na qualidade das relações; ABSTRACT: "What is the missing piece of me?". A study on the quality of love relationships and interpersonal skills. Love is one of the most intense and transforming emotions in humans. For this reason the present study was to investigate the quality of relationships, taking into account the relationship duration: short (up to 12 months) and long (over 12 months), checking the influence of interpersonal skills and proximity as well as the time spent in virtual networks to communicate with the partner. The study sample consisted of 198 Portuguese adolescents and (young) adults aged between 16 and 24 years. The quantitative research used a protocol formed by the instruments: Loving Relationship Questionnaire, Other Inclusion of scale in Self and Interpersonal Skills Questionnaire. Considering the results obtained, it was concluded that, there is a not relationship between quality of relationships and the duration thereof. However, it is assumed that interpersonal skills affect mainly the quality of relations.Universidade de Évora2016-12-21T11:11:38Z2016-12-212016-11-25T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/19414http://hdl.handle.net/10174/19414TID:202150585porDepartamento de Psicologiataniassbatista@gmail.com684Batistas, Tânia Sofia Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:08:34Zoai:dspace.uevora.pt:10174/19414Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:11:08.466430Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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