A relação entre os atributos intrísecos e extrínsecos do produto, qualidade percebida e qualidade experienciada : o caso dos iogurtes da marca de distribuição Pingo Doce

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guedes, Isabel Beja Nobre
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/10278
Resumo: Mestrado em Marketing
id RCAP_63bdf82c9dcdb5934dbe6401ea0387ba
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/10278
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A relação entre os atributos intrísecos e extrínsecos do produto, qualidade percebida e qualidade experienciada : o caso dos iogurtes da marca de distribuição Pingo DoceQualidade percebidaatributos intrínsecosatributos extrínsecosmarca de fornecedormarca de distribuiçãoPerceived qualityintrinsic cuesextrinsic cuesstore brandsbrand labelsMestrado em MarketingO presente estudo visa avaliar de que forma os atributos intrínsecos e extrínsecos se relacionam com a qualidade percebida e qualidade experienciada. O foco deste estudo são os iogurtes da marca Pingo Doce. Os principais objectivos deste estudo serão: (1)avaliar quais destes atributos tem mais influência na percepção de qualidade; (2)observar se a percepção de qualidade varia entre produtos de marca de fornecedor e marca da distribuição; (3) se factores sócio culturais influenciam a avaliação do produto. Adopta-se assim o modelo de Wierenga (1982), para aferir a percepção de qualidade. Foi utilizado o método quantitativo, através de inquéritos por questionário a umaamostra de 103 consumidores de iogurtes. Os resultados permitem concluir que: (1) os atributos que têm mais peso na percepção de qualidade são os atributos extrínsecos, em particular e com mais relevância o preço e apresentação; (2) os iogurtes de marca de fornecedor são percebidos como tendo mais qualidade que os iogurtes de marca da distribuição; (3) o rendimento médio do agregado familiar está relacionado com a compra de iogurtes de marca de fornecedor.The aim of this exploratory study is to evaluate how consumers perceive quality of a specific yogurt store brand, Pingo Doce. Usually that evaluation depends on intrinsic and extrinsic attributes and it will be possible to observe which of them are more relevant for that evaluation. The principal goals of this study are: (1) To evaluate which of the attributes are more relevant in the quality judgment; (2) understand if that valuation varies between national brands and store brands (3) if demographic data influences product evaluation. The model which this study is based on is from the author Wierenga (1982) that has developed it to verify the quality perception. The data was obtained by a quantitative method via questionnaires, in a sample of 103 yoghurt consumers. The conclusions presented are (1) extrinsic cues have more weight on the perception of quality, in particular the price and presentation; (2) brand labels are perceived with more quality instead of store brand yoghurts; (3) the income is related to the choice of the product brand.Instituto Superior de Economia e GestãoTavares, Patrícia NunesRepositório da Universidade de LisboaGuedes, Isabel Beja Nobre2015-11-26T13:59:28Z20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/10278porGuedes, Isabel Beja Nobre (2011). "A relação entre os atributos intrísecos e extrínsecos do produto, qualidade percebida e qualidade experienciada : o caso dos iogurtes da marca de distribuição Pingo Doce". Dissertação de Mestrado, Universidade Técnica de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:40:37Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/10278Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:56:44.161404Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A relação entre os atributos intrísecos e extrínsecos do produto, qualidade percebida e qualidade experienciada : o caso dos iogurtes da marca de distribuição Pingo Doce
title A relação entre os atributos intrísecos e extrínsecos do produto, qualidade percebida e qualidade experienciada : o caso dos iogurtes da marca de distribuição Pingo Doce
spellingShingle A relação entre os atributos intrísecos e extrínsecos do produto, qualidade percebida e qualidade experienciada : o caso dos iogurtes da marca de distribuição Pingo Doce
Guedes, Isabel Beja Nobre
Qualidade percebida
atributos intrínsecos
atributos extrínsecos
marca de fornecedor
marca de distribuição
Perceived quality
intrinsic cues
extrinsic cues
store brands
brand labels
title_short A relação entre os atributos intrísecos e extrínsecos do produto, qualidade percebida e qualidade experienciada : o caso dos iogurtes da marca de distribuição Pingo Doce
title_full A relação entre os atributos intrísecos e extrínsecos do produto, qualidade percebida e qualidade experienciada : o caso dos iogurtes da marca de distribuição Pingo Doce
title_fullStr A relação entre os atributos intrísecos e extrínsecos do produto, qualidade percebida e qualidade experienciada : o caso dos iogurtes da marca de distribuição Pingo Doce
title_full_unstemmed A relação entre os atributos intrísecos e extrínsecos do produto, qualidade percebida e qualidade experienciada : o caso dos iogurtes da marca de distribuição Pingo Doce
title_sort A relação entre os atributos intrísecos e extrínsecos do produto, qualidade percebida e qualidade experienciada : o caso dos iogurtes da marca de distribuição Pingo Doce
author Guedes, Isabel Beja Nobre
author_facet Guedes, Isabel Beja Nobre
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Tavares, Patrícia Nunes
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Guedes, Isabel Beja Nobre
dc.subject.por.fl_str_mv Qualidade percebida
atributos intrínsecos
atributos extrínsecos
marca de fornecedor
marca de distribuição
Perceived quality
intrinsic cues
extrinsic cues
store brands
brand labels
topic Qualidade percebida
atributos intrínsecos
atributos extrínsecos
marca de fornecedor
marca de distribuição
Perceived quality
intrinsic cues
extrinsic cues
store brands
brand labels
description Mestrado em Marketing
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2011-01-01T00:00:00Z
2015-11-26T13:59:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/10278
url http://hdl.handle.net/10400.5/10278
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Guedes, Isabel Beja Nobre (2011). "A relação entre os atributos intrísecos e extrínsecos do produto, qualidade percebida e qualidade experienciada : o caso dos iogurtes da marca de distribuição Pingo Doce". Dissertação de Mestrado, Universidade Técnica de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1817551706758578176