Comunicação empresarial nas empresas portuguesas: contributo para um diagnóstico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Simões, Anabela Valente
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Dimas, Isabel Dórdio, Calvão, Ana Rita
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/19012
Resumo: A comunicação, enquanto processo dinâmico, complexo e multidimensional intrínseco à natureza humana, implica uma relação social na qual os sujeitos compartilham um determinado significado. Tendo em conta que é com base em atos comunicacionais que nascem e se desenvolvem os diversos sistemas sociais nos quais cada um de nós atua, a comunicação é também, por isso, o elemento nuclear da vida organizacional, quer na sua vertente endógena, quer na sua vertente exógena. É partindo desta premissa que o presente estudo procurou apresentar, por um lado, uma reflexão sobre a importância de uma comunicação eficaz num universo empresarial cada vez mais global, competitivo e exigente e, por outro lado, identificar os diferentes instrumentos comunicacionais utilizados pelas empresas portuguesas nas interações com os diversos stakeholders da organização. Com esse propósito, foi conduzido um estudo quantitativo, com base num questionário, a 63 empresas de várias regiões do país e de características diferenciadas. Os resultados revelaram que os quadros informativos, as reuniões e o sistema de mensagens interno são os instrumentos de comunicação interna mais utilizados pelas empresas inquiridas. Relativamente à comunicação externa, verificou-se que, entre os instrumentos mais utilizados, se encontram os emails, as reuniões, o site institucional e as redes sociais. Foram, ainda, encontradas diferenças no que diz respeito à frequência de utilização dos vários instrumentos, entre as empresas de menor e de maior dimensão. No final do artigo, são apresentadas pistas de investigação para estudos futuros.
id RCAP_647578fd7db3d76a240e0a4f2e18f9f9
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/19012
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Comunicação empresarial nas empresas portuguesas: contributo para um diagnósticocomunicação interna, comunicação externa, cultura organizacional, globalização, instrumentos de comunicaçãoA comunicação, enquanto processo dinâmico, complexo e multidimensional intrínseco à natureza humana, implica uma relação social na qual os sujeitos compartilham um determinado significado. Tendo em conta que é com base em atos comunicacionais que nascem e se desenvolvem os diversos sistemas sociais nos quais cada um de nós atua, a comunicação é também, por isso, o elemento nuclear da vida organizacional, quer na sua vertente endógena, quer na sua vertente exógena. É partindo desta premissa que o presente estudo procurou apresentar, por um lado, uma reflexão sobre a importância de uma comunicação eficaz num universo empresarial cada vez mais global, competitivo e exigente e, por outro lado, identificar os diferentes instrumentos comunicacionais utilizados pelas empresas portuguesas nas interações com os diversos stakeholders da organização. Com esse propósito, foi conduzido um estudo quantitativo, com base num questionário, a 63 empresas de várias regiões do país e de características diferenciadas. Os resultados revelaram que os quadros informativos, as reuniões e o sistema de mensagens interno são os instrumentos de comunicação interna mais utilizados pelas empresas inquiridas. Relativamente à comunicação externa, verificou-se que, entre os instrumentos mais utilizados, se encontram os emails, as reuniões, o site institucional e as redes sociais. Foram, ainda, encontradas diferenças no que diz respeito à frequência de utilização dos vários instrumentos, entre as empresas de menor e de maior dimensão. No final do artigo, são apresentadas pistas de investigação para estudos futuros.Instituto Politécnico de Castelo Branco, Escola Superior de Educação2017-11-27T19:12:58Z2018-01-16T15:29:14Z2016-01-01T00:00:00Z2016book partinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttp://hdl.handle.net/10773/19012por978-989-8196-66-8Simões, Anabela ValenteDimas, Isabel DórdioCalvão, Ana Ritainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-06T04:11:17Zoai:ria.ua.pt:10773/19012Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-06T04:11:17Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Comunicação empresarial nas empresas portuguesas: contributo para um diagnóstico
title Comunicação empresarial nas empresas portuguesas: contributo para um diagnóstico
spellingShingle Comunicação empresarial nas empresas portuguesas: contributo para um diagnóstico
Simões, Anabela Valente
comunicação interna, comunicação externa, cultura organizacional, globalização, instrumentos de comunicação
title_short Comunicação empresarial nas empresas portuguesas: contributo para um diagnóstico
title_full Comunicação empresarial nas empresas portuguesas: contributo para um diagnóstico
title_fullStr Comunicação empresarial nas empresas portuguesas: contributo para um diagnóstico
title_full_unstemmed Comunicação empresarial nas empresas portuguesas: contributo para um diagnóstico
title_sort Comunicação empresarial nas empresas portuguesas: contributo para um diagnóstico
author Simões, Anabela Valente
author_facet Simões, Anabela Valente
Dimas, Isabel Dórdio
Calvão, Ana Rita
author_role author
author2 Dimas, Isabel Dórdio
Calvão, Ana Rita
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Simões, Anabela Valente
Dimas, Isabel Dórdio
Calvão, Ana Rita
dc.subject.por.fl_str_mv comunicação interna, comunicação externa, cultura organizacional, globalização, instrumentos de comunicação
topic comunicação interna, comunicação externa, cultura organizacional, globalização, instrumentos de comunicação
description A comunicação, enquanto processo dinâmico, complexo e multidimensional intrínseco à natureza humana, implica uma relação social na qual os sujeitos compartilham um determinado significado. Tendo em conta que é com base em atos comunicacionais que nascem e se desenvolvem os diversos sistemas sociais nos quais cada um de nós atua, a comunicação é também, por isso, o elemento nuclear da vida organizacional, quer na sua vertente endógena, quer na sua vertente exógena. É partindo desta premissa que o presente estudo procurou apresentar, por um lado, uma reflexão sobre a importância de uma comunicação eficaz num universo empresarial cada vez mais global, competitivo e exigente e, por outro lado, identificar os diferentes instrumentos comunicacionais utilizados pelas empresas portuguesas nas interações com os diversos stakeholders da organização. Com esse propósito, foi conduzido um estudo quantitativo, com base num questionário, a 63 empresas de várias regiões do país e de características diferenciadas. Os resultados revelaram que os quadros informativos, as reuniões e o sistema de mensagens interno são os instrumentos de comunicação interna mais utilizados pelas empresas inquiridas. Relativamente à comunicação externa, verificou-se que, entre os instrumentos mais utilizados, se encontram os emails, as reuniões, o site institucional e as redes sociais. Foram, ainda, encontradas diferenças no que diz respeito à frequência de utilização dos vários instrumentos, entre as empresas de menor e de maior dimensão. No final do artigo, são apresentadas pistas de investigação para estudos futuros.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-01-01T00:00:00Z
2016
2017-11-27T19:12:58Z
2018-01-16T15:29:14Z
dc.type.driver.fl_str_mv book part
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/19012
url http://hdl.handle.net/10773/19012
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 978-989-8196-66-8
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Castelo Branco, Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Castelo Branco, Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv mluisa.alvim@gmail.com
_version_ 1817543653458968576