Será que o modelo de negócios é o mais adequado : estudo de caso Sportwink
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/7826 |
Resumo: | Mestrado em Gestão e Estratégia Industrial |
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Será que o modelo de negócios é o mais adequado : estudo de caso SportwinkGlobalizaçãointernetmodelo de negóciomodelo de negócio CANVASGlobalizationbusiness modelbusiness model CANVASMestrado em Gestão e Estratégia IndustrialEsta dissertação procura definir através de uma análise crítica as tipologias do modelo de negócios, suas condicionantes, variações e limitações, com base em múltiplas referências e autores. Será abordado o conceito de modelo de negócio e as suas origens, aprofundado o conceito e por fim, aplicado a uma empresa, a Sportwink.Esta dissertação mostra que o factor inovador da ideia é o ponto de partida. A elaboração de uma estratégia aliada a um modelo de negócio correto, bem definido e estruturado, agregará vantagem competitiva e que, apesar de haver barreiras à replicação, este processo é uma aprendizagem constante, de forma a melhorar continuamente e criar sustentabilidade. Por último, o impacto da globalização e o crescimento da internet são vantagens para a Sportwink, que mesmo optando pelo modelo de negócio freemium, é fundamental desenhar um Business Model Canvas, de forma a mapear os passos a ser seguidos, indo sempre ao encontro das necessidades dos consumidores.This dissertation seeks to define, through a critical analysis, the types of business model, their constraints, limitations and variants, based on multiple references and authors. It will be addressed the concept of business model, its origins, the deepening of the concept and finally it will be applied to a company, Sportwink. This dissertation shows that the innovation factor idea is the starting point. The elaboration of a strategy combined with a well structured and defined business model, will aggregate competitive advantage, and even there are barriers to replication, this is a learning process for continuous improvement to create sustainability.Finally, the impact of globalization and the growth of internet are advantages to Sportwink, even opting for freemium business model, it is essential to design a Business Model canvas, in order to map out the steps to be followed, always meeting the needs of consumers.Instituto Superior de Economia e GestãoLaranja, ManuelRepositório da Universidade de LisboaMourão, Hugo Miguel Pacheco Botelho2015-01-23T14:06:56Z20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/7826porMourão, Hugo Miguel Pacheco Botelho (2014). "Será que o modelo de negócios é o mais adequado : estudo de caso Sportwink". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:38:30Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/7826Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:54:55.944731Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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