Comunicação empresarial nas empresas portuguesas: contributo para um diagnóstico
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/19012 |
Resumo: | A comunicação, enquanto processo dinâmico, complexo e multidimensional intrínseco à natureza humana, implica uma relação social na qual os sujeitos compartilham um determinado significado. Tendo em conta que é com base em atos comunicacionais que nascem e se desenvolvem os diversos sistemas sociais nos quais cada um de nós atua, a comunicação é também, por isso, o elemento nuclear da vida organizacional, quer na sua vertente endógena, quer na sua vertente exógena. É partindo desta premissa que o presente estudo procurou apresentar, por um lado, uma reflexão sobre a importância de uma comunicação eficaz num universo empresarial cada vez mais global, competitivo e exigente e, por outro lado, identificar os diferentes instrumentos comunicacionais utilizados pelas empresas portuguesas nas interações com os diversos stakeholders da organização. Com esse propósito, foi conduzido um estudo quantitativo, com base num questionário, a 63 empresas de várias regiões do país e de características diferenciadas. Os resultados revelaram que os quadros informativos, as reuniões e o sistema de mensagens interno são os instrumentos de comunicação interna mais utilizados pelas empresas inquiridas. Relativamente à comunicação externa, verificou-se que, entre os instrumentos mais utilizados, se encontram os emails, as reuniões, o site institucional e as redes sociais. Foram, ainda, encontradas diferenças no que diz respeito à frequência de utilização dos vários instrumentos, entre as empresas de menor e de maior dimensão. No final do artigo, são apresentadas pistas de investigação para estudos futuros. |
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Comunicação empresarial nas empresas portuguesas: contributo para um diagnósticocomunicação interna, comunicação externa, cultura organizacional, globalização, instrumentos de comunicaçãoA comunicação, enquanto processo dinâmico, complexo e multidimensional intrínseco à natureza humana, implica uma relação social na qual os sujeitos compartilham um determinado significado. Tendo em conta que é com base em atos comunicacionais que nascem e se desenvolvem os diversos sistemas sociais nos quais cada um de nós atua, a comunicação é também, por isso, o elemento nuclear da vida organizacional, quer na sua vertente endógena, quer na sua vertente exógena. É partindo desta premissa que o presente estudo procurou apresentar, por um lado, uma reflexão sobre a importância de uma comunicação eficaz num universo empresarial cada vez mais global, competitivo e exigente e, por outro lado, identificar os diferentes instrumentos comunicacionais utilizados pelas empresas portuguesas nas interações com os diversos stakeholders da organização. Com esse propósito, foi conduzido um estudo quantitativo, com base num questionário, a 63 empresas de várias regiões do país e de características diferenciadas. Os resultados revelaram que os quadros informativos, as reuniões e o sistema de mensagens interno são os instrumentos de comunicação interna mais utilizados pelas empresas inquiridas. Relativamente à comunicação externa, verificou-se que, entre os instrumentos mais utilizados, se encontram os emails, as reuniões, o site institucional e as redes sociais. Foram, ainda, encontradas diferenças no que diz respeito à frequência de utilização dos vários instrumentos, entre as empresas de menor e de maior dimensão. No final do artigo, são apresentadas pistas de investigação para estudos futuros.Instituto Politécnico de Castelo Branco, Escola Superior de Educação2017-11-27T19:12:58Z2018-01-16T15:29:14Z2016-01-01T00:00:00Z2016book partinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttp://hdl.handle.net/10773/19012por978-989-8196-66-8Simões, Anabela ValenteDimas, Isabel DórdioCalvão, Ana Ritainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-06T04:11:17Zoai:ria.ua.pt:10773/19012Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-06T04:11:17Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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