As tarefas de busca visual da cor na avaliação perceção visual: um estudo exploratório com crianças com e sem necessidades educativas especiais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Filipe, Ana Elisabete Chora
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/16681
Resumo: A presente investigação traduziu-se na exploração da utilização das tarefas de busca visual na avaliação da perceção da cor em crianças, procurando saber se é possível objetivar algum dos construtos da felicidade. Para isso, partiu-se do pressuposto de que a busca visual dijuntiva da cor é uma medida objetiva que permite indagar acerca do funcionamento mental (e.g., Fodor, 1985; Treisman, 1986, 1999; Colaço, 2005) e este, por sua vez, um indicador do bem estar subjetivo, como constructo da felicidade. Admitindo que a cor é uma característica que é processada de forma paralela, autónoma e pré-atentivamente, sendo apenas integrada numa fase posterior (Treisman & Gelade, 1980; Treisman, 1986; Wolfe, 1998), foram levadas a cabo duas experiências cujo objetivo era detetar o alvo entre distratores, presentes em cenários visuais digitais. Para a primeira experiência, utilizaram-se as assimetrias (Theeuwes, 1991; Treisman & Gormican, 1988; Wolfe, 2001) das cores azul e amarelo (pertencentes ao mesmo canal cor-oponente) e para a segunda experiência, utilizaram-se as cores verde e azul (pertencentes a diferentes pares cor-oponente). A amostra, por conveniência e exploratória, foi constituída por 38 crianças de ambos os sexos (n = 38), entre os 6 e os 12 anos de idade (M = 9 anos), residentes no distrito de Santarém e que constituíram dois grupos: um grupo reuniu as crianças que beneficiavam de programas educativos especiais, dado estarem abrangidos pelo decreto lei nº 3/2008, de 7 janeiro, e um segundo grupo, onde as crianças não beneficiavam de qualquer apoio no que diz respeito à adaptação de currículos específicos, logo, sem necessidades educativas especiais. Os resultados do modelo geral linear de medidas repetidas não mostraram diferenças significativas entre os grupos, mostrando apenas diferenças significativas dos tempos de reação médios no que ao processamento da cor diz respeito, independentemente do grupo a que pertenciam as crianças. Pode-se pensar que nas crianças com necessidades educativas especiais, a intervenção implícita no processo permitiu que o processamento de informação cor atingisse os tempos de reação esperados ou que as crianças com necessidades educativas especiais não apresentam dificuldades cognitivas de base; The visual color search tasks in the evaluation of visual perception: An exploratory study with children with and without special educational needs Abstract: This research resulted in the exploration of the use of visual search tasks in evaluating the perception of color in children, in order to know whether it is possible to objectify any happiness constructs. Therefore, we start with the assumption that the disjunctive visual color search is an objective measure that allows us to question the mental functioning (eg, Fodor, 1985; Treisman, 1986, 1999; Colaco, 2005) and this in turn, is an indicator of subjective well-being, and happiness of the construct. Assuming that the color is a feature that is processed in parallel, separate and pre-attentively and only integrated at a later stage (Treisman & Gelade, 1980; Treisman, 1986; Wolfe, 1998) two experiments were performed, of which the aim was to detect the target among distractors present in digital visual scenarios. For the first experiment, the asymmetries (Theeuwes, 1991; Treisman & Gormican, 1988; Wolfe, 2001) of blue and yellow colors (belonging to the same color-opposing channel) were used and for the second experiment, the green and blue colors (belonging to different color-opponent pairs) were used. The sample for convenience and exploratory, consisted of 38 children of both sexes (n = 38) between 6 and 12 years old (M = 9 years), residing in the district of Santarem, constituting two groups: one with children benefiting from special educational programs, and a second group, with children without special educational needs. The results of the general linear model for repeated measures showed no significant differences between groups, showing only significant differences in average reaction times in relation to the color processing, regardless of the group the children belonged to. One might think that in children with special educational needs, the implied intervention of the process allowed the color information process to reach the expected reaction times, or that children with special needs do not have basic cognitive difficulties.
