Planejamento estratégico em turismo: análise do destino Taquaruçu

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vidovix, Aymme Katherine
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10284/8160
Resumo: Taquaruçu, situado no Estado do Tocantins, Região Norte do Brasil, distrito de Palmas – TO está inserido em uma grande Área de Preservação Ambiental, denominada Serra do Lajeado. Taquaruçu é conhecido pela natureza local, clima agradável e água em abundância, o que atraiu grande parte da população moradora. Dada a sua importância e do turismo para a região, faz-se necessário pensar num planejamento estratégico do turismo, que permita a sua manutenção a longo prazo. Neste sentido, esta dissertação aborda o processo de planejamento estratégico em turismo, tendo como foco a análise do destino Taquaruçu e objetivos de demonstrar as fases, conceitos, modelos e ferramentas de um processo de planejamento estratégico em turismo, desenvolvendo uma análise desse processo aplicado ao destino Taquaruçu, referente a oferta e a procura e em termos de segmentação e posicionamento. Objetiva ainda propor recomendações para a implementação de um plano estratégico para o produto turístico Taquaruçu, ao nível de estratégia de desenvolvimento. Como forma de metodologia de pesquisa utilizada optou-se por um design exploratório disponível sobre os temas abordados, fundamentado em autores conceituados no assunto, e por um design descritivo, através da aplicação de questionários que fora aplicado através do método de amostragem não probabilística por julgamento aos agentes do turismo e por conveniência aos usuários. Para a análise de dados dos questionários utilizou-se dos métodos qualitativo para a análise dos conteúdos e do quantitativo para a o estabelecimento das estatísticas descritivas. Os resultados obtidos através da aplicação dos questionários a vários agentes (públicos e privados) e aos usuários de Taquaruçu revelam que o planejamento estratégico para o distrito é de suma importância uma vez que o mesmo ainda sofre muitas lacunas e problemas, porém com um grande potencial para o turismo. Conclui-se assim da necessidade da elação de um planejamento estratégico em turismo de forma a constituir um verdadeiro organismo que possa gerir os interesses dos vários atores envolvidos e beneficiados, adotando uma estratégia comum e partilhada por todos, aproveitando das características ímpares do distrito e dos moradores como ativo diferenciador e importante para um destino único.
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Neste sentido, esta dissertação aborda o processo de planejamento estratégico em turismo, tendo como foco a análise do destino Taquaruçu e objetivos de demonstrar as fases, conceitos, modelos e ferramentas de um processo de planejamento estratégico em turismo, desenvolvendo uma análise desse processo aplicado ao destino Taquaruçu, referente a oferta e a procura e em termos de segmentação e posicionamento. Objetiva ainda propor recomendações para a implementação de um plano estratégico para o produto turístico Taquaruçu, ao nível de estratégia de desenvolvimento. Como forma de metodologia de pesquisa utilizada optou-se por um design exploratório disponível sobre os temas abordados, fundamentado em autores conceituados no assunto, e por um design descritivo, através da aplicação de questionários que fora aplicado através do método de amostragem não probabilística por julgamento aos agentes do turismo e por conveniência aos usuários. Para a análise de dados dos questionários utilizou-se dos métodos qualitativo para a análise dos conteúdos e do quantitativo para a o estabelecimento das estatísticas descritivas. Os resultados obtidos através da aplicação dos questionários a vários agentes (públicos e privados) e aos usuários de Taquaruçu revelam que o planejamento estratégico para o distrito é de suma importância uma vez que o mesmo ainda sofre muitas lacunas e problemas, porém com um grande potencial para o turismo. Conclui-se assim da necessidade da elação de um planejamento estratégico em turismo de forma a constituir um verdadeiro organismo que possa gerir os interesses dos vários atores envolvidos e beneficiados, adotando uma estratégia comum e partilhada por todos, aproveitando das características ímpares do distrito e dos moradores como ativo diferenciador e importante para um destino único.Taquaruçu, located in the State of Tocantins, North Region of Brazil, district of Palmas - TO is inserted in a large Area of Environmental Preservation, called Serra do Lajeado. Taquaruçu is known for local nature, pleasant climate and abundant water, which attracted a large part of its residents. Given the importance of the city and the importance of tourism to the region, it is necessary to think about a strategic tourism planning, which will allow its long-term maintenance. In this sense, this dissertation approaches the strategic planning process in tourism, focusing on the Taquaruçu destination analysis and objectives to demonstrate the phases, concepts, models and tools of a strategic planning process in tourism, developing an analysis of this process applied to tourism in Taquaruçu, referring to supply and demand and in terms of segmentation and positioning. It also aims to propose recommendations for the implementation of a strategic plan for Taquaruçu tourism product, at the level of development strategy. The research methodology used was an, exploratory study on the topics addressed, based on authors of the subject, and for the application of questionnaires through the non-probabilistic sampling method by judging the tourism agents and by judging the users. For the data analysis of the questionnaires it was used the qualitative methods for the analysis of the contents and the quantitative for the establishment of the descriptive statistics. The results obtained through the application of the questionnaires to several agents (public and private) and users of Taquaruçu, reveal that the strategic planning for the district is of great importance since it still suffers many gaps and problems, but with a large potential for tourism. The conclusion is that strategic planning in tourism should be devised so as to constitute a true body that can manage the interests of the various actors involved and benefited, adopting a common strategy shared by all, taking advantage of the unique features of the district and of the residents as a distinctive and important asset for a single destination.Salazar, AnaRepositório Institucional da Universidade Fernando PessoaVidovix, Aymme Katherine2019-10-23T16:31:27Z2019-10-162019-10-16T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10284/8160TID:202718450pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-06T02:01:13Zoai:bdigital.ufp.pt:10284/8160Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:45:02.978236Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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