OS PRIMÓRDIOS DO SOCIALISMO EM PORTUGAL E A DEFESA DA LEGISLAÇÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO. O SOCIALISMO PORTUGUÊS NOS CONGRESSOS OPERÁRIOS INTERNACIONAIS (1871-1896)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Peralta García, Beatriz
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://ojs.letras.up.pt/index.php/historia/article/view/8396
Resumo: Resumo. A fraqueza económica das primeiras agremiações do socialismo português não lhes permitiu acompanhar, presencialmente, o desenvolvimento do socialismo internacional a través da assistência aos congressos que eram periódicamente organizados pela Associação Internacional dos Trabalhadores desde 1872. Porém, este facto também não lhes impediu assumir as resoluções aí tomadas, que foram disciplinadamente incorporadas à sua estratégia de consolidação associativa e consolidação doutrinária. daí, por exemplo, a fundação do Partido Socialista Português, segundo ficou decretado na Haia. Este artigo visa analisar a participação dos socialistas portugueses desde esta inicial toma de contacto com os internacionalistas europeus até aos fins do século XIX, já reorganizada a IIª Internacional. Igualmente tentamos avançar na história do socialismo português dos finais desta centúria salientando as implicações dentro das suas estruturas partidárias.
id RCAP_63462d2279d000a358be728bd172c976
oai_identifier_str oai:ojs.letras.up.pt/ojs:article/8396
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling OS PRIMÓRDIOS DO SOCIALISMO EM PORTUGAL E A DEFESA DA LEGISLAÇÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO. O SOCIALISMO PORTUGUÊS NOS CONGRESSOS OPERÁRIOS INTERNACIONAIS (1871-1896)Outros estudosResumo. A fraqueza económica das primeiras agremiações do socialismo português não lhes permitiu acompanhar, presencialmente, o desenvolvimento do socialismo internacional a través da assistência aos congressos que eram periódicamente organizados pela Associação Internacional dos Trabalhadores desde 1872. Porém, este facto também não lhes impediu assumir as resoluções aí tomadas, que foram disciplinadamente incorporadas à sua estratégia de consolidação associativa e consolidação doutrinária. daí, por exemplo, a fundação do Partido Socialista Português, segundo ficou decretado na Haia. Este artigo visa analisar a participação dos socialistas portugueses desde esta inicial toma de contacto com os internacionalistas europeus até aos fins do século XIX, já reorganizada a IIª Internacional. Igualmente tentamos avançar na história do socialismo português dos finais desta centúria salientando as implicações dentro das suas estruturas partidárias.2021-01-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://ojs.letras.up.pt/index.php/historia/article/view/8396por2183-04792182-3278Peralta García, Beatrizinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-12T11:03:14Zoai:ojs.letras.up.pt/ojs:article/8396Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:30:49.878691Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv OS PRIMÓRDIOS DO SOCIALISMO EM PORTUGAL E A DEFESA DA LEGISLAÇÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO. O SOCIALISMO PORTUGUÊS NOS CONGRESSOS OPERÁRIOS INTERNACIONAIS (1871-1896)
title OS PRIMÓRDIOS DO SOCIALISMO EM PORTUGAL E A DEFESA DA LEGISLAÇÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO. O SOCIALISMO PORTUGUÊS NOS CONGRESSOS OPERÁRIOS INTERNACIONAIS (1871-1896)
spellingShingle OS PRIMÓRDIOS DO SOCIALISMO EM PORTUGAL E A DEFESA DA LEGISLAÇÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO. O SOCIALISMO PORTUGUÊS NOS CONGRESSOS OPERÁRIOS INTERNACIONAIS (1871-1896)
Peralta García, Beatriz
Outros estudos
title_short OS PRIMÓRDIOS DO SOCIALISMO EM PORTUGAL E A DEFESA DA LEGISLAÇÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO. O SOCIALISMO PORTUGUÊS NOS CONGRESSOS OPERÁRIOS INTERNACIONAIS (1871-1896)
title_full OS PRIMÓRDIOS DO SOCIALISMO EM PORTUGAL E A DEFESA DA LEGISLAÇÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO. O SOCIALISMO PORTUGUÊS NOS CONGRESSOS OPERÁRIOS INTERNACIONAIS (1871-1896)
title_fullStr OS PRIMÓRDIOS DO SOCIALISMO EM PORTUGAL E A DEFESA DA LEGISLAÇÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO. O SOCIALISMO PORTUGUÊS NOS CONGRESSOS OPERÁRIOS INTERNACIONAIS (1871-1896)
title_full_unstemmed OS PRIMÓRDIOS DO SOCIALISMO EM PORTUGAL E A DEFESA DA LEGISLAÇÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO. O SOCIALISMO PORTUGUÊS NOS CONGRESSOS OPERÁRIOS INTERNACIONAIS (1871-1896)
title_sort OS PRIMÓRDIOS DO SOCIALISMO EM PORTUGAL E A DEFESA DA LEGISLAÇÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO. O SOCIALISMO PORTUGUÊS NOS CONGRESSOS OPERÁRIOS INTERNACIONAIS (1871-1896)
author Peralta García, Beatriz
author_facet Peralta García, Beatriz
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Peralta García, Beatriz
dc.subject.por.fl_str_mv Outros estudos
topic Outros estudos
description Resumo. A fraqueza económica das primeiras agremiações do socialismo português não lhes permitiu acompanhar, presencialmente, o desenvolvimento do socialismo internacional a través da assistência aos congressos que eram periódicamente organizados pela Associação Internacional dos Trabalhadores desde 1872. Porém, este facto também não lhes impediu assumir as resoluções aí tomadas, que foram disciplinadamente incorporadas à sua estratégia de consolidação associativa e consolidação doutrinária. daí, por exemplo, a fundação do Partido Socialista Português, segundo ficou decretado na Haia. Este artigo visa analisar a participação dos socialistas portugueses desde esta inicial toma de contacto com os internacionalistas europeus até aos fins do século XIX, já reorganizada a IIª Internacional. Igualmente tentamos avançar na história do socialismo português dos finais desta centúria salientando as implicações dentro das suas estruturas partidárias.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-14
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.letras.up.pt/index.php/historia/article/view/8396
url https://ojs.letras.up.pt/index.php/historia/article/view/8396
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2183-0479
2182-3278
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130764056461312