Estudo de Padrões de Rugosidade para a Redução do Arrasto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Parreiras, Helder Nuno Lopes
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/6402
Resumo: Os padrões rugosos alinhados na direcção do escoamento que cobrem a pele de tubarões (riblets), são reconhecidos pela capacidade de redução do arrasto de fricção em regime de escoamento turbulento. No entanto, o mecanismo que explica a sua eficácia não é ainda totalmente compreendido. Esta dissertação foca-se no estudo desses padrões, tendo como principal objecto de estudo a implementação e validação de uma ferramenta numérica capaz de prever a eficácia de diferentes geometrias de riblets na redução do arrasto de fricção. Os trabalhos numéricos descritos na literatura, adoptam maioritariamente, métodos numéricos computacionalmente bastante exigentes (Direct Numerical Simulation e Large-Eddy Simulation). Nesta dissertação é adoptado um modelo numérico, recorrendo ao software comercial Ansys Fluent e a recursos computacionais modestos de modo a permitir a sua utilização em ambiente industrial. Uma vez que o escoamento sobre os riblets é caracterizado por grande anisotropia da turbulência, adoptou-se o modelo de turbulência RSM baseado nas equações de transporte da taxa de dissipação específica , uma vez que resolve o escoamento próximo da superfície abdicando da utilização de funções de parede ao mesmo tempo que consegue captar os efeitos da anisotropia. Nesta dissertação é ainda analisada a eficiência dos riblets longitudinalmente senoidais, sendo os resultados contrapostos com os resultados numéricos da bibliografia. São também propostas novas geometrias e é analisado o efeito da assimetria na geometria de riblets na sua eficácia. Os resultados obtidos são comparados com os resultados numéricos e experimentais da bibliografia revelando concordância nas geometrias analisadas, pelo que o modelo de turbulência adoptado demonstrou ser adequado à modelação de riblets. Entre as geometrias analisadas os melhores resultados para a redução do arrasto de fricção, foram obtidos com a geometria rectangular, alcançando uma redução de arrasto de fricção próxima de 10%. As topologias assimétricas, apesar de não promoverem o aumento de eficiência do mecanismo, permitem construir riblets maiores sem prejudicar significativamente a sua eficácia na redução do arrasto de fricção, o que poderá ser um contributo importante para contornar o problema das dificuldades de produção dos riblets, pelo seu diminuto tamanho, é uma das maiores limitações para a sua aplicação à escala industrial.
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Nesta dissertação é adoptado um modelo numérico, recorrendo ao software comercial Ansys Fluent e a recursos computacionais modestos de modo a permitir a sua utilização em ambiente industrial. Uma vez que o escoamento sobre os riblets é caracterizado por grande anisotropia da turbulência, adoptou-se o modelo de turbulência RSM baseado nas equações de transporte da taxa de dissipação específica , uma vez que resolve o escoamento próximo da superfície abdicando da utilização de funções de parede ao mesmo tempo que consegue captar os efeitos da anisotropia. Nesta dissertação é ainda analisada a eficiência dos riblets longitudinalmente senoidais, sendo os resultados contrapostos com os resultados numéricos da bibliografia. São também propostas novas geometrias e é analisado o efeito da assimetria na geometria de riblets na sua eficácia. Os resultados obtidos são comparados com os resultados numéricos e experimentais da bibliografia revelando concordância nas geometrias analisadas, pelo que o modelo de turbulência adoptado demonstrou ser adequado à modelação de riblets. Entre as geometrias analisadas os melhores resultados para a redução do arrasto de fricção, foram obtidos com a geometria rectangular, alcançando uma redução de arrasto de fricção próxima de 10%. As topologias assimétricas, apesar de não promoverem o aumento de eficiência do mecanismo, permitem construir riblets maiores sem prejudicar significativamente a sua eficácia na redução do arrasto de fricção, o que poderá ser um contributo importante para contornar o problema das dificuldades de produção dos riblets, pelo seu diminuto tamanho, é uma das maiores limitações para a sua aplicação à escala industrial.The skin of fast-swimming sharks exhibits riblet structures aligned in the direction of flow that are known to reduce skin friction drag in the turbulent-flow regime. However, the explanation for the exact mechanisms that make the skin friction drag lower in by the presence of riblets proposed in the literature is not unanimous. This dissertation is focused on this topic. Its major objective is the implementation of a numerical model that is able to predict the effect of different riblet geometries in skin friction drag reduction. The numerical work described in the literature, mostly adopt numerical models that require high computational cost (Direct Numerical Simulation and Large-Eddy Simulation). This thesis adopted a numerical model using the commercial software Ansys Fluent and modest computational resources in order to enable its use in an industrial environment. Since the flow over riblets is characterized by strong anisotropy of turbulence, it was adopted the RSM turbulence model based on transport equations of the specific dissipation rate (Omega Reynolds Stress Model), given that this turbulence model solves the near-wall flow, not only avoiding the use of wall functions but also modeling the turbulence anisotropy that is the key for capturing the drag reduction effect. The efficiency of sinusoidal riblets is analyzed and the results are compared with the numerical results of the literature. New riblets geometries are also proposed and it’s analyzed the effect of asymmetry in the riblets performance. The performance of well known riblet geometries is simulated and the results are compared with the experimental and numerical results presente in the literature, showing agreement, whereby the adopted turbulence model has proved to be suitable for modeling the flow over riblets. The best results were obtained for rectangular riblets, providing a maximum drag reduction of nearly 10 per cent. Although the asymmetric topologies do not provide a larger skin friction drag reduction, they can be an interesting solution, given that they allow the use of larger riblets while giving equivalente performance. This could be an important contribution to solve one of the biggest riblets limitations to its use in an industrial scale, which is the difficulty to producing riblets at sub-millimetric scale.Silvestre, Miguel Ângelo RodriguesuBibliorumParreiras, Helder Nuno Lopes2018-11-16T15:59:08Z2014-11-122014-10-62014-11-12T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/6402TID:201326884porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:44:51Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/6402Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:47:08.187412Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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