id RCAP_6414a296850d0bf45f207ac7307b7a91
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/16681
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling As tarefas de busca visual da cor na avaliação perceção visual: um estudo exploratório com crianças com e sem necessidades educativas especiaisBusca visual dijuntivaPerceção visualCorFelicidadeDisjunctive visual searchVisual perceptionColorHappinessA presente investigação traduziu-se na exploração da utilização das tarefas de busca visual na avaliação da perceção da cor em crianças, procurando saber se é possível objetivar algum dos construtos da felicidade. Para isso, partiu-se do pressuposto de que a busca visual dijuntiva da cor é uma medida objetiva que permite indagar acerca do funcionamento mental (e.g., Fodor, 1985; Treisman, 1986, 1999; Colaço, 2005) e este, por sua vez, um indicador do bem estar subjetivo, como constructo da felicidade. Admitindo que a cor é uma característica que é processada de forma paralela, autónoma e pré-atentivamente, sendo apenas integrada numa fase posterior (Treisman & Gelade, 1980; Treisman, 1986; Wolfe, 1998), foram levadas a cabo duas experiências cujo objetivo era detetar o alvo entre distratores, presentes em cenários visuais digitais. Para a primeira experiência, utilizaram-se as assimetrias (Theeuwes, 1991; Treisman & Gormican, 1988; Wolfe, 2001) das cores azul e amarelo (pertencentes ao mesmo canal cor-oponente) e para a segunda experiência, utilizaram-se as cores verde e azul (pertencentes a diferentes pares cor-oponente). A amostra, por conveniência e exploratória, foi constituída por 38 crianças de ambos os sexos (n = 38), entre os 6 e os 12 anos de idade (M = 9 anos), residentes no distrito de Santarém e que constituíram dois grupos: um grupo reuniu as crianças que beneficiavam de programas educativos especiais, dado estarem abrangidos pelo decreto lei nº 3/2008, de 7 janeiro, e um segundo grupo, onde as crianças não beneficiavam de qualquer apoio no que diz respeito à adaptação de currículos específicos, logo, sem necessidades educativas especiais. Os resultados do modelo geral linear de medidas repetidas não mostraram diferenças significativas entre os grupos, mostrando apenas diferenças significativas dos tempos de reação médios no que ao processamento da cor diz respeito, independentemente do grupo a que pertenciam as crianças. Pode-se pensar que nas crianças com necessidades educativas especiais, a intervenção implícita no processo permitiu que o processamento de informação cor atingisse os tempos de reação esperados ou que as crianças com necessidades educativas especiais não apresentam dificuldades cognitivas de base; The visual color search tasks in the evaluation of visual perception: An exploratory study with children with and without special educational needs Abstract: This research resulted in the exploration of the use of visual search tasks in evaluating the perception of color in children, in order to know whether it is possible to objectify any happiness constructs. Therefore, we start with the assumption that the disjunctive visual color search is an objective measure that allows us to question the mental functioning (eg, Fodor, 1985; Treisman, 1986, 1999; Colaco, 2005) and this in turn, is an indicator of subjective well-being, and happiness of the construct. Assuming that the color is a feature that is processed in parallel, separate and pre-attentively and only integrated at a later stage (Treisman & Gelade, 1980; Treisman, 1986; Wolfe, 1998) two experiments were performed, of which the aim was to detect the target among distractors present in digital visual scenarios. For the first experiment, the asymmetries (Theeuwes, 1991; Treisman & Gormican, 1988; Wolfe, 2001) of blue and yellow colors (belonging to the same color-opposing channel) were used and for the second experiment, the green and blue colors (belonging to different color-opponent pairs) were used. The sample for convenience and exploratory, consisted of 38 children of both sexes (n = 38) between 6 and 12 years old (M = 9 years), residing in the district of Santarem, constituting two groups: one with children benefiting from special educational programs, and a second group, with children without special educational needs. The results of the general linear model for repeated measures showed no significant differences between groups, showing only significant differences in average reaction times in relation to the color processing, regardless of the group the children belonged to. One might think that in children with special educational needs, the implied intervention of the process allowed the color information process to reach the expected reaction times, or that children with special needs do not have basic cognitive difficulties.Universidade de Évora2016-01-18T11:26:17Z2016-01-182015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/16681http://hdl.handle.net/10174/16681TID:201068486porDepartamento de Psicologiaelisabetechora@gmail.com684Filipe, Ana Elisabete Chorainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:03:50Zoai:dspace.uevora.pt:10174/16681Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:09:04.602197Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv As tarefas de busca visual da cor na avaliação perceção visual: um estudo exploratório com crianças com e sem necessidades educativas especiais
title As tarefas de busca visual da cor na avaliação perceção visual: um estudo exploratório com crianças com e sem necessidades educativas especiais
spellingShingle As tarefas de busca visual da cor na avaliação perceção visual: um estudo exploratório com crianças com e sem necessidades educativas especiais
Filipe, Ana Elisabete Chora
Busca visual dijuntiva
Perceção visual
Cor
Felicidade
Disjunctive visual search
Visual perception
Color
Happiness
title_short As tarefas de busca visual da cor na avaliação perceção visual: um estudo exploratório com crianças com e sem necessidades educativas especiais
