Produção escrita no 1º ciclo:espelho da formação de professores?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Azevedo, Roberto
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Teixeira, Madalena
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.15/684
Resumo: A necessidade de melhorar o ensino do Português na educação básica está solidamente fundamentada nos resultados de todos os projetos internacionais em que Portugal participou, nos estudos nacionais e nos relatórios nacionais das Provas de Aferição. Neste contexto, os cursos de formação inicial e a formação contínua de professores assumem um papel preponderante na preparação para a docência dos professores. O estudo que se propõe tem como principal objetivo compreender em que medida a formação profissional inicial e contínua dos professores influencia a produção escrita nos alunos do 1º ciclo. Embora este estudo ainda se encontre em fase de realização, podemos adiantar que a formação profissional dos docentes permitiu uma maior diversidade e qualidade das suas práticas levando, consequentemente, a melhores aprendizagens dos alunos.
id RCAP_64229b90670dabb3b5aed90282af6c5f
oai_identifier_str oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/684
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Produção escrita no 1º ciclo:espelho da formação de professores?Writing at the first learning cycle a reflex of teaching training programs ?Formação de professoresLíngua portuguesaEnsinoEscritaTeaching trainingPortuguese languageTeachingWritingA necessidade de melhorar o ensino do Português na educação básica está solidamente fundamentada nos resultados de todos os projetos internacionais em que Portugal participou, nos estudos nacionais e nos relatórios nacionais das Provas de Aferição. Neste contexto, os cursos de formação inicial e a formação contínua de professores assumem um papel preponderante na preparação para a docência dos professores. O estudo que se propõe tem como principal objetivo compreender em que medida a formação profissional inicial e contínua dos professores influencia a produção escrita nos alunos do 1º ciclo. Embora este estudo ainda se encontre em fase de realização, podemos adiantar que a formação profissional dos docentes permitiu uma maior diversidade e qualidade das suas práticas levando, consequentemente, a melhores aprendizagens dos alunos.Universidade Federal de Santa CatarinaRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémAzevedo, RobertoTeixeira, Madalena2012-08-07T09:57:32Z2011-012011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/684porAzevedo,R, & Teixeira,M. (2011). Produção escrita no 1º ciclo:espelho da formação de professores?. Forum Linguístico, 8(1),23-39. doi:10.5007/1984-84121984-8412info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:29:41Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/684Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:53:11.488326Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Produção escrita no 1º ciclo:espelho da formação de professores?
Writing at the first learning cycle a reflex of teaching training programs ?
title Produção escrita no 1º ciclo:espelho da formação de professores?
spellingShingle Produção escrita no 1º ciclo:espelho da formação de professores?
Azevedo, Roberto
Formação de professores
Língua portuguesa
Ensino
Escrita
Teaching training
Portuguese language
Teaching
Writing
title_short Produção escrita no 1º ciclo:espelho da formação de professores?
title_full Produção escrita no 1º ciclo:espelho da formação de professores?
title_fullStr Produção escrita no 1º ciclo:espelho da formação de professores?
title_full_unstemmed Produção escrita no 1º ciclo:espelho da formação de professores?
title_sort Produção escrita no 1º ciclo:espelho da formação de professores?
author Azevedo, Roberto
author_facet Azevedo, Roberto
Teixeira, Madalena
author_role author
author2 Teixeira, Madalena
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém
dc.contributor.author.fl_str_mv Azevedo, Roberto
Teixeira, Madalena
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Língua portuguesa
Ensino
Escrita
Teaching training
Portuguese language
Teaching
Writing
topic Formação de professores
Língua portuguesa
Ensino
Escrita
Teaching training
Portuguese language
Teaching
Writing
description A necessidade de melhorar o ensino do Português na educação básica está solidamente fundamentada nos resultados de todos os projetos internacionais em que Portugal participou, nos estudos nacionais e nos relatórios nacionais das Provas de Aferição. Neste contexto, os cursos de formação inicial e a formação contínua de professores assumem um papel preponderante na preparação para a docência dos professores. O estudo que se propõe tem como principal objetivo compreender em que medida a formação profissional inicial e contínua dos professores influencia a produção escrita nos alunos do 1º ciclo. Embora este estudo ainda se encontre em fase de realização, podemos adiantar que a formação profissional dos docentes permitiu uma maior diversidade e qualidade das suas práticas levando, consequentemente, a melhores aprendizagens dos alunos.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-01
2011-01-01T00:00:00Z
2012-08-07T09:57:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.15/684
url http://hdl.handle.net/10400.15/684
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Azevedo,R, & Teixeira,M. (2011). Produção escrita no 1º ciclo:espelho da formação de professores?. Forum Linguístico, 8(1),23-39. doi:10.5007/1984-8412
1984-8412
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137023613730816