Dinâmicas e processos de (trans)formação de adultos, práticas artísticas e inclusão: contributos para a compreensão do projeto Recriar-se.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/49858 |
Resumo: | O artigo foca-se na análise de um projeto de intervenção/formação com pessoas em situação de vulnerabilidade social – o projeto Recriar-se-, desenvolvido pela Cáritas Diocesana de Setúbal. Pretende-se partilhar linhas de reflexão decorrentes do trabalho de investigação realizado por uma equipa de docentes/investigadores, tomando o Recriar-se como objecto de estudo e de avaliação. A investigação em curso procura identificar os contributos do projeto a partir de três dimensões estruturantes - educação não-formal, práticas artísticas e inclusão social, desocultando processos de desenvolvimento pessoal e coletivo dos seus participantes, com vista à mudança e transformação individual, social e comunitária. Neste artigo apresentam-se e analisam-se as características dos processos e dinâmicas de (trans)formação dos participantes do projeto, decorrentes das práticas de educação não-formal e artísticas. |
id |
RCAP_6370c30e3b40078e93456adcde8bdd28 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/49858 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Dinâmicas e processos de (trans)formação de adultos, práticas artísticas e inclusão: contributos para a compreensão do projeto Recriar-se.O artigo foca-se na análise de um projeto de intervenção/formação com pessoas em situação de vulnerabilidade social – o projeto Recriar-se-, desenvolvido pela Cáritas Diocesana de Setúbal. Pretende-se partilhar linhas de reflexão decorrentes do trabalho de investigação realizado por uma equipa de docentes/investigadores, tomando o Recriar-se como objecto de estudo e de avaliação. A investigação em curso procura identificar os contributos do projeto a partir de três dimensões estruturantes - educação não-formal, práticas artísticas e inclusão social, desocultando processos de desenvolvimento pessoal e coletivo dos seus participantes, com vista à mudança e transformação individual, social e comunitária. Neste artigo apresentam-se e analisam-se as características dos processos e dinâmicas de (trans)formação dos participantes do projeto, decorrentes das práticas de educação não-formal e artísticas.Repositório ComumOliveira Pires, Ana LuisaVasconcelos, António ÂngeloLemos, Gina C.2024-02-15T16:13:40Z2023-122023-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/49858porPires, A.L., Vasconcelos, A., & Lemos, G. (2023). Dinâmicas e processos de (trans)formação de adultos, práticas artísticas e inclusão: contributos para a compreensão do projeto Recriar-se. Mediações, 11(2), 79-941647-3078https://doi.org/10.60546/mo.v11i2.395info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-18T04:35:25Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/49858Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:38:49.402655Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Dinâmicas e processos de (trans)formação de adultos, práticas artísticas e inclusão: contributos para a compreensão do projeto Recriar-se. |
title |
Dinâmicas e processos de (trans)formação de adultos, práticas artísticas e inclusão: contributos para a compreensão do projeto Recriar-se. |
spellingShingle |
Dinâmicas e processos de (trans)formação de adultos, práticas artísticas e inclusão: contributos para a compreensão do projeto Recriar-se. Oliveira Pires, Ana Luisa |
title_short |
Dinâmicas e processos de (trans)formação de adultos, práticas artísticas e inclusão: contributos para a compreensão do projeto Recriar-se. |
title_full |
Dinâmicas e processos de (trans)formação de adultos, práticas artísticas e inclusão: contributos para a compreensão do projeto Recriar-se. |
title_fullStr |
Dinâmicas e processos de (trans)formação de adultos, práticas artísticas e inclusão: contributos para a compreensão do projeto Recriar-se. |
title_full_unstemmed |
Dinâmicas e processos de (trans)formação de adultos, práticas artísticas e inclusão: contributos para a compreensão do projeto Recriar-se. |
title_sort |
Dinâmicas e processos de (trans)formação de adultos, práticas artísticas e inclusão: contributos para a compreensão do projeto Recriar-se. |
author |
Oliveira Pires, Ana Luisa |
author_facet |
Oliveira Pires, Ana Luisa Vasconcelos, António Ângelo Lemos, Gina C. |
author_role |
author |
author2 |
Vasconcelos, António Ângelo Lemos, Gina C. |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira Pires, Ana Luisa Vasconcelos, António Ângelo Lemos, Gina C. |
description |
O artigo foca-se na análise de um projeto de intervenção/formação com pessoas em situação de vulnerabilidade social – o projeto Recriar-se-, desenvolvido pela Cáritas Diocesana de Setúbal. Pretende-se partilhar linhas de reflexão decorrentes do trabalho de investigação realizado por uma equipa de docentes/investigadores, tomando o Recriar-se como objecto de estudo e de avaliação. A investigação em curso procura identificar os contributos do projeto a partir de três dimensões estruturantes - educação não-formal, práticas artísticas e inclusão social, desocultando processos de desenvolvimento pessoal e coletivo dos seus participantes, com vista à mudança e transformação individual, social e comunitária. Neste artigo apresentam-se e analisam-se as características dos processos e dinâmicas de (trans)formação dos participantes do projeto, decorrentes das práticas de educação não-formal e artísticas. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12 2023-12-01T00:00:00Z 2024-02-15T16:13:40Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/49858 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/49858 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Pires, A.L., Vasconcelos, A., & Lemos, G. (2023). Dinâmicas e processos de (trans)formação de adultos, práticas artísticas e inclusão: contributos para a compreensão do projeto Recriar-se. Mediações, 11(2), 79-94 1647-3078 https://doi.org/10.60546/mo.v11i2.395 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137439168593920 |