title_full As tarefas de busca visual da cor na avaliação perceção visual: um estudo exploratório com crianças com e sem necessidades educativas especiais
title_fullStr As tarefas de busca visual da cor na avaliação perceção visual: um estudo exploratório com crianças com e sem necessidades educativas especiais
title_full_unstemmed As tarefas de busca visual da cor na avaliação perceção visual: um estudo exploratório com crianças com e sem necessidades educativas especiais
title_sort As tarefas de busca visual da cor na avaliação perceção visual: um estudo exploratório com crianças com e sem necessidades educativas especiais
author Filipe, Ana Elisabete Chora
author_facet Filipe, Ana Elisabete Chora
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Filipe, Ana Elisabete Chora
dc.subject.por.fl_str_mv Busca visual dijuntiva
Perceção visual
Cor
Felicidade
Disjunctive visual search
Visual perception
Color
Happiness
topic Busca visual dijuntiva
Perceção visual
Cor
Felicidade
Disjunctive visual search
Visual perception
Color
Happiness
description A presente investigação traduziu-se na exploração da utilização das tarefas de busca visual na avaliação da perceção da cor em crianças, procurando saber se é possível objetivar algum dos construtos da felicidade. Para isso, partiu-se do pressuposto de que a busca visual dijuntiva da cor é uma medida objetiva que permite indagar acerca do funcionamento mental (e.g., Fodor, 1985; Treisman, 1986, 1999; Colaço, 2005) e este, por sua vez, um indicador do bem estar subjetivo, como constructo da felicidade. Admitindo que a cor é uma característica que é processada de forma paralela, autónoma e pré-atentivamente, sendo apenas integrada numa fase posterior (Treisman & Gelade, 1980; Treisman, 1986; Wolfe, 1998), foram levadas a cabo duas experiências cujo objetivo era detetar o alvo entre distratores, presentes em cenários visuais digitais. Para a primeira experiência, utilizaram-se as assimetrias (Theeuwes, 1991; Treisman & Gormican, 1988; Wolfe, 2001) das cores azul e amarelo (pertencentes ao mesmo canal cor-oponente) e para a segunda experiência, utilizaram-se as cores verde e azul (pertencentes a diferentes pares cor-oponente). A amostra, por conveniência e exploratória, foi constituída por 38 crianças de ambos os sexos (n = 38), entre os 6 e os 12 anos de idade (M = 9 anos), residentes no distrito de Santarém e que constituíram dois grupos: um grupo reuniu as crianças que beneficiavam de programas educativos especiais, dado estarem abrangidos pelo decreto lei nº 3/2008, de 7 janeiro, e um segundo grupo, onde as crianças não beneficiavam de qualquer apoio no que diz respeito à adaptação de currículos específicos, logo, sem necessidades educativas especiais. Os resultados do modelo geral linear de medidas repetidas não mostraram diferenças significativas entre os grupos, mostrando apenas diferenças significativas dos tempos de reação médios no que ao processamento da cor diz respeito, independentemente do grupo a que pertenciam as crianças. Pode-se pensar que nas crianças com necessidades educativas especiais, a intervenção implícita no processo permitiu que o processamento de informação cor atingisse os tempos de reação esperados ou que as crianças com necessidades educativas especiais não apresentam dificuldades cognitivas de base; The visual color search tasks in the evaluation of visual perception: An exploratory study with children with and without special educational needs Abstract: This research resulted in the exploration of the use of visual search tasks in evaluating the perception of color in children, in order to know whether it is possible to objectify any happiness constructs. Therefore, we start with the assumption that the disjunctive visual color search is an objective measure that allows us to question the mental functioning (eg, Fodor, 1985; Treisman, 1986, 1999; Colaco, 2005) and this in turn, is an indicator of subjective well-being, and happiness of the construct. Assuming that the color is a feature that is processed in parallel, separate and pre-attentively and only integrated at a later stage (Treisman & Gelade, 1980; Treisman, 1986; Wolfe, 1998) two experiments were performed, of which the aim was to detect the target among distractors present in digital visual scenarios. For the first experiment, the asymmetries (Theeuwes, 1991; Treisman & Gormican, 1988; Wolfe, 2001) of blue and yellow colors (belonging to the same color-opposing channel) were used and for the second experiment, the green and blue colors (belonging to different color-opponent pairs) were used. The sample for convenience and exploratory, consisted of 38 children of both sexes (n = 38) between 6 and 12 years old (M = 9 years), residing in the district of Santarem, constituting two groups: one with children benefiting from special educational programs, and a second group, with children without special educational needs. The results of the general linear model for repeated measures showed no significant differences between groups, showing only significant differences in average reaction times in relation to the color processing, regardless of the group the children belonged to. One might think that in children with special educational needs, the implied intervention of the process allowed the color information process to reach the expected reaction times, or that children with special needs do not have basic cognitive difficulties.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-01-01T00:00:00Z
2016-01-18T11:26:17Z
2016-01-18
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/16681
http://hdl.handle.net/10174/16681
TID:201068486
url http://hdl.handle.net/10174/16681
identifier_str_mv TID:201068486
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Psicologia
elisabetechora@gmail.com
684
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136573248241664