Do Jardim-de-Infância ao Centro de Actividades de Tempos Livres : representações das crianças sobre o brincar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Maria Clara Ferreira da
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/13826
Resumo: Dissertação de mestrado em Estudos da Criança (área de especialização em Associativismo e Animação Sócio-Cultural)
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spelling Do Jardim-de-Infância ao Centro de Actividades de Tempos Livres : representações das crianças sobre o brincar371.382373.2Dissertação de mestrado em Estudos da Criança (área de especialização em Associativismo e Animação Sócio-Cultural)A investigação “Do Jardim-de-infância ao Centro de Actividades de Tempos Livres: Representações das Crianças sobre o Brincar” reconhece as crianças como actores sociais, sujeitos de direitos, entre eles, o direito à participação em assuntos que lhes digam directamente respeito, a assuntos de seu interesse, nomeadamente o direito ao brincar. O brincar é uma actividade lúdica, assim como o jogar, importante no processo de crescimento e desenvolvimento da criança e, nos tempos que correm, a sociedade, de uma forma geral, e particularmente as famílias, preocupam-se muito com o trabalho e colocam as necessidades básicas das crianças em segundo plano ao valorizarem acima de tudo o sucesso e o desempenho das mesmas. Assim, se participar significa “tomar parte em”, reconhece-se a necessidade de ouvir as crianças e o que elas têm a dizer sobre essa actividade lúdica, sobre a forma como organizam o seu dia e o tempo que despendem para brincar e sobre a forma como gostariam de ver os seus dias ocupados. É neste pressuposto, de que é através da acção e da voz das crianças, que é possível a construção de um conhecimento teórico e válido que contribua para uma melhor intervenção educativa com as crianças. Esta investigação, que decorreu numa instituição com várias vertentes, entre elas a vertente da Animação Infantil, enquadra-se no paradigma qualitativo de natureza participativa, e procura interpretar os significados atribuídos pelas crianças, que frequentam o Jardim-deinfância da rede pública e a mesma instituição, na condição de Componente de Apoio à Família, ao brincar, às suas vivências no que concerne à gestão do seu quotidiano, quer no que refere ao tempo que passam no Jardim-de-infância, quer no que passam no Prolongamento de Horário/Actividades de Tempos Livres. Neste trabalho de investigação que decorreu numa instituição situada numa freguesia pertencente ao Distrito de Viana do Castelo e que disponibiliza os serviços de ATL, participaram como protagonistas as crianças da faixa etária entre os três e os seis anos de idade e que frequentam dois contextos: educacional e lúdico. Este trabalho é sustentado por um referencial teórico que engloba o brincar na sociedade actual e a sua importância, a educação pré-escolar e as suas funções, a natureza da componente de apoio à família, a animação sócio-educativa e os contextos de vida das crianças, que permitiram questionar a participação infantil em assuntos de seu interesse. Ainda que este estudo não permita generalizações, reflecte-se sobre a realidade existente, dá voz às crianças e indica aspectos que, de uma forma geral, precisam de mais atenção. Afinal o brincar na infância é um assunto sério…The research "From pre-School Playgroup to the After School Activities Club: Representations of Children with Regard to Play” acknowledges children as social actors, subjects with rights, among them the right to participate in matters of their direct concern, in subjects of their interest, and mainly the right to play. To play is a playful activity, like playing games, important in the process of growth and development of children and, nowadays, society in general and particularly families, worry too much about work and put the basic needs of children in the second plan to exploit above all their success and their performance. So, if participate means "take part in", it implies the need to hear the children and what they have to say about this playful activity, on how to organize their day, the time spend playing and how they would like to see their days occupied. It is from this assumption, that it is through the action and the voice of children, that it is possible to construct a valid theoretical knowledge, contributing toward a better educational intervention with children. This research, which took place in an institution with multiple facets, including the aspect of child entertainment, falls within the qualitative paradigm off participative nature and seeks to interpret the meanings assigned by children who attend the pre-school playgroup of the public network and that same institution, on the condition of family support component, their experiences regarding the management of their daily lives, either in regard to the time they spend in the pre-school playgroup, and the time they pass at the After School Activities Club. In this research work which took place in a after-school club, situated in a parish belonging to the District of Viana do Castelo, participated as protagonists children aged between three and six years old attending two contexts: educational and playful. This work is sustained by a theoretical framework that encompasses the children’s play in today's society and its importance, the pre-school education and its functions, the nature of family support component, the socio-cultural activities and the life contexts of children´s, which permitted questioning child participation on subjects that interest them. Although this study does not allow generalizations, it reflects about the existing reality, gives voice to the children and indicates aspects which, in general, need more attention. After all playing in childhood is a serious matter…Sarmento, TeresaUniversidade do MinhoSilva, Maria Clara Ferreira da20102010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/13826porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:02:51Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/13826Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:52:54.981774Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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