A motivação dos alunos do ensino secundário para a prática da educação física escolar: estudo comparativo entre os alunos do ensino científico, humanístico e os alunos do ensino profissional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/6866 |
Resumo: | A motivação é um fator fundamental para que ocorra a aprendizagem e para que o sucesso seja atingido nas aulas de educação física. Este estudo está inserido no âmbito da psicologia do desporto na temática da motivação. Com o intuito de verificar e comparar os fatores de motivação para as aulas de educação física dos alunos do secundário, pertencentes a dois grupos de cursos com diferentes finalidades, os cursos Científico – Humanísticos, vocacionados para o prosseguimento de estudos de nível superior, e os cursos Profissionais, vocacionados para o desenvolvimento de competências para o exercício de uma profissão, a presente investigação utilizou QMAD, adaptado por Serpa e Frias (1990) tendo a amostra sido composta por 60 alunos (30 alunos pertencentes aos cursos Científicos e 30 alunos pertencentes aos cursos Profissionais, sendo de cada curso, 15 inquiridos do sexo feminino e 15 do sexo masculino). Recorreu-se à estatística descritiva (frequências, médias e desvio padrão), ao teste Kolmogorov Smirnov, Qui-Quadrado e ao teste de Mann-Whitney. O grau de significância utilizado foi de 0,05. Constatou-se que os motivos “estar em boa condição física”, “fazer exercício” e “trabalhar em equipa”, são os eleitos na escala de maior importância dos alunos inquiridos, contrariamente aos motivos relativos à dimensão “Estatuto” que foram considerados com menor grau de importância para a prática da educação física. Quando comparados os motivos dos diferentes cursos, as variáveis “melhorar as capacidades técnicas” e “receber prémios”, foram a preferência dos cursos profissionais, contrariamente aos cursos científicos que nomearam os motivos: “libertar a tensão”, “pretexto para sair de casa” e “estar em boa condição física” como os mais importantes. De salientar também, é o facto dos rapazes dos cursos profissionais serem mais vocacionados para a vertente competitiva, uma vez que na análise das dimensões do QMAD, este resultado foi estatisticamente significativo comparativamente aos rapazes do ensino científico. |
id |
RCAP_6429758a32a2e08a1d19bf2b1f730e08 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.utad.pt:10348/6866 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A motivação dos alunos do ensino secundário para a prática da educação física escolar: estudo comparativo entre os alunos do ensino científico, humanístico e os alunos do ensino profissionalEducação físicaAlunosMotivaçãoEnsino secundárioEstágios pedagógicosA motivação é um fator fundamental para que ocorra a aprendizagem e para que o sucesso seja atingido nas aulas de educação física. Este estudo está inserido no âmbito da psicologia do desporto na temática da motivação. Com o intuito de verificar e comparar os fatores de motivação para as aulas de educação física dos alunos do secundário, pertencentes a dois grupos de cursos com diferentes finalidades, os cursos Científico – Humanísticos, vocacionados para o prosseguimento de estudos de nível superior, e os cursos Profissionais, vocacionados para o desenvolvimento de competências para o exercício de uma profissão, a presente investigação utilizou QMAD, adaptado por Serpa e Frias (1990) tendo a amostra sido composta por 60 alunos (30 alunos pertencentes aos cursos Científicos e 30 alunos pertencentes aos cursos Profissionais, sendo de cada curso, 15 inquiridos do sexo feminino e 15 do sexo masculino). Recorreu-se à estatística descritiva (frequências, médias e desvio padrão), ao teste Kolmogorov Smirnov, Qui-Quadrado e ao teste de Mann-Whitney. O grau de significância utilizado foi de 0,05. Constatou-se que os motivos “estar em boa condição física”, “fazer exercício” e “trabalhar em equipa”, são os eleitos na escala de maior importância dos alunos inquiridos, contrariamente aos motivos relativos à dimensão “Estatuto” que foram considerados com menor grau de importância para a prática da educação física. Quando comparados os motivos dos diferentes cursos, as variáveis “melhorar as capacidades técnicas” e “receber prémios”, foram a preferência dos cursos profissionais, contrariamente aos cursos científicos que nomearam os motivos: “libertar a tensão”, “pretexto para sair de casa” e “estar em boa condição física” como os mais importantes. De salientar também, é o facto dos rapazes dos cursos profissionais serem mais vocacionados para a vertente competitiva, uma vez que na análise das dimensões do QMAD, este resultado foi estatisticamente significativo comparativamente aos rapazes do ensino científico.2016-11-18T14:35:26Z2016-11-18T00:00:00Z2016-11-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/6866porPinheiro, Vera Moreirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T13:00:28Zoai:repositorio.utad.pt:10348/6866Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:07:10.101519Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A motivação dos alunos do ensino secundário para a prática da educação física escolar: estudo comparativo entre os alunos do ensino científico, humanístico e os alunos do ensino profissional |
