Perturbações do Humor: Experiências de Intervenção Psicopedagógica de Grupo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11144/3982 |
Resumo: | O presente relatório tem com objetivo descrever o local e atividades integradas ao longo do estágio académico, referente ao Mestrado em Psicologia Clínica e do Aconselhamento da Universidade Autónoma de Lisboa. O estágio tem uma vertente teórica que é caracterizada por uma formação e orientação do estagiário e uma vertente prática, constituída por observação, acompanhamento e avaliação psicológica. Toda a intervenção foi feita numa associação em prol da saúde mental, em Lisboa. A intervenção foi focada na estabilização de adultos com o diagnóstico de perturbação do humor, através do acompanhamento psicológico individual e grupal, recorrendo à utilização da psicoeducação. Os grupos psicoeducativos assumem um papel fulcral, no que diz respeito à aquisição de conhecimentos sobre a doença, tanto para pessoas com diagnóstico, bem como para familiares e cuidadores. São abordados dois casos, o primeiro de uma mulher de 41 anos com um diagnóstico de perturbação esquizoafetiva e o segundo um homem de 44 anos com o diagnóstico de perturbação bipolar. Em ambos os casos foram visíveis mudanças relevantes. No primeiro caso, houve uma mudança positiva relativamente à doença e à visão negativa sobre o futuro. No segundo, caso as mudanças são referentes à aquisição de ferramentas e competências, através da psicoeducação para lidar e estabilizar a doença. O papel do psicólogo é pertinente, no sentido de ajudar os utentes a melhor compreender a doença e consequentemente a adquirir estratégias para melhor lidar com a mesma. É importante referir que o estágio foi realizado à luz da Abordagem Centrada na Pessoa. |
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