Diferenças desenvolvimentais entre estudantes que solicitam e não solicitam apoio psicológico/psiquiátrico
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Data de Publicação: | 2000 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492000000200007 |
Resumo: | A construção da autonomia, a capacidade para estabelecer relações amorosas, a consolidação da auto-estima são tarefas desenvolvimentais do fim da adolescência e início da idade adulta. Às dificuldades na resolução destas tarefas está frequentemente associado o humor depressivo. Este estudo analisa as diferenças entre jovens que solicitaram ou que não solicitaram apoio psicológico/psiquiátrico no último ano, no grau de resolução daquelas tarefas e no nível de humor depressivo. Para tal, duas escalas de avaliação da construção da autonomia, três escalas de avaliação da capacidade para estabelecer relações amorosas, todas construídas pelos autores, bem como a escala de auto-estima global de Rosenberg e a escala de depressão de Zung foram aplicadas a uma amostra de 525 estudantes de diversos estabelecimentos de Ensino Superior de Lisboa. Os resultados mostram a existência de diferenças significativas em todas aquelas variáveis. Sào analisadas as implicações para a intervenção psicológica com estudantes universitários. |
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Diferenças desenvolvimentais entre estudantes que solicitam e não solicitam apoio psicológico/psiquiátricoAconselhamentodesenvolvimentoestudantes universitáriosA construção da autonomia, a capacidade para estabelecer relações amorosas, a consolidação da auto-estima são tarefas desenvolvimentais do fim da adolescência e início da idade adulta. Às dificuldades na resolução destas tarefas está frequentemente associado o humor depressivo. Este estudo analisa as diferenças entre jovens que solicitaram ou que não solicitaram apoio psicológico/psiquiátrico no último ano, no grau de resolução daquelas tarefas e no nível de humor depressivo. Para tal, duas escalas de avaliação da construção da autonomia, três escalas de avaliação da capacidade para estabelecer relações amorosas, todas construídas pelos autores, bem como a escala de auto-estima global de Rosenberg e a escala de depressão de Zung foram aplicadas a uma amostra de 525 estudantes de diversos estabelecimentos de Ensino Superior de Lisboa. Os resultados mostram a existência de diferenças significativas em todas aquelas variáveis. Sào analisadas as implicações para a intervenção psicológica com estudantes universitários.Associação Portuguesa de Psicologia (APP)Edições Colibri2000-07-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492000000200007Psicologia v.14 n.2 2000reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492000000200007Dias,Graça FigueiredoFontaine,Anne Marieinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T17:13:28Zoai:scielo:S0874-20492000000200007Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:23:47.071674Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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