title |
A motivação dos alunos do ensino secundário para a prática da educação física escolar: estudo comparativo entre os alunos do ensino científico, humanístico e os alunos do ensino profissional |
spellingShingle |
A motivação dos alunos do ensino secundário para a prática da educação física escolar: estudo comparativo entre os alunos do ensino científico, humanístico e os alunos do ensino profissional Pinheiro, Vera Moreira Educação física Alunos Motivação Ensino secundário Estágios pedagógicos |
title_short |
A motivação dos alunos do ensino secundário para a prática da educação física escolar: estudo comparativo entre os alunos do ensino científico, humanístico e os alunos do ensino profissional |
title_full |
A motivação dos alunos do ensino secundário para a prática da educação física escolar: estudo comparativo entre os alunos do ensino científico, humanístico e os alunos do ensino profissional |
title_fullStr |
A motivação dos alunos do ensino secundário para a prática da educação física escolar: estudo comparativo entre os alunos do ensino científico, humanístico e os alunos do ensino profissional |
title_full_unstemmed |
A motivação dos alunos do ensino secundário para a prática da educação física escolar: estudo comparativo entre os alunos do ensino científico, humanístico e os alunos do ensino profissional |
title_sort |
A motivação dos alunos do ensino secundário para a prática da educação física escolar: estudo comparativo entre os alunos do ensino científico, humanístico e os alunos do ensino profissional |
author |
Pinheiro, Vera Moreira |
author_facet |
Pinheiro, Vera Moreira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pinheiro, Vera Moreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação física Alunos Motivação Ensino secundário Estágios pedagógicos |
topic |
Educação física Alunos Motivação Ensino secundário Estágios pedagógicos |
description |
A motivação é um fator fundamental para que ocorra a aprendizagem e para que o sucesso seja atingido nas aulas de educação física. Este estudo está inserido no âmbito da psicologia do desporto na temática da motivação. Com o intuito de verificar e comparar os fatores de motivação para as aulas de educação física dos alunos do secundário, pertencentes a dois grupos de cursos com diferentes finalidades, os cursos Científico – Humanísticos, vocacionados para o prosseguimento de estudos de nível superior, e os cursos Profissionais, vocacionados para o desenvolvimento de competências para o exercício de uma profissão, a presente investigação utilizou QMAD, adaptado por Serpa e Frias (1990) tendo a amostra sido composta por 60 alunos (30 alunos pertencentes aos cursos Científicos e 30 alunos pertencentes aos cursos Profissionais, sendo de cada curso, 15 inquiridos do sexo feminino e 15 do sexo masculino). Recorreu-se à estatística descritiva (frequências, médias e desvio padrão), ao teste Kolmogorov Smirnov, Qui-Quadrado e ao teste de Mann-Whitney. O grau de significância utilizado foi de 0,05. Constatou-se que os motivos “estar em boa condição física”, “fazer exercício” e “trabalhar em equipa”, são os eleitos na escala de maior importância dos alunos inquiridos, contrariamente aos motivos relativos à dimensão “Estatuto” que foram considerados com menor grau de importância para a prática da educação física. Quando comparados os motivos dos diferentes cursos, as variáveis “melhorar as capacidades técnicas” e “receber prémios”, foram a preferência dos cursos profissionais, contrariamente aos cursos científicos que nomearam os motivos: “libertar a tensão”, “pretexto para sair de casa” e “estar em boa condição física” como os mais importantes. De salientar também, é o facto dos rapazes dos cursos profissionais serem mais vocacionados para a vertente competitiva, uma vez que na análise das dimensões do QMAD, este resultado foi estatisticamente significativo comparativamente aos rapazes do ensino científico. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-11-18T14:35:26Z 2016-11-18T00:00:00Z 2016-11-18 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10348/6866 |
url |
http://hdl.handle.net/10348/6866 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137160287223808 |