Será que o modelo de negócios é o mais adequado : estudo de caso Sportwink

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mourão, Hugo Miguel Pacheco Botelho
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/7826
Resumo: Mestrado em Gestão e Estratégia Industrial
id RCAP_63d20acf26a5039abbe83310c2856dcf
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/7826
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Será que o modelo de negócios é o mais adequado : estudo de caso SportwinkGlobalizaçãointernetmodelo de negóciomodelo de negócio CANVASGlobalizationbusiness modelbusiness model CANVASMestrado em Gestão e Estratégia IndustrialEsta dissertação procura definir através de uma análise crítica as tipologias do modelo de negócios, suas condicionantes, variações e limitações, com base em múltiplas referências e autores. Será abordado o conceito de modelo de negócio e as suas origens, aprofundado o conceito e por fim, aplicado a uma empresa, a Sportwink.Esta dissertação mostra que o factor inovador da ideia é o ponto de partida. A elaboração de uma estratégia aliada a um modelo de negócio correto, bem definido e estruturado, agregará vantagem competitiva e que, apesar de haver barreiras à replicação, este processo é uma aprendizagem constante, de forma a melhorar continuamente e criar sustentabilidade. Por último, o impacto da globalização e o crescimento da internet são vantagens para a Sportwink, que mesmo optando pelo modelo de negócio freemium, é fundamental desenhar um Business Model Canvas, de forma a mapear os passos a ser seguidos, indo sempre ao encontro das necessidades dos consumidores.This dissertation seeks to define, through a critical analysis, the types of business model, their constraints, limitations and variants, based on multiple references and authors. It will be addressed the concept of business model, its origins, the deepening of the concept and finally it will be applied to a company, Sportwink. This dissertation shows that the innovation factor idea is the starting point. The elaboration of a strategy combined with a well structured and defined business model, will aggregate competitive advantage, and even there are barriers to replication, this is a learning process for continuous improvement to create sustainability.Finally, the impact of globalization and the growth of internet are advantages to Sportwink, even opting for freemium business model, it is essential to design a Business Model canvas, in order to map out the steps to be followed, always meeting the needs of consumers.Instituto Superior de Economia e GestãoLaranja, ManuelRepositório da Universidade de LisboaMourão, Hugo Miguel Pacheco Botelho2015-01-23T14:06:56Z20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/7826porMourão, Hugo Miguel Pacheco Botelho (2014). "Será que o modelo de negócios é o mais adequado : estudo de caso Sportwink". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:38:30Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/7826Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:54:55.944731Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Será que o modelo de negócios é o mais adequado : estudo de caso Sportwink
title Será que o modelo de negócios é o mais adequado : estudo de caso Sportwink
spellingShingle Será que o modelo de negócios é o mais adequado : estudo de caso Sportwink
Mourão, Hugo Miguel Pacheco Botelho
Globalização
internet
modelo de negócio
modelo de negócio CANVAS
Globalization
business model
business model CANVAS
title_short Será que o modelo de negócios é o mais adequado : estudo de caso Sportwink
title_full Será que o modelo de negócios é o mais adequado : estudo de caso Sportwink
title_fullStr Será que o modelo de negócios é o mais adequado : estudo de caso Sportwink
title_full_unstemmed Será que o modelo de negócios é o mais adequado : estudo de caso Sportwink
title_sort Será que o modelo de negócios é o mais adequado : estudo de caso Sportwink
author Mourão, Hugo Miguel Pacheco Botelho
author_facet Mourão, Hugo Miguel Pacheco Botelho
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Laranja, Manuel
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Mourão, Hugo Miguel Pacheco Botelho
dc.subject.por.fl_str_mv Globalização
internet
modelo de negócio
modelo de negócio CANVAS
Globalization
business model
business model CANVAS
topic Globalização
internet
modelo de negócio
modelo de negócio CANVAS
Globalization
business model
business model CANVAS
description Mestrado em Gestão e Estratégia Industrial
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2014-01-01T00:00:00Z
2015-01-23T14:06:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/7826
url http://hdl.handle.net/10400.5/7826
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mourão, Hugo Miguel Pacheco Botelho (2014). "Será que o modelo de negócios é o mais adequado : estudo de caso Sportwink". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131026639814656