Eficácia da intervenção psicoeducativa na pessoa com sintomatologia depressiva e ansiosa-revisão integrativa da literatura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fortes, Bruno Miguel Pereira
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Marques, Maria de Fatima, Malheiro, Maria Leonor
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/34545
https://doi.org/DOI: http://dx.doi.org/10.24902/r.riase.2021.7(3).450.357-374
Resumo: Introdução: A sintomatologia depressiva e ansiosa ganha destaque devido à sua prevalência e ao enorme potencial para afetar a capacidade funcional da pessoa. Dessa forma apresentam um impacto socioeconómico considerável. A abordagem terapêutica farmacológica tem sido a resposta tradicional de primeira linha, embora outras opções sejam aconselhadas. De entre as opções, a intervenção psicoeducacional tem vindo a ganhar destaque e importa que os profissionais de saúde entendam o seu potencial de eficácia para uma resposta adequada à pessoa que experiencia sintomatologia depressiva e ansiosa. Objetivo: Identificar e resumir a evidência sobre a eficácia da psicoeducação na pessoa com sintomatologia depressiva e ansiosa. Métodos: Realizada uma revisão integrativa com base em estudos recolhidos nos motores de busca EBSCO, LILACS e PubMed, com data de publicação de 2014-2019. Resultados: Da pesquisa resultaram seis artigos com abordagem quantitativa. A intervenção psicoeducacional permite economizar tempo, proporciona um incremento do conhecimento e uma atenuação da sintomatologia depressiva a curto e longo prazo. No que diz respeito à eficácia da intervenção psicoeducacional na pessoa com sintomatologia ansiosa os resultados são mais modestos. Conclusão: Os profissionais devem ter em conta que a vivência da sintomatologia depressiva e ansiosa por parte da pessoa pode ser evitada, gerida e tratada e que a intervenção psicoeducativa é uma intervenção terapêutica aconselhada
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