Cooperação da Universidade Lusófona com os alunos da CPLP
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10437/14181 |
Resumo: | O objetivo desta dissertação prende-se com a compreensão e análise das características e eficácia da cooperação entre a Universidade Lusófona e alunos oriundos de países CPLP. Contextualizando a temática da cooperação, começamos por tentar compreender a génese da CPLP, a perspetiva das Relações Internacionais e as políticas da Lusófona. De forma mais profunda, procedeu-se a um levantamento feito no período compreendido entre 2016 a 2021, sobre condições de atribuição das bolsas de estudo e respetivas percentagens de isenção; alunos inscritos nesses anos letivos; faculdades escolhidas para a frequência do 1º ciclo e números estatísticos sobre quantos diplomados ou não diplomados. Deste modo, avaliou-se qual a eficácia e representação da cooperação entre U. Lusófona e CPLP recorrendo à realização de dois questionários. O primeiro, destinado apenas aos alunos que frequentam a licenciatura, a fim de compreender quais as dificuldades sentidas e respetiva integração e progressão. O segundo, destinou-se aos antigos alunos, medindo o nível e potencial da cooperação existente. Entre as conclusões, destacamos, a percentagem de “não diplomados” de 85%. Como também, o grande investimento feito pela Universidade pelo que, a própria cooperação não é eficaz, uma vez que a maior parte dos alunos não regressa ao seu país de origem. Palavras-Chave: Comunidade de Países de Língua Portuguesa, U. Lusófona, cooperação, bolsas de estudo, inquéritos, não diplomados |
id |
RCAP_635455a312b8d61e06bfa1c5103cea70 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/14181 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Cooperação da Universidade Lusófona com os alunos da CPLPMESTRADO EM DIPLOMACIA E RELAÇÕES INTERNACIONAISCIÊNCIA POLÍTICADIPLOMACIARELAÇÕES INTERNACIONAISCOOPERAÇÃOBOLSAS DE ESTUDOPOLITICAL SCIENCEDIPLOMACYINTERNATIONAL RELATIONSCOOPERATIONSCHOLARSHIPSO objetivo desta dissertação prende-se com a compreensão e análise das características e eficácia da cooperação entre a Universidade Lusófona e alunos oriundos de países CPLP. Contextualizando a temática da cooperação, começamos por tentar compreender a génese da CPLP, a perspetiva das Relações Internacionais e as políticas da Lusófona. De forma mais profunda, procedeu-se a um levantamento feito no período compreendido entre 2016 a 2021, sobre condições de atribuição das bolsas de estudo e respetivas percentagens de isenção; alunos inscritos nesses anos letivos; faculdades escolhidas para a frequência do 1º ciclo e números estatísticos sobre quantos diplomados ou não diplomados. Deste modo, avaliou-se qual a eficácia e representação da cooperação entre U. Lusófona e CPLP recorrendo à realização de dois questionários. O primeiro, destinado apenas aos alunos que frequentam a licenciatura, a fim de compreender quais as dificuldades sentidas e respetiva integração e progressão. O segundo, destinou-se aos antigos alunos, medindo o nível e potencial da cooperação existente. Entre as conclusões, destacamos, a percentagem de “não diplomados” de 85%. Como também, o grande investimento feito pela Universidade pelo que, a própria cooperação não é eficaz, uma vez que a maior parte dos alunos não regressa ao seu país de origem. Palavras-Chave: Comunidade de Países de Língua Portuguesa, U. Lusófona, cooperação, bolsas de estudo, inquéritos, não diplomadosThe objective of this dissertation was to understand and analyse the characteristics and effectiveness of cooperation between the Universidade Lusófona (U. Lusófona) and students from the Community of Portuguese-Speaking Countries (CPLP). Contextualizing the theme of cooperation, we began by trying to understand the genesis of the CPLP, the perspective of International Relations and the policies of Lusophone. In a more in-depth manner, a survey was carried out for the period between 2016 and 2021, on the conditions of attribution of scholarships and respective percentages of exemption; students enrolled in those academic years; faculties chosen to attend the 1st cycle and statistical numbers on how many graduates or nongraduates. Thus, the effectiveness and representation of the cooperation between U. Lusófona and the CPLP was