Eficácia da intervenção psicoeducativa na pessoa com sintomatologia depressiva e ansiosa-revisão integrativa da literatura
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Data de Publicação: | 2021 |
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Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/34545 https://doi.org/DOI: http://dx.doi.org/10.24902/r.riase.2021.7(3).450.357-374 |
Resumo: | Introdução: A sintomatologia depressiva e ansiosa ganha destaque devido à sua prevalência e ao enorme potencial para afetar a capacidade funcional da pessoa. Dessa forma apresentam um impacto socioeconómico considerável. A abordagem terapêutica farmacológica tem sido a resposta tradicional de primeira linha, embora outras opções sejam aconselhadas. De entre as opções, a intervenção psicoeducacional tem vindo a ganhar destaque e importa que os profissionais de saúde entendam o seu potencial de eficácia para uma resposta adequada à pessoa que experiencia sintomatologia depressiva e ansiosa. Objetivo: Identificar e resumir a evidência sobre a eficácia da psicoeducação na pessoa com sintomatologia depressiva e ansiosa. Métodos: Realizada uma revisão integrativa com base em estudos recolhidos nos motores de busca EBSCO, LILACS e PubMed, com data de publicação de 2014-2019. Resultados: Da pesquisa resultaram seis artigos com abordagem quantitativa. A intervenção psicoeducacional permite economizar tempo, proporciona um incremento do conhecimento e uma atenuação da sintomatologia depressiva a curto e longo prazo. No que diz respeito à eficácia da intervenção psicoeducacional na pessoa com sintomatologia ansiosa os resultados são mais modestos. Conclusão: Os profissionais devem ter em conta que a vivência da sintomatologia depressiva e ansiosa por parte da pessoa pode ser evitada, gerida e tratada e que a intervenção psicoeducativa é uma intervenção terapêutica aconselhada |
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Eficácia da intervenção psicoeducativa na pessoa com sintomatologia depressiva e ansiosa-revisão integrativa da literaturaAnsiedadeDepressãoEducação do pacienteEnfermagem psiquiátricaPsicoeducaçãoIntrodução: A sintomatologia depressiva e ansiosa ganha destaque devido à sua prevalência e ao enorme potencial para afetar a capacidade funcional da pessoa. Dessa forma apresentam um impacto socioeconómico considerável. A abordagem terapêutica farmacológica tem sido a resposta tradicional de primeira linha, embora outras opções sejam aconselhadas. De entre as opções, a intervenção psicoeducacional tem vindo a ganhar destaque e importa que os profissionais de saúde entendam o seu potencial de eficácia para uma resposta adequada à pessoa que experiencia sintomatologia depressiva e ansiosa. Objetivo: Identificar e resumir a evidência sobre a eficácia da psicoeducação na pessoa com sintomatologia depressiva e ansiosa. Métodos: Realizada uma revisão integrativa com base em estudos recolhidos nos motores de busca EBSCO, LILACS e PubMed, com data de publicação de 2014-2019. Resultados: Da pesquisa resultaram seis artigos com abordagem quantitativa. A intervenção psicoeducacional permite economizar tempo, proporciona um incremento do conhecimento e uma atenuação da sintomatologia depressiva a curto e longo prazo. No que diz respeito à eficácia da intervenção psicoeducacional na pessoa com sintomatologia ansiosa os resultados são mais modestos. Conclusão: Os profissionais devem ter em conta que a vivência da sintomatologia depressiva e ansiosa por parte da pessoa pode ser evitada, gerida e tratada e que a intervenção psicoeducativa é uma intervenção terapêutica aconselhadaRIASE - Revista Ibero-Americana de Saúde e Envelhecimento2023-02-16T16:09:05Z2023-02-162021-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/34545https://doi.org/DOI: http://dx.doi.org/10.24902/r.riase.2021.7(3).450.357-374http://hdl.handle.net/10174/34545https://doi.org/DOI: http://dx.doi.org/10.24902/r.riase.2021.7(3).450.357-374porFortes,B.M.P.;Marques,M.F.; Malheiro,M.L.(2021).Eficácia da intervenção psicoeducativa na pessoa com sintomatologia depressiva e ansiosa-revisão integrativa da literatura. RIASE-Revista Ibero-Americana de Saúde e Envelhecimento,7(3),357-374b_mpf@hotmail.commfm@uevora.ptm.leonor.ricardo@gmail.com744Fortes, Bruno Miguel PereiraMarques, Maria de FatimaMalheiro, Maria Leonorinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:37:22Zoai:dspace.uevora.pt:10174/34545Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:23:09.564823Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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