Otimização da carga operativa : das sucursais do Activobank
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/21705 |
Resumo: | A eficiência operacional é cada vez mais um fator determinante na estratégia das organizações, nomeadamente no setor bancário que tem vindo a destacar esta temática como uma das principais prioridades a ter em conta. O aparecimento de novos players no mercado constitui uma grande ameaça para o setor, sendo preponderante uma rápida resposta por parte das instituições bancárias. Mas como deverão os bancos reagir a esta ameaça? Numa primeira fase é necessário fazer uma retrospectiva acerca da estratégia que a organização quer adotar. Tendencialmente, para além de simplificar o portefólio de produtos, os bancos deverão simplificar os seus processos, de maneira a aumentar a flexibilidade e agilidade de resposta às rápidas mudanças no mercado. Posto isto, é crucial fazer uma revisão aos processos operativos, encontrar eventuais pontos de ineficiência e ser capaz de adaptar as operações aos objetivos estratégicos estabelecidos. É precisamente neste ponto que este documento se foca, uma vez que são analisados três processos operativos que ocorrem nas sucursais do ActivoBank, sendo, no entanto, processos transversais a todo o setor bancário. Esta análise teve como principal objetivo a otimização da carga operativa da rede comercial do ActivoBank, através da auditoria a três processos: abertura de conta, self-banking ou recolha de dinheiro nas ATM’s e contas devolvidas. Para a concretização deste estudo procedeu-se a uma pesquisa de literatura relacionada com a eficiência operacional no setor dos serviços, mais especificamente no setor da banca de retalho. Após o enquadramento teórico, foi elaborada uma análise documental e uma observação dos três processos supracitados nas sucursais do ActivoBank, de maneira a identificar eventuais bottlenecks operacionais, que estivessem a impactar diretamente na eficiência operacional do banco. Numa segunda fase, foram propostas sugestões de melhoria, com o objetivo de otimizar a carga operativa da rede de retalho da organização. De ressalvar que ao longo de toda a análise, para além dos constrangimentos na carga operativa, foram também tidos em conta os constrangimentos ao nível da experiência do cliente, uma vez que quando estamos a falar de serviços, não nos podemos apenas focar na eficiência, devendo haver um equilíbrio entre a eficiência e a satisfação do consumidor. As conclusões obtidas permitem-nos inferir que o impacto dos bottlenecks identificados na carga operativa das sucursais foi significativo e, para além disso, podemos adiantar que os processos analisados também tiveram um elevado impacto na experiência do cliente, nomeadamente na percepção da qualidade do serviço prestado pelo ActivoBank. |
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Otimização da carga operativa : das sucursais do ActivobankBottlenecks operacionaisEficiência operacionalBanca de retalhoOperational bottlenecksOperational efficiencyRetail bankingDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoA eficiência operacional é cada vez mais um fator determinante na estratégia das organizações, nomeadamente no setor bancário que tem vindo a destacar esta temática como uma das principais prioridades a ter em conta. O aparecimento de novos players no mercado constitui uma grande ameaça para o setor, sendo preponderante uma rápida resposta por parte das instituições bancárias. Mas como deverão os bancos reagir a esta ameaça? Numa primeira fase é necessário fazer uma retrospectiva acerca da estratégia que a organização quer adotar. Tendencialmente, para além de simplificar o portefólio de produtos, os bancos deverão simplificar os seus processos, de maneira a aumentar a flexibilidade e agilidade de resposta às rápidas mudanças no mercado. Posto isto, é crucial fazer uma revisão aos processos operativos, encontrar eventuais pontos de ineficiência e ser capaz de adaptar as operações aos objetivos estratégicos estabelecidos. É precisamente neste ponto que este documento se foca, uma vez que são analisados três processos operativos que ocorrem nas sucursais do ActivoBank, sendo, no entanto, processos transversais a todo o setor bancário. Esta análise teve como principal objetivo a otimização da carga operativa da rede comercial do ActivoBank, através da auditoria a três processos: abertura de conta, self-banking ou recolha de dinheiro nas ATM’s e contas devolvidas. Para a concretização deste estudo procedeu-se a uma pesquisa de literatura relacionada com a eficiência operacional no setor dos serviços, mais especificamente no setor da banca de retalho. Após o enquadramento teórico, foi elaborada uma análise documental e uma observação dos três processos supracitados nas sucursais do ActivoBank, de maneira a identificar eventuais bottlenecks operacionais, que estivessem a impactar diretamente na eficiência operacional do banco. Numa segunda fase, foram propostas sugestões de melhoria, com o objetivo de otimizar a carga operativa da rede de retalho da organização. De ressalvar que ao longo de toda a análise, para além dos constrangimentos na carga operativa, foram também tidos em conta os constrangimentos ao nível da experiência do cliente, uma vez que quando estamos a falar de serviços, não nos podemos apenas focar na eficiência, devendo haver um equilíbrio entre a eficiência e a satisfação do consumidor. As conclusões obtidas permitem-nos inferir que o impacto dos bottlenecks identificados na carga operativa das sucursais foi significativo e, para além disso, podemos adiantar que os processos analisados também tiveram um elevado impacto na experiência do cliente, nomeadamente na percepção da qualidade do