evaluated by means of two questionnaires. The first, aimed only at students attending the degree course, in order to understand the difficulties experienced and their integration and progression. The second was aimed at former students, measuring the level and potential of existing cooperation. Among the conclusions, we highlight the percentage of "non graduates" of 85%. As well as the large investment made by the University, the cooperation itself is not effective, since most of the students do not return to their country of origin. Keywords: Community of Portuguese-Speaking Countries, U. Lusófona, cooperation, scholarships, surveys, "non graduates".2023-10-09T14:38:09Z2023-01-01T00:00:00Z2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/14181TID:203360788porRosado, Bruna Filipa da Costainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-10-13T01:32:13Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/14181Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:35:21.850397Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Cooperação da Universidade Lusófona com os alunos da CPLP |
title |
Cooperação da Universidade Lusófona com os alunos da CPLP |
spellingShingle |
Cooperação da Universidade Lusófona com os alunos da CPLP Rosado, Bruna Filipa da Costa MESTRADO EM DIPLOMACIA E RELAÇÕES INTERNACIONAIS CIÊNCIA POLÍTICA DIPLOMACIA RELAÇÕES INTERNACIONAIS COOPERAÇÃO BOLSAS DE ESTUDO POLITICAL SCIENCE DIPLOMACY INTERNATIONAL RELATIONS COOPERATION SCHOLARSHIPS |
title_short |
Cooperação da Universidade Lusófona com os alunos da CPLP |
title_full |
Cooperação da Universidade Lusófona com os alunos da CPLP |
title_fullStr |
Cooperação da Universidade Lusófona com os alunos da CPLP |
title_full_unstemmed |
Cooperação da Universidade Lusófona com os alunos da CPLP |
title_sort |
Cooperação da Universidade Lusófona com os alunos da CPLP |
author |
Rosado, Bruna Filipa da Costa |
author_facet |
Rosado, Bruna Filipa da Costa |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rosado, Bruna Filipa da Costa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
MESTRADO EM DIPLOMACIA E RELAÇÕES INTERNACIONAIS CIÊNCIA POLÍTICA DIPLOMACIA RELAÇÕES INTERNACIONAIS COOPERAÇÃO BOLSAS DE ESTUDO POLITICAL SCIENCE DIPLOMACY INTERNATIONAL RELATIONS COOPERATION SCHOLARSHIPS |
topic |
MESTRADO EM DIPLOMACIA E RELAÇÕES INTERNACIONAIS CIÊNCIA POLÍTICA DIPLOMACIA RELAÇÕES INTERNACIONAIS COOPERAÇÃO BOLSAS DE ESTUDO POLITICAL SCIENCE DIPLOMACY INTERNATIONAL RELATIONS COOPERATION SCHOLARSHIPS |
description |
O objetivo desta dissertação prende-se com a compreensão e análise das características e eficácia da cooperação entre a Universidade Lusófona e alunos oriundos de países CPLP. Contextualizando a temática da cooperação, começamos por tentar compreender a génese da CPLP, a perspetiva das Relações Internacionais e as políticas da Lusófona. De forma mais profunda, procedeu-se a um levantamento feito no período compreendido entre 2016 a 2021, sobre condições de atribuição das bolsas de estudo e respetivas percentagens de isenção; alunos inscritos nesses anos letivos; faculdades escolhidas para a frequência do 1º ciclo e números estatísticos sobre quantos diplomados ou não diplomados. Deste modo, avaliou-se qual a eficácia e representação da cooperação entre U. Lusófona e CPLP recorrendo à realização de dois questionários. O primeiro, destinado apenas aos alunos que frequentam a licenciatura, a fim de compreender quais as dificuldades sentidas e respetiva integração e progressão. O segundo, destinou-se aos antigos alunos, medindo o nível e potencial da cooperação existente. Entre as conclusões, destacamos, a percentagem de “não diplomados” de 85%. Como também, o grande investimento feito pela Universidade pelo que, a própria cooperação não é eficaz, uma vez que a maior parte dos alunos não regressa ao seu país de origem. Palavras-Chave: Comunidade de Países de Língua Portuguesa, U. Lusófona, cooperação, bolsas de estudo, inquéritos, não diplomados |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-10-09T14:38:09Z 2023-01-01T00:00:00Z 2023 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10437/14181 TID:203360788 |
url |
http://hdl.handle.net/10437/14181 |
identifier_str_mv |
TID:203360788 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133616449519616 |