Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º. Ciclo do Ensino Básico
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10198/19769 |
Resumo: | O presente documento incide nas práticas educativas desenvolvidas durante a Prática de Ensino Supervisionada (PES) em três contextos educativos da cidade de Bragança. Iniciamos a PES numa Creche pertencente a uma Instituição Particular de Solidariedade Social com um grupo de quinze crianças com um ano de idade. Seguiu-se o contexto Pré- Escolar numa Instituição de caracter religioso, com um grupo de vinte e cinco crianças, com cinco anos de idade. E por fim, a parte relativa ao 1.º Ciclo do Ensino Básico decorreu numa instituição da rede pública com um grupo de 25 crianças, com 6 e 7 anos de idade, que frequentavam o 1.º ano de escolaridade. Toda a prática foi estruturada tendo em conta a articulação de conteúdos, os interesses e necessidades das crianças, respeitando o seu ritmo de aprendizagem. De forma a que isso fosse possível, baseamonos nos documentos oficiais e orientadores da prática pedagógica. No decorrer da PES, as atividades foram desenvolvidas segundo a problemática referente ao desenvolvimento de práticas educativas promotoras das competências linguísticas envolvidas na aprendizagem da leitura e da escrita. Neste âmbito, são definidos os seguintes objetivos (i) revisitar e problematizar a literatura de referência acerca dos processos de aprendizagem da leitura e da escrita; (ii) promover ambientes facilitadores para a emergência e a aprendizagem da leitura e da escrita; (iii) desenvolver uma ação educativa que, pela diversificação de práticas e de recursos, promova o desenvolvimento de competências envolvidas nos processos de aprendizagem da leitura e da escrita; (iv) avaliar os processos de ensino-aprendizagem realizados durante a prática, tendo em conta o desenvolvimento de competências de leitura e escrita. Em termos metodológicos, a partir da observação participante, recorremos a estratégias de recolha de dados, tais como as notas de campo e as produções escritas das crianças. Os dados recolhidos são lidos e analisados, numa perspetiva de constante melhoria das práticas. Neste relatório, são apresentadas algumas experiências de ensino aprendizagem de forma mais detalhada, acompanhadas de uma interpretação e reflexão, apoiando-se numa abordagem qualitativa. Na linha de investigações produzidas sobre esta temática, os dados parecem apontar para a importância de se desenvolverem atividades pedagógicas devidamente pensadas no sentido de potenciar o desenvolvimento das competências de leitura e da escrita. |
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Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º. Ciclo do Ensino BásicoPrática de Ensino SupervisionadaEducação Pré-escolar1º. Ciclo do Ensino BásicoLeitura: Escrita.Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente documento incide nas práticas educativas desenvolvidas durante a Prática de Ensino Supervisionada (PES) em três contextos educativos da cidade de Bragança. Iniciamos a PES numa Creche pertencente a uma Instituição Particular de Solidariedade Social com um grupo de quinze crianças com um ano de idade. Seguiu-se o contexto Pré- Escolar numa Instituição de caracter religioso, com um grupo de vinte e cinco crianças, com cinco anos de idade. E por fim, a parte relativa ao 1.º Ciclo do Ensino Básico decorreu numa instituição da rede pública com um grupo de 25 crianças, com 6 e 7 anos de idade, que frequentavam o 1.º ano de escolaridade. Toda a prática foi estruturada tendo em conta a articulação de conteúdos, os interesses e necessidades das crianças, respeitando o seu ritmo de aprendizagem. De forma a que isso fosse possível, baseamonos nos documentos oficiais e orientadores da prática pedagógica. No decorrer da PES, as atividades foram desenvolvidas segundo a problemática referente ao desenvolvimento de práticas educativas promotoras das competências linguísticas envolvidas na aprendizagem da leitura e da escrita. Neste âmbito, são definidos os seguintes objetivos (i) revisitar e problematizar a literatura de referência acerca dos processos de aprendizagem da leitura e da escrita; (ii) promover ambientes facilitadores para a emergência e a aprendizagem da leitura e da escrita; (iii) desenvolver uma ação educativa que, pela diversificação de práticas e de recursos, promova o desenvolvimento de competências envolvidas nos processos de aprendizagem da leitura e da escrita; (iv) avaliar os processos de ensino-aprendizagem realizados durante a prática, tendo em conta o desenvolvimento de competências de leitura e escrita. Em termos metodológicos, a partir da observação participante, recorremos a estratégias de recolha de dados, tais como as notas de campo e as produções escritas das crianças. Os dados recolhidos são lidos e analisados, numa perspetiva de constante melhoria das práticas. Neste relatório, são apresentadas algumas experiências de ensino aprendizagem de forma mais detalhada, acompanhadas de uma interpretação e reflexão, apoiando-se numa abordagem qualitativa. Na linha de investigações produzidas sobre esta temática, os dados parecem apontar para a importância de se desenvolverem atividades pedagógicas devidamente pensadas no sentido de potenciar o desenvolvimento das competências de leitura e da escrita.This document refers to the educational practices developed during a Supervised Teaching Practice in three learning stages in the city of Bragança. We have started the Supervised Teaching Practice in a day care belong to an IPSS (Private Institutions for Social Solidarity and Welfare) with a group of 15 children aged 1. After a Pre-School at the catholic school of 25 children, aged 5 years old. And finally, a group of 25 children at elementary school, at the age of 6 and 7, attending grade 1.º. The teaching practice was structured according to the contents defined, the children’s needs and respecting their learning pace. To make it possible, we have followed the official guidelines for learning practices. The Supervised Teaching practice focused on the development of teaching practices that promote the enhancement of writing and reading linguistic skills. The main goals are: (i) to review and question reference literature concerning reading and writing learning processes; (ii) to promote urgent facilitating environments for writing and reading learning processes; (iii) to diversification writing and reading learning methods and resources; (iv) to evaluate the writing and reading learning processes during the teaching practice. The methodology used included field notes after each observation as well as the written output created by the children during the experiment. Data was collected and analyzed, in order to identify the best practices. This report presents several teaching experiments detailed and analyzed from a qualitative approach. Research on this field points out the importance of developing educational activities aiming to increase the potential of developing reading and writing skills.Freire-Ribeiro, IldaTeixeira, CarlosBiblioteca Digital do IPBJacob, Vitória Patrícia Pavão2019-11-05T12:09:03Z201920182019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/19769TID:202281019porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:45:09Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/19769Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:10:22.215432Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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