A aprendizagem através da imagem e do som : a inserção do filme como agente motivador no ensino de alemão le

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Lídia Josefina Pereira, 1971-
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/23675
Resumo: Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Português e de Alemão no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, Universidade de Lisboa, 2015
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spelling A aprendizagem através da imagem e do som : a inserção do filme como agente motivador no ensino de alemão leAudio-visualLíngua alemã - Estudo e ensinoMotivaçãoComunicação oralDidácticaEnsino-aprendizagemRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2015Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Português e de Alemão no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, Universidade de Lisboa, 2015Neste relatório apresentamos o trabalho realizado na Escola Secundária c/ 3º Ciclo do EB de Pedro Nunes, no ano letivo de 2012/13, com uma turma de 8º ano de alemão de nível de iniciação A2, no âmbito da prática de ensino supervisionada. A unidade didática de 540 minutos abordou a área temática da vida em família e abrangeu vários subtemas, nomeadamente as relações de parentesco, as férias e os hábitos de vida, com especial ênfase neste último subtema. O tema de investigação da unidade didática incidiu sobre a inserção do filme na aula de alemão como língua estrangeira e visou motivar os alunos para a aprendizagem da língua, estimular o seu interesse pelos conteúdos apresentados e promover a interação e a comunicação oral em língua estrangeira. O filme é cada vez mais encarado como um recurso pedagógico valioso e a sua utilização torna-se imperativa na aula de alemão como língua estrangeira, pois permite um acesso multidimensional e fascinante ao mundo da língua-alvo. Este é uma janela aberta para o mundo, na medida em que apresenta não só a língua empregue no quotidiano, como transmite, de uma forma clara, informações culturais sobre o país e as suas gentes, sobre a sua história e sobre a sua realidade social. Além disso, o trabalho com o filme é sempre um contributo para a formação da competência para os Media, encarada atualmente como uma competência-chave. Este trabalho vem também demonstrar, através das atividades, dos resultados alcançados ao longo da lecionação da unidade didática e do desempenho positivo obtido na ficha de avaliação sumativa, que a inserção do filme na aula de alemão como língua estrangeira é uma mais-valia, porque permite um trabalho diversificado, multifacetado e dinâmico, sob o ponto de vista metodológico, ao mesmo tempo que contribui para a comunicação na sala de aula.In diesem Bericht beschreiben wir den Unterricht im Rahmen des Schulpraktikums an der Escola Secundária c/ 3º Ciclo do EB de Pedro Nunes im Schuljahr 2012/13 in einer Klasse der 8. Jahrgangsstufe im Fach Deutsch als Fremdsprache (Niveau A2). Die Unterrichtseinheit bestand aus 540 Minuten und behandelte den Themenbereich Familienleben, der verschiedene Unterthemen umfasste wie Familienbeziehungen, Ferien und Lebensgewohnheiten, mit besonderer Betonung auf dem letzten Unterthema. Gegenstand der Untersuchung war der Einsatz von Spielfilmen im Unterricht Deutsch als Fremdsprache, und das Ziel war es, die Schüler zum Sprachenlernen zu motivieren, ihr Interesse an den dargestellten Inhalten anzuregen und die mündliche Kommunikation in der Fremdsprache zu fördern. Der Film wird auch in Portugal immer mehr als wertvolles Unterrichtsmedium erkannt, und seine Verwendung im Unterricht ist auch geboten, denn er erlaubt einen vielfältigen und faszinierenden Zugang in die Welt der Zielsprache. Dieser Zugang bietet ein offenes Fenster zu der fremden Welt, da er nicht nur die Sprache in ihren alltäglichen Erscheinungsformen darstellt, sondern er vermittelt auch auf anschauliche Weise Informationen über das Land und seine Leute, über seine Geschichte und über die soziale Realität. Außerdem ist die Beschäftigung mit dem Film immer ein Beitrag zur Ausbildung von Medienkompetenz, die heutzutage als Schlüsselkompetenz betrachtet wird. Dieser Bericht zeigt auch anhand der durchgeführten Aktivitäten die Fortschritte im Verlauf der Unterrichtseinheit und auf Grund der insgesamt positiven Ergebnisse der Klassenarbeit, dass der Einsatz des Films im DaF-Unterricht ein Mehrwert ist. Der Film ermöglicht eine vielseitige, abwechslungsreiche und dynamische methodische Arbeit und trägt zu einer lebendigen Kommunikation im Klassenzimmer bei.Hammer, Gerd, 1959-Repositório da Universidade de LisboaFerreira, Lídia Josefina Pereira, 1971-2016-05-11T17:15:31Z20152015-10-022015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/23675TID:201433443porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:11:48Zoai:repositorio.ul.pt:10451/23675Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:40:57.241904Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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