O impacto da COVID-19 em adolescentes : perceção da satisfação com suporte social e a associação com a satisfação das necessidades psicológicas básicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coelho, Gabriela Vidinha
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11067/6199
Resumo: Dissertação de mestrado em Psicologia Clínica, Universidade Lusíada, Porto, 2021
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spelling O impacto da COVID-19 em adolescentes : perceção da satisfação com suporte social e a associação com a satisfação das necessidades psicológicas básicasPsicologia clínicaCOVID-19AdolescentesBem-estarDissertação de mestrado em Psicologia Clínica, Universidade Lusíada, Porto, 2021Exame público realizado em 16 de dezembro de 2021Dado o atual contexto de pandemia e o seu potencial impacto negativo ao nível do desenvolvimento físico, psicológico e social das/os adolescentes, afigura-se de suma relevância aprofundar o impacto da COVID-19 na perceção das/os adolescentes acerca da sua satisfação com o suporte social e a associação com a satisfação das suas necessidades psicológicas básicas. O presente estudo teve como objetivo comparar a perceção da satisfação com o suporte social antes e durante a pandemia COVID-19, em adolescentes. Adicionalmente, pretendeu-se compreender, a relação entre a perceção da satisfação com o suporte social e a satisfação das necessidades psicológicas básicas, durante a exposição à COVID-19 (após o primeiro período de confinamento em Portugal). Especificamente, pretendeu-se averiguar como a satisfação das necessidades psicológicas básicas pode predizer a perceção de satisfação com o suporte social, em contexto escolar. Participaram neste estudo 1305 adolescentes (687 do sexo feminino e 618 do sexo masculino), entre os 12 e os 19 anos de idade (M = 13.24, DP = .672), que se encontravam a frequentar escolas portuguesas. Foi-lhes pedido que preenchessem um questionário sociodemográfico, a Escala de Satisfação com o Suporte Social (ESSS, preenchida antes e durante a pandemia) e o questionário Adolescent Students’ Basic Psychological Needs at School Scale (ASBPNSS, preenchido apenas durante a pandemia). As raparigas expressam maior satisfação com o suporte social no momento 1 (pré pandemia), comparativamente ao momento 2 (durante a pandemia). Relativamente às diferenças ao nível da satisfação com o suporte social entre os momentos 1 e 2, os resultados indicam que as/os adolescentes avaliam a satisfação com o suporte social de forma mais elevada no momento 2, comparativamente ao momento 1. Ademais, a satisfação das necessidades psicológicas básicas prediz significativamente a perceção de satisfação com o suporte social em adolescentes, durante a pandemia de COVID-19. Este estudo contribui para a literatura mostrando como a satisfação das necessidades psicológicas básicas está associada com a perceção de satisfação com o suporte social, em adolescentes, em momentos mais desafiantes como a atual pandemia.Abstract: Given the current pandemic context and its potential negative impact on physical, psychological, and social development it is of great importance to understand the impact of the COVID-19 pandemic on adolescents’ perception of their satisfaction with social support and its association with the basic psychological needs. This study aims to compare adolescents’ perception of their satisfaction with social support before and during the COVID-19 pandemic. Additionally, it aims to understand the relationship between the perception of satisfaction with social support and the satisfaction of basic psychological needs, during the exposure to COVID-19 (after the first lockdown in Portugal). Specifically, it is intended to ascertain whether the satisfaction of basic psychological needs can predict the perception of satisfaction with social support, in the school context. 1305 adolescents (687 females and 618 males) between 12 and 19 years of age (M = 13.24, SD = .672), who were attending Portuguese schools, participated in this study. Adolescents were asked to complete a sociodemographic questionnaire, the Social Support Satisfaction Scale (SSSS, completed before and during the pandemic) and the Adolescent Students’ Basic Psychological Needs at School Scale (ASBPNSS, completed only during the pandemic). Girls expressed greater satisfaction with social support at moment 1 (before the COVID-19 pandemic), compared to moment 2 (during the COVID-19 pandemic, but after lockdown). Regarding differences in the level of satisfaction with social support between moments 1 and 2, results indicated that adolescents rated the satisfaction with social support higher at moment 2, compared to moment 1. Moreover, the satisfaction of psychological needs significantly predicted the perception of satisfaction with social support in adolescents, during the COVID-19 pandemic. This study contributes to the current literature by showing how the satisfaction of basic psychological needs is associated with the satisfaction with social support, in adolescents, during challenging times, such as the current pandemic.2022-02-28T15:50:19Z2022-02-282021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdftext/plain; charset=utf-8http://hdl.handle.net/11067/6199http://hdl.handle.net/11067/6199TID:202912000porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessCoelho, Gabriela Vidinhareponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-04T01:52:23Zoai:repositorio.ulusiada.pt:11067/6199Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:28:59.916893Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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