O som como personagem principal, na narrativa audiovisual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Mariana Rita de Sousa e
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/65242
Resumo: A banda sonora de um filme faz-nos acreditar que tudo é real. Ela é capaz de nos provocar um diverso conjunto de emoções e de nos transportar através do tempo e do espaço para os locais mais improváveis. Com o passar do tempo e de acordo com o contexto e realidade cultural, a forma como o som é trabalhado para o cinema tem vindo a alterar-se. Este estágio culmina na actual pesquisa que analisa o quanto algumas dessas alterações são importantes; enquanto outras podem ser entraves e limitações à essência dos sons. A presente investigação tem como objecto de estudo o som na narrativa audiovisual e a percepção dessa narrativa por parte do espectador. Com o estágio pretende-se compreender os processos e as escolhas durante o desenvolvimento da componente sonora para o cinema, em Portugal, e analisar o porquê destas mesmas práticas e selecções. No desenvolvimento deste relatório serão descritas as práticas diárias no estúdio, bem como a importância de vídeos de apoio e experiências audiovisuais. A pouca exploração das potencialidades sonoras para enaltecer a narrativa, faz o som parecer apenas um acessório, um apêndice à imagem. Conclui-se que o espectador manifesta não ser muito exigente com a qualidade sonora das peças. A questão parece estender-se além das audiências, atingindo também os responsáveis pela produção do conteúdo audiovisual. Estas últimas observações são consequência uma da outra.
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