Dinâmicas e processos de (trans)formação de adultos, práticas artísticas e inclusão: contributos para a compreensão do projeto Recriar-se.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira Pires, Ana Luisa
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Vasconcelos, António Ângelo, Lemos, Gina C.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/49858
Resumo: O artigo foca-se na análise de um projeto de intervenção/formação com pessoas em situação de vulnerabilidade social – o projeto Recriar-se-, desenvolvido pela Cáritas Diocesana de Setúbal. Pretende-se partilhar linhas de reflexão decorrentes do trabalho de investigação realizado por uma equipa de docentes/investigadores, tomando o Recriar-se como objecto de estudo e de avaliação. A investigação em curso procura identificar os contributos do projeto a partir de três dimensões estruturantes - educação não-formal, práticas artísticas e inclusão social, desocultando processos de desenvolvimento pessoal e coletivo dos seus participantes, com vista à mudança e transformação individual, social e comunitária. Neste artigo apresentam-se e analisam-se as características dos processos e dinâmicas de (trans)formação dos participantes do projeto, decorrentes das práticas de educação não-formal e artísticas.
id RCAP_6370c30e3b40078e93456adcde8bdd28
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/49858
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Dinâmicas e processos de (trans)formação de adultos, práticas artísticas e inclusão: contributos para a compreensão do projeto Recriar-se.O artigo foca-se na análise de um projeto de intervenção/formação com pessoas em situação de vulnerabilidade social – o projeto Recriar-se-, desenvolvido pela Cáritas Diocesana de Setúbal. Pretende-se partilhar linhas de reflexão decorrentes do trabalho de investigação realizado por uma equipa de docentes/investigadores, tomando o Recriar-se como objecto de estudo e de avaliação. A investigação em curso procura identificar os contributos do projeto a partir de três dimensões estruturantes - educação não-formal, práticas artísticas e inclusão social, desocultando processos de desenvolvimento pessoal e coletivo dos seus participantes, com vista à mudança e transformação individual, social e comunitária. Neste artigo apresentam-se e analisam-se as características dos processos e dinâmicas de (trans)formação dos participantes do projeto, decorrentes das práticas de educação não-formal e artísticas.Repositório ComumOliveira Pires, Ana LuisaVasconcelos, António ÂngeloLemos, Gina C.2024-02-15T16:13:40Z2023-122023-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/49858porPires, A.L., Vasconcelos, A., & Lemos, G. (2023). Dinâmicas e processos de (trans)formação de adultos, práticas artísticas e inclusão: contributos para a compreensão do projeto Recriar-se. Mediações, 11(2), 79-941647-3078https://doi.org/10.60546/mo.v11i2.395info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-18T04:35:25Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/49858Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:38:49.402655Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Dinâmicas e processos de (trans)formação de adultos, práticas artísticas e inclusão: contributos para a compreensão do projeto Recriar-se.
title Dinâmicas e processos de (trans)formação de adultos, práticas artísticas e inclusão: contributos para a compreensão do projeto Recriar-se.
spellingShingle Dinâmicas e processos de (trans)formação de adultos, práticas artísticas e inclusão: contributos para a compreensão do projeto Recriar-se.
Oliveira Pires, Ana Luisa
title_short Dinâmicas e processos de (trans)formação de adultos, práticas artísticas e inclusão: contributos para a compreensão do projeto Recriar-se.
title_full Dinâmicas e processos de (trans)formação de adultos, práticas artísticas e inclusão: contributos para a compreensão do projeto Recriar-se.
title_fullStr Dinâmicas e processos de (trans)formação de adultos, práticas artísticas e inclusão: contributos para a compreensão do projeto Recriar-se.
title_full_unstemmed Dinâmicas e processos de (trans)formação de adultos, práticas artísticas e inclusão: contributos para a compreensão do projeto Recriar-se.
title_sort Dinâmicas e processos de (trans)formação de adultos, práticas artísticas e inclusão: contributos para a compreensão do projeto Recriar-se.
author Oliveira Pires, Ana Luisa
author_facet Oliveira Pires, Ana Luisa
Vasconcelos, António Ângelo
Lemos, Gina C.
author_role author
author2 Vasconcelos, António Ângelo
Lemos, Gina C.
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira Pires, Ana Luisa
Vasconcelos, António Ângelo
Lemos, Gina C.
description O artigo foca-se na análise de um projeto de intervenção/formação com pessoas em situação de vulnerabilidade social – o projeto Recriar-se-, desenvolvido pela Cáritas Diocesana de Setúbal. Pretende-se partilhar linhas de reflexão decorrentes do trabalho de investigação realizado por uma equipa de docentes/investigadores, tomando o Recriar-se como objecto de estudo e de avaliação. A investigação em curso procura identificar os contributos do projeto a partir de três dimensões estruturantes - educação não-formal, práticas artísticas e inclusão social, desocultando processos de desenvolvimento pessoal e coletivo dos seus participantes, com vista à mudança e transformação individual, social e comunitária. Neste artigo apresentam-se e analisam-se as características dos processos e dinâmicas de (trans)formação dos participantes do projeto, decorrentes das práticas de educação não-formal e artísticas.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12
2023-12-01T00:00:00Z
2024-02-15T16:13:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/49858
url http://hdl.handle.net/10400.26/49858
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Pires, A.L., Vasconcelos, A., & Lemos, G. (2023). Dinâmicas e processos de (trans)formação de adultos, práticas artísticas e inclusão: contributos para a compreensão do projeto Recriar-se. Mediações, 11(2), 79-94
1647-3078
https://doi.org/10.60546/mo.v11i2.395
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137439168593920