O alinhamento estratégico das tecnologias de informação no negócio: uma análise segundo a metodologia de Balanced Scorecard
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/2828 |
Resumo: | O alinhamento estratégico dos objectivos do negócio com os objectivos estratégicos das Tecnologias de Informação (TI) é um importante instrumento de gestão. Neste sentido, a existência de novas abordagens na operacionalização do alinhamento durante todas as etapas do processo de planeamento podem auxiliar a gestão de topo na tomada de decisões influenciando dessa forma o desempenho organizacional. É com essa preocupação que as organizações têm vindo a promover o alinhamento estratégico entre negócios e TI com maior ou menor intensidade. A operacionalidade da promoção do alinhamento depende do apoio dos executivos. Os vários estudos analisados na Bibliografia existente, apontam a metodologia e a instrumentação da gestão como os principais promotores de alinhamento durante o planeamento, sendo responsáveis por grande parte do comprometimento dos participantes do processo no alcançar das metas planeadas. Durante a promoção do alinhamento, terá que se ter sempre presente o modelo de negócio, gestão estratégica do negócio e seus objectivos. O objectivo deste estudo, passa pela concepção de um modelo de avaliação e promoção do alinhamento estratégico, tendo como base a metodologia de Balanced Scorecard (BSC) aplicada às TI (IT BSC), abordando a forma como é que o alinhamento é promovido no pressupondo a sua importância vital para o desempenho organizacional como um todo, através da identificação e comunicação da estratégia e necessidade de verificação e ajuste periódico das métricas e indicadores entre as necessidades de negócio e TI. Este estudo teve por base a análise das contribuições dos estudos sobre a metodologia de BSC e IT BSC, da implementação de planos com foco no alinhamento estratégico e de IT Governance. |
id |
RCAP_644e27db40ae1c84246b3ca6d587bdfc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/2828 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O alinhamento estratégico das tecnologias de informação no negócio: uma análise segundo a metodologia de Balanced ScorecardAlinhamento estratégicoIT BSCIT GovernanceMonitorizaçãoMétricasIndicadoresTecnologias de InformaçãoSistemas de InformaçãoIT ValueGestão de benefíciosStrategic alignmentBalanced ScorecardMonitoringMetricsIndicatorsInformation TechnologyInformation SystemsBenefits managementO alinhamento estratégico dos objectivos do negócio com os objectivos estratégicos das Tecnologias de Informação (TI) é um importante instrumento de gestão. Neste sentido, a existência de novas abordagens na operacionalização do alinhamento durante todas as etapas do processo de planeamento podem auxiliar a gestão de topo na tomada de decisões influenciando dessa forma o desempenho organizacional. É com essa preocupação que as organizações têm vindo a promover o alinhamento estratégico entre negócios e TI com maior ou menor intensidade. A operacionalidade da promoção do alinhamento depende do apoio dos executivos. Os vários estudos analisados na Bibliografia existente, apontam a metodologia e a instrumentação da gestão como os principais promotores de alinhamento durante o planeamento, sendo responsáveis por grande parte do comprometimento dos participantes do processo no alcançar das metas planeadas. Durante a promoção do alinhamento, terá que se ter sempre presente o modelo de negócio, gestão estratégica do negócio e seus objectivos. O objectivo deste estudo, passa pela concepção de um modelo de avaliação e promoção do alinhamento estratégico, tendo como base a metodologia de Balanced Scorecard (BSC) aplicada às TI (IT BSC), abordando a forma como é que o alinhamento é promovido no pressupondo a sua importância vital para o desempenho organizacional como um todo, através da identificação e comunicação da estratégia e necessidade de verificação e ajuste periódico das métricas e indicadores entre as necessidades de negócio e TI. Este estudo teve por base a análise das contribuições dos estudos sobre a metodologia de BSC e IT BSC, da implementação de planos com foco no alinhamento estratégico e de IT Governance.The strategic alignment of business goals with the Information Technology (I.T.) goals are an important instrument of corporate management. Therefore, new processes for the orchestration of this alignment during all stages of the planning process can assist the executive level decision making process and improve the performance of the organization. Implementation of such strategies is occurring in the majority of organizations, to a greater or lesser degree in each, but with the importance of the alignment is widely understood. Executive level support and collaboration directly influences the success of such strategies, and the correspondent degree of alignment achieved. Some research point out that methodology and analysis instrumentation used at managerial level vigorously promote the alignment strategy during planning, being able to demonstrate the value and therefore encourage the commitment of sponsors and participants during the development and implementation. This study looks at the use of an evaluation model for the promotion of strategic Business