A relação entre os atributos intrísecos e extrínsecos do produto, qualidade percebida e qualidade experienciada : o caso dos iogurtes da marca de distribuição Pingo Doce
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/10278 |
Resumo: | Mestrado em Marketing |
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A relação entre os atributos intrísecos e extrínsecos do produto, qualidade percebida e qualidade experienciada : o caso dos iogurtes da marca de distribuição Pingo DoceQualidade percebidaatributos intrínsecosatributos extrínsecosmarca de fornecedormarca de distribuiçãoPerceived qualityintrinsic cuesextrinsic cuesstore brandsbrand labelsMestrado em MarketingO presente estudo visa avaliar de que forma os atributos intrínsecos e extrínsecos se relacionam com a qualidade percebida e qualidade experienciada. O foco deste estudo são os iogurtes da marca Pingo Doce. Os principais objectivos deste estudo serão: (1)avaliar quais destes atributos tem mais influência na percepção de qualidade; (2)observar se a percepção de qualidade varia entre produtos de marca de fornecedor e marca da distribuição; (3) se factores sócio culturais influenciam a avaliação do produto. Adopta-se assim o modelo de Wierenga (1982), para aferir a percepção de qualidade. Foi utilizado o método quantitativo, através de inquéritos por questionário a umaamostra de 103 consumidores de iogurtes. Os resultados permitem concluir que: (1) os atributos que têm mais peso na percepção de qualidade são os atributos extrínsecos, em particular e com mais relevância o preço e apresentação; (2) os iogurtes de marca de fornecedor são percebidos como tendo mais qualidade que os iogurtes de marca da distribuição; (3) o rendimento médio do agregado familiar está relacionado com a compra de iogurtes de marca de fornecedor.The aim of this exploratory study is to evaluate how consumers perceive quality of a specific yogurt store brand, Pingo Doce. Usually that evaluation depends on intrinsic and extrinsic attributes and it will be possible to observe which of them are more relevant for that evaluation. The principal goals of this study are: (1) To evaluate which of the attributes are more relevant in the quality judgment; (2) understand if that valuation varies between national brands and store brands (3) if demographic data influences product evaluation. The model which this study is based on is from the author Wierenga (1982) that has developed it to verify the quality perception. The data was obtained by a quantitative method via questionnaires, in a sample of 103 yoghurt consumers. The conclusions presented are (1) extrinsic cues have more weight on the perception of quality, in particular the price and presentation; (2) brand labels are perceived with more quality instead of store brand yoghurts; (3) the income is related to the choice of the product brand.Instituto Superior de Economia e GestãoTavares, Patrícia NunesRepositório da Universidade de LisboaGuedes, Isabel Beja Nobre2015-11-26T13:59:28Z20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/10278porGuedes, Isabel Beja Nobre (2011). "A relação entre os atributos intrísecos e extrínsecos do produto, qualidade percebida e qualidade experienciada : o caso dos iogurtes da marca de distribuição Pingo Doce". Dissertação de Mestrado, Universidade Técnica de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:40:37Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/10278Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:56:44.161404Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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