Um olhar sobre uma unidade de apoio à multideficiência : estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barroso, Estefânia Venâncio
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.11/1764
Resumo: Trabalho Projeto apresentado ao Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Especial – Domínio Cognitivo e Motor.
id RCAP_634b7547a81e2482b578262eff7545b8
oai_identifier_str oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/1764
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Um olhar sobre uma unidade de apoio à multideficiência : estudo de casoNecessidades Educativas EspeciaisInclusãoMultideficiênciaUnidades de apoio à multideficiência e urdocegueira congénitaSpecial educational needsInclusionMultiple disabilitiesSpecialized units for students with multiple disabilities and congenital deafness-blindnessTrabalho Projeto apresentado ao Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Especial – Domínio Cognitivo e Motor.Uma das medidas implementadas em larga escala, nos últimos anos, afim de atingir o objetivo de construir uma escola inclusiva, onde todas as crianças possam aprender juntas, com as mesmas oportunidades, tem sido a criação de Unidades de Apoio Especializado para a educação de Alunos com Multideficiência e Surdocegueira Congénita. Para compreender a problemática da multideficiência e a inclusão educativa de alunos com multideficiência importa verificar quais as opiniões dos professores do Ensino Regular que possuem alunos com multideficiência incluídos nas suas turmas e dos professores de Educação Especial acerca da presença de uma Unidade de Apoio à Multideficiência no Agrupamento em que lecionam. Como tal, foram analisadas as opiniões de 24 professores que integram a amostras selecionadas para este estudo. Os resultados obtidos na componente empírica deste trabalho permitem concluir que para os professores inquiridos as UAEM são a melhor resposta educativa para crianças com multideficiência tanto para a realização de aprendizagens como para a sua socialização. Permitem ainda concluir que os professores de Educação Especial se sentem mais preparados para trabalhar com este tipo de público que os professores de Ensino Regular e que as opiniões sobre estas questões não divergem substancialmente entre os professores de Educação Especial e os professores de Ensino Regular.The creation of Specialized Units for students with multiple disabilities and congenital deafness-blindness in schools has been one of the widely implemented measures during the last past years to promote inclusive education by creating a place where children can learn together and with equal opportunities. To understand the problem of multiple disabilities and inclusive education for students with multiple disabilities which must ascertain the views of Regular Education teachers who have students with multiple disabilities included in their classes and Special Education teachers about the presence of a Support Unit in grouping multiple disabilities they are teaching. As such, we analyzed the opinions of 24 teachers participating in the samples selected for this study. The results obtained in the empirical component of this study support the conclusion that the teachers surveyed for the UAEM are the best educational response for children with multiple disabilities to perform both learning and for their socialization. Allow further conclude that the Special Education teachers feel more prepared to work with this type of audience that teachers Teaching Regular and opinions on these issues, do not differ substantially between teachers of Special Education and Regular Education teachers.Mesquita, Maria Helena Ferreira de PedroRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoBarroso, Estefânia Venâncio2013-03-25T12:36:34Z20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/1764TID:201124955porBARROSO, Estefânia Venâncio (2013) - Um olhar sobre uma unidade de apoio à multideficiência : estudo de caso. Castelo Branco : IPCB. Escola Superior de Educação. 125 f. Dissertação de Mestrado.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:39:09Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/1764Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:33:11.297988Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Um olhar sobre uma unidade de apoio à multideficiência : estudo de caso
title Um olhar sobre uma unidade de apoio à multideficiência : estudo de caso
spellingShingle Um olhar sobre uma unidade de apoio à multideficiência : estudo de caso
Barroso, Estefânia Venâncio
Necessidades Educativas Especiais
Inclusão
Multideficiência
Unidades de apoio à multideficiência e urdocegueira congénita
Special educational needs
Inclusion
Multiple disabilities
Specialized units for students with multiple disabilities and congenital deafness-blindness
title_short Um olhar sobre uma unidade de apoio à multideficiência : estudo de caso
title_full Um olhar sobre uma unidade de apoio à multideficiência : estudo de caso
title_fullStr Um olhar sobre uma unidade de apoio à multideficiência : estudo de caso
title_full_unstemmed Um olhar sobre uma unidade de apoio à multideficiência : estudo de caso
title_sort Um olhar sobre uma unidade de apoio à multideficiência : estudo de caso
author Barroso, Estefânia Venâncio
author_facet Barroso, Estefânia Venâncio
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mesquita, Maria Helena Ferreira de Pedro
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco
dc.contributor.author.fl_str_mv Barroso, Estefânia Venâncio
dc.subject.por.fl_str_mv Necessidades Educativas Especiais
Inclusão
Multideficiência
Unidades de apoio à multideficiência e urdocegueira congénita
Special educational needs
Inclusion
Multiple disabilities
Specialized units for students with multiple disabilities and congenital deafness-blindness
topic Necessidades Educativas Especiais
Inclusão
Multideficiência
Unidades de apoio à multideficiência e urdocegueira congénita
Special educational needs
Inclusion
Multiple disabilities
Specialized units for students with multiple disabilities and congenital deafness-blindness
description Trabalho Projeto apresentado ao Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Especial – Domínio Cognitivo e Motor.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-03-25T12:36:34Z
2013
2013-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.11/1764
TID:201124955
url http://hdl.handle.net/10400.11/1764
identifier_str_mv TID:201124955
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv BARROSO, Estefânia Venâncio (2013) - Um olhar sobre uma unidade de apoio à multideficiência : estudo de caso. Castelo Branco : IPCB. Escola Superior de Educação. 125 f. Dissertação de Mestrado.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130789602918400