O alinhamento estratégico das tecnologias de informação no negócio: uma análise segundo a metodologia de Balanced Scorecard

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Paulo Luís Gama
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/2828
Resumo: O alinhamento estratégico dos objectivos do negócio com os objectivos estratégicos das Tecnologias de Informação (TI) é um importante instrumento de gestão. Neste sentido, a existência de novas abordagens na operacionalização do alinhamento durante todas as etapas do processo de planeamento podem auxiliar a gestão de topo na tomada de decisões influenciando dessa forma o desempenho organizacional. É com essa preocupação que as organizações têm vindo a promover o alinhamento estratégico entre negócios e TI com maior ou menor intensidade. A operacionalidade da promoção do alinhamento depende do apoio dos executivos. Os vários estudos analisados na Bibliografia existente, apontam a metodologia e a instrumentação da gestão como os principais promotores de alinhamento durante o planeamento, sendo responsáveis por grande parte do comprometimento dos participantes do processo no alcançar das metas planeadas. Durante a promoção do alinhamento, terá que se ter sempre presente o modelo de negócio, gestão estratégica do negócio e seus objectivos. O objectivo deste estudo, passa pela concepção de um modelo de avaliação e promoção do alinhamento estratégico, tendo como base a metodologia de Balanced Scorecard (BSC) aplicada às TI (IT BSC), abordando a forma como é que o alinhamento é promovido no pressupondo a sua importância vital para o desempenho organizacional como um todo, através da identificação e comunicação da estratégia e necessidade de verificação e ajuste periódico das métricas e indicadores entre as necessidades de negócio e TI. Este estudo teve por base a análise das contribuições dos estudos sobre a metodologia de BSC e IT BSC, da implementação de planos com foco no alinhamento estratégico e de IT Governance.
id RCAP_644e27db40ae1c84246b3ca6d587bdfc
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/2828
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O alinhamento estratégico das tecnologias de informação no negócio: uma análise segundo a metodologia de Balanced ScorecardAlinhamento estratégicoIT BSCIT GovernanceMonitorizaçãoMétricasIndicadoresTecnologias de InformaçãoSistemas de InformaçãoIT ValueGestão de benefíciosStrategic alignmentBalanced ScorecardMonitoringMetricsIndicatorsInformation TechnologyInformation SystemsBenefits managementO alinhamento estratégico dos objectivos do negócio com os objectivos estratégicos das Tecnologias de Informação (TI) é um importante instrumento de gestão. Neste sentido, a existência de novas abordagens na operacionalização do alinhamento durante todas as etapas do processo de planeamento podem auxiliar a gestão de topo na tomada de decisões influenciando dessa forma o desempenho organizacional. É com essa preocupação que as organizações têm vindo a promover o alinhamento estratégico entre negócios e TI com maior ou menor intensidade. A operacionalidade da promoção do alinhamento depende do apoio dos executivos. Os vários estudos analisados na Bibliografia existente, apontam a metodologia e a instrumentação da gestão como os principais promotores de alinhamento durante o planeamento, sendo responsáveis por grande parte do comprometimento dos participantes do processo no alcançar das metas planeadas. Durante a promoção do alinhamento, terá que se ter sempre presente o modelo de negócio, gestão estratégica do negócio e seus objectivos. O objectivo deste estudo, passa pela concepção de um modelo de avaliação e promoção do alinhamento estratégico, tendo como base a metodologia de Balanced Scorecard (BSC) aplicada às TI (IT BSC), abordando a forma como é que o alinhamento é promovido no pressupondo a sua importância vital para o desempenho organizacional como um todo, através da identificação e comunicação da estratégia e necessidade de verificação e ajuste periódico das métricas e indicadores entre as necessidades de negócio e TI. Este estudo teve por base a análise das contribuições dos estudos sobre a metodologia de BSC e IT BSC, da implementação de planos com foco no alinhamento estratégico e de IT Governance.The strategic alignment of business goals with the Information Technology (I.T.) goals are an important instrument of corporate management. Therefore, new processes for the orchestration of this alignment during all stages of the planning process can assist the executive level decision making process and improve the performance of the organization. Implementation of such strategies is occurring in the majority of organizations, to a greater or lesser degree in each, but with the importance of the alignment is widely understood. Executive level support and collaboration directly influences the success of such strategies, and the correspondent degree of alignment achieved. Some research point out that methodology and analysis instrumentation used at managerial level vigorously promote the alignment strategy during planning, being able to demonstrate the value and therefore encourage the commitment of sponsors and participants during the development and implementation. This study