Validação de uma intervenção educacional em enfermagem para promover a adaptação dos sobreviventes de cancro

Bibliographic Details
Main Author: Peixoto, Tiago
Publication Date: 2022
Other Authors: Peixoto, Nuno, Pinto, Cândida, Santos, Célia
Format: Article
Language: por
Source: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Download full: http://hdl.handle.net/10400.26/44444
Summary: Enquadramento: Os sobreviventes de cancro representam um grande desafio para os sistemas de saúde, pela escassez de planos assistenciais a estas pessoas. Objetivo: Validar a estrutura e o conteúdo de uma intervenção educacional em enfermagem (intervenção complexa) para promover a adaptação dos sobreviventes de cancro. Metodologia: Utilizou-se a técnica e-Delphi modificada, ao longo de três rondas, através de questionários online. Resultados: Um conjunto de 27 peritos validaram a inclusão de 33 itens relativos à estrutura e 177 itens relativos ao conteúdo. A intervenção educacional deve ser realizada ao longo de cinco a oito sessões, individualmente, com a possibilidade de integrar um familiar significativo, e de dinâmicas de grupo, integrando os quatro domínios propostos: Adaptação, Atitude/Coping, Emoção/Ansiedade e Recursos. Conclusão: O consenso alcançado é essencial para evidenciar o papel dos enfermeiros nesta fase da doença oncológica e para viabilizar a avaliação da eficácia da intervenção educacional em desenvolvimento.
id RCAP_63d90f7662c09d705677acbd948b0d8e
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/44444
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Validação de uma intervenção educacional em enfermagem para promover a adaptação dos sobreviventes de cancroValidation of an educational nursing intervention to promote the adaptation of cancer survivorsValidación de una intervención educativa de enfermería para promover la adaptación de los supervivientes de cáncerEnfermagemSobrevivente de cancroEducação em saúdeEnquadramento: Os sobreviventes de cancro representam um grande desafio para os sistemas de saúde, pela escassez de planos assistenciais a estas pessoas. Objetivo: Validar a estrutura e o conteúdo de uma intervenção educacional em enfermagem (intervenção complexa) para promover a adaptação dos sobreviventes de cancro. Metodologia: Utilizou-se a técnica e-Delphi modificada, ao longo de três rondas, através de questionários online. Resultados: Um conjunto de 27 peritos validaram a inclusão de 33 itens relativos à estrutura e 177 itens relativos ao conteúdo. A intervenção educacional deve ser realizada ao longo de cinco a oito sessões, individualmente, com a possibilidade de integrar um familiar significativo, e de dinâmicas de grupo, integrando os quatro domínios propostos: Adaptação, Atitude/Coping, Emoção/Ansiedade e Recursos. Conclusão: O consenso alcançado é essencial para evidenciar o papel dos enfermeiros nesta fase da doença oncológica e para viabilizar a avaliação da eficácia da intervenção educacional em desenvolvimento.Background: Cancer survivors represent a major challenge for health systems due to the lack of care plans for these patients. Objective: To validate the structure and content of an educational nursing intervention (complex intervention) to promote the adaptation of cancer survivors. Methodology: The modified e-Delphi technique consisted of three rounds of online questionnaires. Results: A group of 27 experts validated the inclusion of 33 items related to the structure and 177 items related to the content. The educational intervention should consist of five to eight individual (with the possibility of including a significant family member) and group sessions and focus on the four domains proposed: Adaptation, Attitude/Coping, Emotion/Anxiety, and Resources. Conclusion: The consensus reached is essential to highlight nurses’ role in this stage of cancer and assess the effectiveness of this educational intervention.Marco contextual: Los supervivientes de cáncer representan un gran reto para los sistemas sanitarios, debido a la escasez de planes de atención para estas personas. Objetivo: Validar la estructura y el contenido de una intervención educativa de enfermería (intervención compleja) para promover la adaptación de los supervivientes de cáncer. Metodología: Se utilizó la técnica e-Delphi modificada, a lo largo de tres rondas, mediante cuestionarios en línea. Resultados: Un conjunto