Compreender a importância da implementação de projetos de leitura por prazer, em contexto escolar, na formação de leitores voluntários
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11960/2592 |
Resumo: | O presente relatório apresenta o percurso pedagógico desenvolvido no contexto da Prática de Ensino Supervisionada (PES), no âmbito do Mestrado de ensino do 1.º ciclo do Ensino Básico de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º ciclo do Ensino Básico. A PES envolveu uma experiência em dois ciclos do Ensino Básico. Inicialmente, será efetuado o enquadramento das duas intervenções realizadas, seguindo-se a apresentação do estudo de investigação, realizado numa turma do 5º ano, na disciplina de Português, que apresenta como objetivo principal “Compreender a importância da implementação de projetos de leitura por prazer, em contexto escolar, na formação de leitores voluntários.” De forma a responder à problemática, foram formulados dois objetivos específicos: Analisar a evolução das representações da leitura, por parte de um grupo de alunos de 5º ano, ao longo de um ano de implementação do projeto “Leituras Partilhadas”; Conhecer o impacto do projeto “Leituras Partilhadas” ao nível do desenvolvimento do gosto pela leitura, em alunos do 2º ciclo do ensino básico. Este estudo seguiu uma metodologia de cariz qualitativo, sob forma de estudo de caso, tendo tido como instrumentos de recolha de dados a observação direta, o inquérito por questionário, o diário e a entrevista. Ao longo da aplicação do projeto observámos uma evolução do papel da leitura no quotidiano dos alunos. Com base nos resultados obtidos, podemos concluir que além de exequível, a aplicação de um projeto de leitura em sala de aula tem impacto muito benéfico nos alunos quer a curto, quer a médio e longo prazo. |
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O presente relatório apresenta o percurso pedagógico desenvolvido no contexto da Prática de Ensino Supervisionada (PES), no âmbito do Mestrado de ensino do 1.º ciclo do Ensino Básico de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º ciclo do Ensino Básico. A PES envolveu uma experiência em dois ciclos do Ensino Básico. Inicialmente, será efetuado o enquadramento das duas intervenções realizadas, seguindo-se a apresentação do estudo de investigação, realizado numa turma do 5º ano, na disciplina de Português, que apresenta como objetivo principal “Compreender a importância da implementação de projetos de leitura por prazer, em contexto escolar, na formação de leitores voluntários.” De forma a responder à problemática, foram formulados dois objetivos específicos: Analisar a evolução das representações da leitura, por parte de um grupo de alunos de 5º ano, ao longo de um ano de implementação do projeto “Leituras Partilhadas”; Conhecer o impacto do projeto “Leituras Partilhadas” ao nível do desenvolvimento do gosto pela leitura, em alunos do 2º ciclo do ensino básico. Este estudo seguiu uma metodologia de cariz qualitativo, sob forma de estudo de caso, tendo tido como instrumentos de recolha de dados a observação direta, o inquérito por questionário, o diário e a entrevista. Ao longo da aplicação do projeto observámos uma evolução do papel da leitura no quotidiano dos alunos. Com base nos resultados obtidos, podemos concluir que além de exequível, a aplicação de um projeto de leitura em sala de aula tem impacto muito benéfico nos alunos quer a curto, quer a médio e longo prazo. |
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