looks at the use of an evaluation model for the promotion of strategic Business Process and Information Technology alignment. At the base is a methodology that uses Balanced Scorecards (BSC) applied to I.T. (IT BSC). The study concerns itself with an approach that could measure the influence of the strategic alignment to the entire organization, in terms of performance and growth (business process maturity). Included are exercises for identification and communication of the alignment strategy, which assist continual evaluation and adjustment of the development and implementation plans between the Business Process managers and the I.T. manager.2011-08-03T15:34:29Z2011-08-03T00:00:00Z2011-08-032009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10071/2828porGonçalves, Paulo Luís Gamainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:41:04Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/2828Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:19:02.891697Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O alinhamento estratégico das tecnologias de informação no negócio: uma análise segundo a metodologia de Balanced Scorecard
title O alinhamento estratégico das tecnologias de informação no negócio: uma análise segundo a metodologia de Balanced Scorecard
spellingShingle O alinhamento estratégico das tecnologias de informação no negócio: uma análise segundo a metodologia de Balanced Scorecard
Gonçalves, Paulo Luís Gama
Alinhamento estratégico
IT BSC
IT Governance
Monitorização
Métricas
Indicadores
Tecnologias de Informação
Sistemas de Informação
IT Value
Gestão de benefícios
Strategic alignment
Balanced Scorecard
Monitoring
Metrics
Indicators
Information Technology
Information Systems
Benefits management
title_short O alinhamento estratégico das tecnologias de informação no negócio: uma análise segundo a metodologia de Balanced Scorecard
title_full O alinhamento estratégico das tecnologias de informação no negócio: uma análise segundo a metodologia de Balanced Scorecard
title_fullStr O alinhamento estratégico das tecnologias de informação no negócio: uma análise segundo a metodologia de Balanced Scorecard
title_full_unstemmed O alinhamento estratégico das tecnologias de informação no negócio: uma análise segundo a metodologia de Balanced Scorecard
title_sort O alinhamento estratégico das tecnologias de informação no negócio: uma análise segundo a metodologia de Balanced Scorecard
author Gonçalves, Paulo Luís Gama
author_facet Gonçalves, Paulo Luís Gama
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Paulo Luís Gama
dc.subject.por.fl_str_mv Alinhamento estratégico
IT BSC
IT Governance
Monitorização
Métricas
Indicadores
Tecnologias de Informação
Sistemas de Informação
IT Value
Gestão de benefícios
Strategic alignment
Balanced Scorecard
Monitoring
Metrics
Indicators
Information Technology
Information Systems
Benefits management
topic Alinhamento estratégico
IT BSC
IT Governance
Monitorização
Métricas
Indicadores
Tecnologias de Informação
Sistemas de Informação
IT Value
Gestão de benefícios
Strategic alignment
Balanced Scorecard
Monitoring
Metrics
Indicators
Information Technology
Information Systems
Benefits management
description O alinhamento estratégico dos objectivos do negócio com os objectivos estratégicos das Tecnologias de Informação (TI) é um importante instrumento de gestão. Neste sentido, a existência de novas abordagens na operacionalização do alinhamento durante todas as etapas do processo de planeamento podem auxiliar a gestão de topo na tomada de decisões influenciando dessa forma o desempenho organizacional. É com essa preocupação que as organizações têm vindo a promover o alinhamento estratégico entre negócios e TI com maior ou menor intensidade. A operacionalidade da promoção do alinhamento depende do apoio dos executivos. Os vários estudos analisados na Bibliografia existente, apontam a metodologia e a instrumentação da gestão como os principais promotores de alinhamento durante o planeamento, sendo responsáveis por grande parte do comprometimento dos participantes do processo no alcançar das metas planeadas. Durante a promoção do alinhamento, terá que se ter sempre presente o modelo de negócio, gestão estratégica do negócio e seus objectivos. O objectivo deste estudo, passa pela concepção de um modelo de avaliação e promoção do alinhamento estratégico, tendo como base a metodologia de Balanced Scorecard (BSC) aplicada às TI (IT BSC), abordando a forma como é que o alinhamento é promovido no pressupondo a sua importância vital para o desempenho organizacional como um todo, através da identificação e comunicação da estratégia e necessidade de verificação e ajuste periódico das métricas e indicadores entre as necessidades de negócio e TI. Este estudo teve por base a análise das contribuições dos estudos sobre a metodologia de BSC e IT BSC, da implementação de planos com foco no alinhamento estratégico e de IT Governance.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
2011-08-03T15:34:29Z
2011-08-03T00:00:00Z
2011-08-03
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/2828
url http://hdl.handle.net/10071/2828
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/octet-stream
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134749767237632