de 27 expertos validó la inclusión de 33 ítems relacionados con la estructura y 177 ítems relacionados con el contenido. La intervención educativa debe realizarse a lo largo de cinco a ocho sesiones, de forma individual, con la posibilidad de incluir a un familiar significativo y en dinámicas de grupo, integrando los cuatro dominios propuestos: Adaptación, Actitud/Coping, Emoción/Ansiedad y Recursos. Conclusión: El consenso alcanzado es esencial para destacar el papel de los enfermeros en esta fase del cáncer y para permitir la evaluación de la eficacia de la intervención educativa que se está desarrollando.Escola Superior de Enfermagem de CoimbraRepositório ComumPeixoto, TiagoPeixoto, NunoPinto, CândidaSantos, Célia2023-04-04T10:38:59Z20222022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/44444porRevista de Enfermagem Referência 2022, Série VI, nº1: e210522182.288310.12707/RV21052info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-04-06T07:00:14Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/44444Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:48:32.650057Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Validação de uma intervenção educacional em enfermagem para promover a adaptação dos sobreviventes de cancro
Validation of an educational nursing intervention to promote the adaptation of cancer survivors
Validación de una intervención educativa de enfermería para promover la adaptación de los supervivientes de cáncer
title Validação de uma intervenção educacional em enfermagem para promover a adaptação dos sobreviventes de cancro
spellingShingle Validação de uma intervenção educacional em enfermagem para promover a adaptação dos sobreviventes de cancro
Peixoto, Tiago
Enfermagem
Sobrevivente de cancro
Educação em saúde
title_short Validação de uma intervenção educacional em enfermagem para promover a adaptação dos sobreviventes de cancro
title_full Validação de uma intervenção educacional em enfermagem para promover a adaptação dos sobreviventes de cancro
title_fullStr Validação de uma intervenção educacional em enfermagem para promover a adaptação dos sobreviventes de cancro
title_full_unstemmed Validação de uma intervenção educacional em enfermagem para promover a adaptação dos sobreviventes de cancro
title_sort Validação de uma intervenção educacional em enfermagem para promover a adaptação dos sobreviventes de cancro
author Peixoto, Tiago
author_facet Peixoto, Tiago
Peixoto, Nuno
Pinto, Cândida
Santos, Célia
author_role author
author2 Peixoto, Nuno
Pinto, Cândida
Santos, Célia
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Peixoto, Tiago
Peixoto, Nuno
Pinto, Cândida
Santos, Célia
dc.subject.por.fl_str_mv Enfermagem
Sobrevivente de cancro
Educação em saúde
topic Enfermagem
Sobrevivente de cancro
Educação em saúde
description Enquadramento: Os sobreviventes de cancro representam um grande desafio para os sistemas de saúde, pela escassez de planos assistenciais a estas pessoas. Objetivo: Validar a estrutura e o conteúdo de uma intervenção educacional em enfermagem (intervenção complexa) para promover a adaptação dos sobreviventes de cancro. Metodologia: Utilizou-se a técnica e-Delphi modificada, ao longo de três rondas, através de questionários online. Resultados: Um conjunto de 27 peritos validaram a inclusão de 33 itens relativos à estrutura e 177 itens relativos ao conteúdo. A intervenção educacional deve ser realizada ao longo de cinco a oito sessões, individualmente, com a possibilidade de integrar um familiar significativo, e de dinâmicas de grupo, integrando os quatro domínios propostos: Adaptação, Atitude/Coping, Emoção/Ansiedade e Recursos. Conclusão: O consenso alcançado é essencial para evidenciar o papel dos enfermeiros nesta fase da doença oncológica e para viabilizar a avaliação da eficácia da intervenção educacional em desenvolvimento.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2022-01-01T00:00:00Z
2023-04-04T10:38:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/44444
url http://hdl.handle.net/10400.26/44444
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Revista de Enfermagem Referência 2022, Série VI, nº1: e21052
2182.2883
10.12707/RV21052
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Enfermagem de Coimbra
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Enfermagem de Coimbra
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131567903211520