Jovens NEET, características, indicadores de risco e apoio à decisão política

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Carlos Manuel Padinha Brito Monteiro
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/33832
Resumo: O fenómeno NEET- “Not in Employment, Education or Training”, jovens que não estudam, não trabalham e não frequentam qualquer formação, constitui um problema social comum na Europa. A perda económica resultante deste afastamento é estimada, pela Fundação Europeia para a Melhoria das Condições de Vida e de Trabalho em 153 mil milhões de euros por ano, 1,2% do PIB da União Europeia. Neste trabalho apresenta-se uma análise crítica do conceito NEET e a sua dimensão europeia. Em Portugal os “Nem-Nem” cresceram de forma significativa desde 2008, atingindo um valor recorde em 2012 com 434 mil jovens inativos, colocando Portugal entre os 10 países da OCDE com maior percentagem de NEET. No entanto, a partir de 2013 esta taxa teve um decréscimo atingindo na atualidade, níveis mais baixos do que a média europeia (12,5%). Contudo, as estatísticas demonstram que o problema cresceu nos últimos anos entre os que têm formação superior, o que revela um problema estrutural que dificulta a transição para o mercado de trabalho, mesmo entre os mais qualificados. Com este trabalho procura-se propor um indicador de risco de ser NEET, perceber se os indivíduos da amostra têm uma maior probabilidade de ser classificados como NEET e igualmente analisar se os indicadores apresentados influenciam a transição para o mercado de trabalho ou a continuidade no sistema de ensino. Desta forma, a hipótese que norteia este estudo é a seguinte: Que jovens apresentam maior risco de se tornar NEET? A dissertação é composta por uma vasta bibliografia sobre os mais variados temas contextualizados na temática. Foram elaboradas e analisadas as respostas a um questionário que visa confirmar ou refutar a relação entre o índice de risco proposto e a probabilidade de um jovem se tornar NEET.
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