serviço prestado pelo ActivoBank.Operational efficiency is an ever increasing decisive factor in several organizations’ strategies, such as banking, which has been pointing out this topic as one of the main priorities to take into consideration. The rise of new market players poses a great threat to this sector, and a quick response from the banking institutions is in order. But how should banks react to this threat? Firstly, it’s necessary to look back into the strategy which the organization wishes to adopt. Besides simplifying their product portfolio, banks must simplify their processes, as to increase flexibility and agility in responding to the market’s fast changes. This being said, it’s crucial to review operational procedures, find eventual points of inefficiency and be able to adapt the operations to the strategic goals that are set. This is precisely where this document is focused on, since three operational procedures, currently being enforced in ActivoBank’s branch offices, but common to the whole banking sector, are analyzed. This analysis had as its main goal to optimize the workflow of ActivoBank’s commercial network, through the auditing of three processes: opening a bank account, self-banking or ATM withdrawals and returned accounts. In order to achieve this study, a search for operational efficiency in services-related literature was conducted, specifically in the retail banking sector. Following the theoretical context, a documental analysis and observation of the three aforementioned processes was elaborated in ActivoBank’s branch offices, in order to identify any operational bottlenecks, which may have had direct impact in the bank’s operational efficiency. In a second stage, a few improvement suggestions were presented, aiming to optimize the organization’s retail network’s workflow. It should be noted that, throughout the whole analysis, not only the constraints of the workflow itself have been taken into consideration, but also the ones affecting the customer’s experience, since in the services area, we can not focus on efficiency alone, as there must be a balance between it and the consumer’s satisfaction. The obtained conclusions allowed us to conclude that the impact of identified bottlenecks in the branch offices’ workflow was significant and, furthermore, we can state that the analysed processes have also had a high impact on the customer’s experience, particularly in the perception of ActivoBank’s service quality.Ribeiro, Rita Moura Bastos de AlmeidaVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaGonçalves, José Sérgio de Sá2017-03-10T10:20:49Z2016-07-1220162016-07-12T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/21705TID:201464462porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:27:50Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/21705Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:18:03.479733Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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A eficiência operacional é cada vez mais um fator determinante na estratégia das organizações, nomeadamente no setor bancário que tem vindo a destacar esta temática como uma das principais prioridades a ter em conta. O aparecimento de novos players no mercado constitui uma grande ameaça para o setor, sendo preponderante uma rápida resposta por parte das instituições bancárias. Mas como deverão os bancos reagir a esta ameaça? Numa primeira fase é necessário fazer uma retrospectiva acerca da estratégia que a organização quer adotar. Tendencialmente, para além de simplificar o portefólio de produtos, os bancos deverão simplificar os seus processos, de maneira a aumentar a flexibilidade e agilidade de resposta às rápidas mudanças no mercado. Posto isto, é crucial fazer uma revisão aos processos operativos, encontrar eventuais pontos de ineficiência e ser capaz de adaptar as operações aos objetivos estratégicos estabelecidos. É precisamente neste ponto que este documento se foca, uma vez que são analisados três processos operativos que ocorrem nas sucursais do ActivoBank, sendo, no entanto, processos transversais a todo o setor bancário. Esta análise teve como principal objetivo a otimização da carga operativa da rede comercial do ActivoBank, através da auditoria a três processos: abertura de conta, self-banking ou recolha de dinheiro nas ATM’s e contas devolvidas. Para a concretização deste estudo procedeu-se a uma pesquisa de literatura relacionada com a eficiência operacional no setor dos serviços, mais especificamente no setor da banca de retalho. Após o enquadramento teórico, foi elaborada uma análise documental e uma observação dos três processos supracitados nas sucursais do ActivoBank, de maneira a identificar eventuais bottlenecks operacionais, que estivessem a impactar diretamente na eficiência operacional do banco. Numa segunda fase, foram propostas sugestões de melhoria, com o objetivo de otimizar a carga operativa da rede de retalho da organização. De ressalvar que ao longo de toda a análise, para além dos constrangimentos na carga operativa, foram também tidos em conta os constrangimentos ao nível da experiência do cliente, uma vez que quando estamos a falar de serviços, não nos podemos apenas focar na eficiência, devendo haver um equilíbrio entre a eficiência e a satisfação do consumidor. As conclusões obtidas permitem-nos inferir que o impacto dos bottlenecks identificados na carga operativa das sucursais foi significativo e, para além disso, podemos adiantar que os processos analisados também tiveram um elevado impacto na experiência do cliente, nomeadamente na percepção da qualidade do serviço prestado pelo ActivoBank. |
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