Process and Information Technology alignment. At the base is a methodology that uses Balanced Scorecards (BSC) applied to I.T. (IT BSC). The study concerns itself with an approach that could measure the influence of the strategic alignment to the entire organization, in terms of performance and growth (business process maturity). Included are exercises for identification and communication of the alignment strategy, which assist continual evaluation and adjustment of the development and implementation plans between the Business Process managers and the I.T. manager.2011-08-03T15:34:29Z2011-08-03T00:00:00Z2011-08-032009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10071/2828porGonçalves, Paulo Luís Gamainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:41:04Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/2828Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:19:02.891697Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O alinhamento estratégico das tecnologias de informação no negócio: uma análise segundo a metodologia de Balanced Scorecard |
title |
O alinhamento estratégico das tecnologias de informação no negócio: uma análise segundo a metodologia de Balanced Scorecard |
spellingShingle |
O alinhamento estratégico das tecnologias de informação no negócio: uma análise segundo a metodologia de Balanced Scorecard Gonçalves, Paulo Luís Gama Alinhamento estratégico IT BSC IT Governance Monitorização Métricas Indicadores Tecnologias de Informação Sistemas de Informação IT Value Gestão de benefícios Strategic alignment Balanced Scorecard Monitoring Metrics Indicators Information Technology Information Systems Benefits management |
title_short |
O alinhamento estratégico das tecnologias de informação no negócio: uma análise segundo a metodologia de Balanced Scorecard |
title_full |
O alinhamento estratégico das tecnologias de informação no negócio: uma análise segundo a metodologia de Balanced Scorecard |
title_fullStr |
O alinhamento estratégico das tecnologias de informação no negócio: uma análise segundo a metodologia de Balanced Scorecard |
title_full_unstemmed |
O alinhamento estratégico das tecnologias de informação no negócio: uma análise segundo a metodologia de Balanced Scorecard |
title_sort |
O alinhamento estratégico das tecnologias de informação no negócio: uma análise segundo a metodologia de Balanced Scorecard |
author |
Gonçalves, Paulo Luís Gama |
author_facet |
Gonçalves, Paulo Luís Gama |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gonçalves, Paulo Luís Gama |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Alinhamento estratégico IT BSC IT Governance Monitorização Métricas Indicadores Tecnologias de Informação Sistemas de Informação IT Value Gestão de benefícios Strategic alignment Balanced Scorecard Monitoring Metrics Indicators Information Technology Information Systems Benefits management |
topic |
Alinhamento estratégico IT BSC IT Governance Monitorização Métricas Indicadores Tecnologias de Informação Sistemas de Informação IT Value Gestão de benefícios Strategic alignment Balanced Scorecard Monitoring Metrics Indicators Information Technology Information Systems Benefits management |
description |
O alinhamento estratégico dos objectivos do negócio com os objectivos estratégicos das Tecnologias de Informação (TI) é um importante instrumento de gestão. Neste sentido, a existência de novas abordagens na operacionalização do alinhamento durante todas as etapas do processo de planeamento podem auxiliar a gestão de topo na tomada de decisões influenciando dessa forma o desempenho organizacional. É com essa preocupação que as organizações têm vindo a promover o alinhamento estratégico entre negócios e TI com maior ou menor intensidade. A operacionalidade da promoção do alinhamento depende do apoio dos executivos. Os vários estudos analisados na Bibliografia existente, apontam a metodologia e a instrumentação da gestão como os principais promotores de alinhamento durante o planeamento, sendo responsáveis por grande parte do comprometimento dos participantes do processo no alcançar das metas planeadas. Durante a promoção do alinhamento, terá que se ter sempre presente o modelo de negócio, gestão estratégica do negócio e seus objectivos. O objectivo deste estudo, passa pela concepção de um modelo de avaliação e promoção do alinhamento estratégico, tendo como base a metodologia de Balanced Scorecard (BSC) aplicada às TI (IT BSC), abordando a forma como é que o alinhamento é promovido no pressupondo a sua importância vital para o desempenho organizacional como um todo, através da identificação e comunicação da estratégia e necessidade de verificação e ajuste periódico das métricas e indicadores entre as necessidades de negócio e TI. Este estudo teve por base a análise das contribuições dos estudos sobre a metodologia de BSC e IT BSC, da implementação de planos com foco no alinhamento estratégico e de IT Governance. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009 2011-08-03T15:34:29Z 2011-08-03T00:00:00Z 2011-08-03 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10071/2828 |
url |
http://hdl.handle.net/10071/2828 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/octet-stream |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134749767237632 |