A motivação dos alunos do ensino secundário para a prática da educação física escolar: estudo comparativo entre os alunos do ensino científico, humanístico e os alunos do ensino profissional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinheiro, Vera Moreira
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/6866
Resumo: A motivação é um fator fundamental para que ocorra a aprendizagem e para que o sucesso seja atingido nas aulas de educação física. Este estudo está inserido no âmbito da psicologia do desporto na temática da motivação. Com o intuito de verificar e comparar os fatores de motivação para as aulas de educação física dos alunos do secundário, pertencentes a dois grupos de cursos com diferentes finalidades, os cursos Científico – Humanísticos, vocacionados para o prosseguimento de estudos de nível superior, e os cursos Profissionais, vocacionados para o desenvolvimento de competências para o exercício de uma profissão, a presente investigação utilizou QMAD, adaptado por Serpa e Frias (1990) tendo a amostra sido composta por 60 alunos (30 alunos pertencentes aos cursos Científicos e 30 alunos pertencentes aos cursos Profissionais, sendo de cada curso, 15 inquiridos do sexo feminino e 15 do sexo masculino). Recorreu-se à estatística descritiva (frequências, médias e desvio padrão), ao teste Kolmogorov Smirnov, Qui-Quadrado e ao teste de Mann-Whitney. O grau de significância utilizado foi de 0,05. Constatou-se que os motivos “estar em boa condição física”, “fazer exercício” e “trabalhar em equipa”, são os eleitos na escala de maior importância dos alunos inquiridos, contrariamente aos motivos relativos à dimensão “Estatuto” que foram considerados com menor grau de importância para a prática da educação física. Quando comparados os motivos dos diferentes cursos, as variáveis “melhorar as capacidades técnicas” e “receber prémios”, foram a preferência dos cursos profissionais, contrariamente aos cursos científicos que nomearam os motivos: “libertar a tensão”, “pretexto para sair de casa” e “estar em boa condição física” como os mais importantes. De salientar também, é o facto dos rapazes dos cursos profissionais serem mais vocacionados para a vertente competitiva, uma vez que na análise das dimensões do QMAD, este resultado foi estatisticamente significativo comparativamente aos rapazes do ensino científico.
id RCAP_6429758a32a2e08a1d19bf2b1f730e08
oai_identifier_str oai:repositorio.utad.pt:10348/6866
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A motivação dos alunos do ensino secundário para a prática da educação física escolar: estudo comparativo entre os alunos do ensino científico, humanístico e os alunos do ensino profissionalEducação físicaAlunosMotivaçãoEnsino secundárioEstágios pedagógicosA motivação é um fator fundamental para que ocorra a aprendizagem e para que o sucesso seja atingido nas aulas de educação física. Este estudo está inserido no âmbito da psicologia do desporto na temática da motivação. Com o intuito de verificar e comparar os fatores de motivação para as aulas de educação física dos alunos do secundário, pertencentes a dois grupos de cursos com diferentes finalidades, os cursos Científico – Humanísticos, vocacionados para o prosseguimento de estudos de nível superior, e os cursos Profissionais, vocacionados para o desenvolvimento de competências para o exercício de uma profissão, a presente investigação utilizou QMAD, adaptado por Serpa e Frias (1990) tendo a amostra sido composta por 60 alunos (30 alunos pertencentes aos cursos Científicos e 30 alunos pertencentes aos cursos Profissionais, sendo de cada curso, 15 inquiridos do sexo feminino e 15 do sexo masculino). Recorreu-se à estatística descritiva (frequências, médias e desvio padrão), ao teste Kolmogorov Smirnov, Qui-Quadrado e ao teste de Mann-Whitney. O grau de significância utilizado foi de 0,05. Constatou-se que os motivos “estar em boa condição física”, “fazer exercício” e “trabalhar em equipa”, são os eleitos na escala de maior importância dos alunos inquiridos, contrariamente aos motivos relativos à dimensão “Estatuto” que foram considerados com menor grau de importância para a prática da educação física. Quando comparados os motivos dos diferentes cursos, as variáveis “melhorar as capacidades técnicas” e “receber prémios”, foram a preferência dos cursos profissionais, contrariamente aos cursos científicos que nomearam os motivos: “libertar a tensão”, “pretexto para sair de casa” e “estar em boa condição física” como os mais importantes. De salientar também, é o facto dos rapazes dos cursos profissionais serem mais vocacionados para a vertente competitiva, uma vez que na análise das dimensões do QMAD, este resultado foi estatisticamente significativo comparativamente aos rapazes do ensino científico.2016-11-18T14:35:26Z2016-11-18T00:00:00Z2016-11-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/6866porPinheiro, Vera Moreirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T13:00:28Zoai:repositorio.utad.pt:10348/6866Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:07:10.101519Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A motivação dos alunos do ensino secundário para a prática da educação física escolar: estudo comparativo entre os alunos do ensino científico, humanístico e os alunos do ensino profissional
