Produção escrita no 1º ciclo:espelho da formação de professores?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.15/684 |
Resumo: | A necessidade de melhorar o ensino do Português na educação básica está solidamente fundamentada nos resultados de todos os projetos internacionais em que Portugal participou, nos estudos nacionais e nos relatórios nacionais das Provas de Aferição. Neste contexto, os cursos de formação inicial e a formação contínua de professores assumem um papel preponderante na preparação para a docência dos professores. O estudo que se propõe tem como principal objetivo compreender em que medida a formação profissional inicial e contínua dos professores influencia a produção escrita nos alunos do 1º ciclo. Embora este estudo ainda se encontre em fase de realização, podemos adiantar que a formação profissional dos docentes permitiu uma maior diversidade e qualidade das suas práticas levando, consequentemente, a melhores aprendizagens dos alunos. |
id |
RCAP_64229b90670dabb3b5aed90282af6c5f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/684 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Produção escrita no 1º ciclo:espelho da formação de professores?Writing at the first learning cycle a reflex of teaching training programs ?Formação de professoresLíngua portuguesaEnsinoEscritaTeaching trainingPortuguese languageTeachingWritingA necessidade de melhorar o ensino do Português na educação básica está solidamente fundamentada nos resultados de todos os projetos internacionais em que Portugal participou, nos estudos nacionais e nos relatórios nacionais das Provas de Aferição. Neste contexto, os cursos de formação inicial e a formação contínua de professores assumem um papel preponderante na preparação para a docência dos professores. O estudo que se propõe tem como principal objetivo compreender em que medida a formação profissional inicial e contínua dos professores influencia a produção escrita nos alunos do 1º ciclo. Embora este estudo ainda se encontre em fase de realização, podemos adiantar que a formação profissional dos docentes permitiu uma maior diversidade e qualidade das suas práticas levando, consequentemente, a melhores aprendizagens dos alunos.Universidade Federal de Santa CatarinaRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémAzevedo, RobertoTeixeira, Madalena2012-08-07T09:57:32Z2011-012011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/684porAzevedo,R, & Teixeira,M. (2011). Produção escrita no 1º ciclo:espelho da formação de professores?. Forum Linguístico, 8(1),23-39. doi:10.5007/1984-84121984-8412info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:29:41Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/684Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:53:11.488326Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Produção escrita no 1º ciclo:espelho da formação de professores? Writing at the first learning cycle a reflex of teaching training programs ? |
title |
Produção escrita no 1º ciclo:espelho da formação de professores? |
spellingShingle |
Produção escrita no 1º ciclo:espelho da formação de professores? Azevedo, Roberto Formação de professores Língua portuguesa Ensino Escrita Teaching training Portuguese language Teaching Writing |
title_short |
Produção escrita no 1º ciclo:espelho da formação de professores? |
title_full |
Produção escrita no 1º ciclo:espelho da formação de professores? |
title_fullStr |
Produção escrita no 1º ciclo:espelho da formação de professores? |
title_full_unstemmed |
Produção escrita no 1º ciclo:espelho da formação de professores? |
title_sort |
Produção escrita no 1º ciclo:espelho da formação de professores? |
author |
Azevedo, Roberto |
author_facet |
Azevedo, Roberto Teixeira, Madalena |
author_role |
author |
author2 |
Teixeira, Madalena |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Azevedo, Roberto Teixeira, Madalena |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de professores Língua portuguesa Ensino Escrita Teaching training Portuguese language Teaching Writing |
topic |
Formação de professores Língua portuguesa Ensino Escrita Teaching training Portuguese language Teaching Writing |
description |
A necessidade de melhorar o ensino do Português na educação básica está solidamente fundamentada nos resultados de todos os projetos internacionais em que Portugal participou, nos estudos nacionais e nos relatórios nacionais das Provas de Aferição. Neste contexto, os cursos de formação inicial e a formação contínua de professores assumem um papel preponderante na preparação para a docência dos professores. O estudo que se propõe tem como principal objetivo compreender em que medida a formação profissional inicial e contínua dos professores influencia a produção escrita nos alunos do 1º ciclo. Embora este estudo ainda se encontre em fase de realização, podemos adiantar que a formação profissional dos docentes permitiu uma maior diversidade e qualidade das suas práticas levando, consequentemente, a melhores aprendizagens dos alunos. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-01 2011-01-01T00:00:00Z 2012-08-07T09:57:32Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.15/684 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.15/684 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Azevedo,R, & Teixeira,M. (2011). Produção escrita no 1º ciclo:espelho da formação de professores?. Forum Linguístico, 8(1),23-39. doi:10.5007/1984-8412 1984-8412 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Catarina |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137023613730816 |