title A motivação dos alunos do ensino secundário para a prática da educação física escolar: estudo comparativo entre os alunos do ensino científico, humanístico e os alunos do ensino profissional
spellingShingle A motivação dos alunos do ensino secundário para a prática da educação física escolar: estudo comparativo entre os alunos do ensino científico, humanístico e os alunos do ensino profissional
Pinheiro, Vera Moreira
Educação física
Alunos
Motivação
Ensino secundário
Estágios pedagógicos
title_short A motivação dos alunos do ensino secundário para a prática da educação física escolar: estudo comparativo entre os alunos do ensino científico, humanístico e os alunos do ensino profissional
title_full A motivação dos alunos do ensino secundário para a prática da educação física escolar: estudo comparativo entre os alunos do ensino científico, humanístico e os alunos do ensino profissional
title_fullStr A motivação dos alunos do ensino secundário para a prática da educação física escolar: estudo comparativo entre os alunos do ensino científico, humanístico e os alunos do ensino profissional
title_full_unstemmed A motivação dos alunos do ensino secundário para a prática da educação física escolar: estudo comparativo entre os alunos do ensino científico, humanístico e os alunos do ensino profissional
title_sort A motivação dos alunos do ensino secundário para a prática da educação física escolar: estudo comparativo entre os alunos do ensino científico, humanístico e os alunos do ensino profissional
author Pinheiro, Vera Moreira
author_facet Pinheiro, Vera Moreira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinheiro, Vera Moreira
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física
Alunos
Motivação
Ensino secundário
Estágios pedagógicos
topic Educação física
Alunos
Motivação
Ensino secundário
Estágios pedagógicos
description A motivação é um fator fundamental para que ocorra a aprendizagem e para que o sucesso seja atingido nas aulas de educação física. Este estudo está inserido no âmbito da psicologia do desporto na temática da motivação. Com o intuito de verificar e comparar os fatores de motivação para as aulas de educação física dos alunos do secundário, pertencentes a dois grupos de cursos com diferentes finalidades, os cursos Científico – Humanísticos, vocacionados para o prosseguimento de estudos de nível superior, e os cursos Profissionais, vocacionados para o desenvolvimento de competências para o exercício de uma profissão, a presente investigação utilizou QMAD, adaptado por Serpa e Frias (1990) tendo a amostra sido composta por 60 alunos (30 alunos pertencentes aos cursos Científicos e 30 alunos pertencentes aos cursos Profissionais, sendo de cada curso, 15 inquiridos do sexo feminino e 15 do sexo masculino). Recorreu-se à estatística descritiva (frequências, médias e desvio padrão), ao teste Kolmogorov Smirnov, Qui-Quadrado e ao teste de Mann-Whitney. O grau de significância utilizado foi de 0,05. Constatou-se que os motivos “estar em boa condição física”, “fazer exercício” e “trabalhar em equipa”, são os eleitos na escala de maior importância dos alunos inquiridos, contrariamente aos motivos relativos à dimensão “Estatuto” que foram considerados com menor grau de importância para a prática da educação física. Quando comparados os motivos dos diferentes cursos, as variáveis “melhorar as capacidades técnicas” e “receber prémios”, foram a preferência dos cursos profissionais, contrariamente aos cursos científicos que nomearam os motivos: “libertar a tensão”, “pretexto para sair de casa” e “estar em boa condição física” como os mais importantes. De salientar também, é o facto dos rapazes dos cursos profissionais serem mais vocacionados para a vertente competitiva, uma vez que na análise das dimensões do QMAD, este resultado foi estatisticamente significativo comparativamente aos rapazes do ensino científico.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-11-18T14:35:26Z
2016-11-18T00:00:00Z
2016-11-18
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10348/6866
url http://hdl.handle.net/10348/6866
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137160287223808