Atividades laboratoriais no 1º Ciclo do Ensino Básico: contributo para a (re)construção/mobilização de conhecimentos e capacidades
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/13774 |
Resumo: | A educação em ciências assume um papel imprescindível na formação do cidadão. É importante que, no contexto educativo, o aluno assuma um papel interventivo e, para tal, se privilegiem as atividades laboratoriais. Tal como sugere a investigação em educação, estas devem ser um recurso didático usado pelos professores no processo de ensino e de aprendizagem das ciências (Ramalho, 2007) contribuindo para o desenvolvimento de conhecimentos e de capacidades científicas. Neste sentido, o presente estudo teve como finalidade desenvolver (conceber, produzir, implementar e avaliar) atividades laboratoriais orientadas para a mobilização de conhecimentos e capacidades de pensamento ligadas à realização da atividade científica, no âmbito da temática do ar. Optou-se por uma metodologia orientada para a prática segundo um plano de investigação-ação, no sentido de averiguar qual o contributos das atividades laboratoriais para a (re)construção/mobilização de conhecimentos no âmbito da temática do ar e mobilização de capacidades de pensamento ligadas à realização da atividade científica de alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico. O estudo foi implementado numa turma do 1.º Ciclo do Ensino Básico, especificamente do 2.º ano de escolaridade, constituída por 24 alunos. Na recolha de dados usou-se um questionário e um instrumento para a análise das produções escritas dos alunos. Na análise dos dados compilados privilegiou-se a análise de conteúdo. Os resultados obtidos sugerem uma contribuição das atividades laboratoriais para a (re)construção/mobilização de conhecimentos acerca da temática do ar e capacidades de pensamento ligadas à realização da atividade científica por parte dos alunos envolvidos no estudo. As atividades laboratoriais desenvolvidas poderão ser um contributo para os professores do 1º Ciclo do Ensino Básico que, nas suas práticas educativas, pretendam desenvolver, (re)construir e/ou mobilizar conhecimentos e capacidades de pensamento ligadas à realização da atividade científica nos alunos. |
id |
RCAP_64acce2e011989319556e2957ee9f437 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/13774 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Atividades laboratoriais no 1º Ciclo do Ensino Básico: contributo para a (re)construção/mobilização de conhecimentos e capacidadesEducação em ciênciasExperiências científicasTécnicas laboratoriaisEnsino das ciênciasEstratégias da aprendizagemDesenvolvimento das criançasA educação em ciências assume um papel imprescindível na formação do cidadão. É importante que, no contexto educativo, o aluno assuma um papel interventivo e, para tal, se privilegiem as atividades laboratoriais. Tal como sugere a investigação em educação, estas devem ser um recurso didático usado pelos professores no processo de ensino e de aprendizagem das ciências (Ramalho, 2007) contribuindo para o desenvolvimento de conhecimentos e de capacidades científicas. Neste sentido, o presente estudo teve como finalidade desenvolver (conceber, produzir, implementar e avaliar) atividades laboratoriais orientadas para a mobilização de conhecimentos e capacidades de pensamento ligadas à realização da atividade científica, no âmbito da temática do ar. Optou-se por uma metodologia orientada para a prática segundo um plano de investigação-ação, no sentido de averiguar qual o contributos das atividades laboratoriais para a (re)construção/mobilização de conhecimentos no âmbito da temática do ar e mobilização de capacidades de pensamento ligadas à realização da atividade científica de alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico. O estudo foi implementado numa turma do 1.º Ciclo do Ensino Básico, especificamente do 2.º ano de escolaridade, constituída por 24 alunos. Na recolha de dados usou-se um questionário e um instrumento para a análise das produções escritas dos alunos. Na análise dos dados compilados privilegiou-se a análise de conteúdo. Os resultados obtidos sugerem uma contribuição das atividades laboratoriais para a (re)construção/mobilização de conhecimentos acerca da temática do ar e capacidades de pensamento ligadas à realização da atividade científica por parte dos alunos envolvidos no estudo. As atividades laboratoriais desenvolvidas poderão ser um contributo para os professores do 1º Ciclo do Ensino Básico que, nas suas práticas educativas, pretendam desenvolver, (re)construir e/ou mobilizar conhecimentos e capacidades de pensamento ligadas à realização da atividade científica nos alunos.The science education plays a vital role in the formation of the citizen. It is important that, in the educational context, the student bears an active role and, to this end, laboratory activities are favored. As suggested by research in education, they should be an educational resource used by teachers in the teaching and learning of science (Ramalho, 2007) contributing to the development of scientific knowledge and scientific capabilities. In this sense, the present study was conceived to develop (design, produce, implement and evaluate) laboratory activities geared towards mobilizing knowledge and thinking skills linked to the achievement of scientific activity, under the thematic of air. We opted for a methodology oriented to practice according to a plan of investigation - action in order to ascertain the contribution of laboratory activities for the (re) construction / mobilization of knowledge within the theme of air and mobilization of thinking skills linked to the achievement of the scientific activity of students of the 1st cycle of basic education. The study was implemented in a class of the 1st cycle of basic education, more specifically a 2nd year class, with 24 students. In the collecting of data we used a questionnaire and an instrument for the analysis of students' written productions. In the analysis of collected data we focused on content analysis. The results suggest a contribution of laboratory activities for the (re) construction / mobilization of knowledge about the theme of air and thinking skills linked to the achievement of scientific activity by the students involved in the study. The laboratory activities developed may be a contribution to the teachers of the 1st cycle of basic education who, in their educational practices, wish to develop, (re) construct and / or mobilize knowledge and thinking skills linked to the achievement of scientific activity in students.Universidade de Aveiro2015-04-13T10:04:16Z2013-01-01T00:00:00Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/13774TID:201595150porCunha, Tânia Marisa Rocha dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:25:07Zoai:ria.ua.pt:10773/13774Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:49:32.725716Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Atividades laboratoriais no 1º Ciclo do Ensino Básico: contributo para a (re)construção/mobilização de conhecimentos e capacidades |
title |
Atividades laboratoriais no 1º Ciclo do Ensino Básico: contributo para a (re)construção/mobilização de conhecimentos e capacidades |
spellingShingle |
Atividades laboratoriais no 1º Ciclo do Ensino Básico: contributo para a (re)construção/mobilização de conhecimentos e capacidades Cunha, Tânia Marisa Rocha da Educação em ciências Experiências científicas Técnicas laboratoriais Ensino das ciências Estratégias da aprendizagem Desenvolvimento das crianças |
title_short |
Atividades laboratoriais no 1º Ciclo do Ensino Básico: contributo para a (re)construção/mobilização de conhecimentos e capacidades |
title_full |
Atividades laboratoriais no 1º Ciclo do Ensino Básico: contributo para a (re)construção/mobilização de conhecimentos e capacidades |
title_fullStr |
Atividades laboratoriais no 1º Ciclo do Ensino Básico: contributo para a (re)construção/mobilização de conhecimentos e capacidades |
title_full_unstemmed |
Atividades laboratoriais no 1º Ciclo do Ensino Básico: contributo para a (re)construção/mobilização de conhecimentos e capacidades |
title_sort |
Atividades laboratoriais no 1º Ciclo do Ensino Básico: contributo para a (re)construção/mobilização de conhecimentos e capacidades |
author |
Cunha, Tânia Marisa Rocha da |
author_facet |
Cunha, Tânia Marisa Rocha da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cunha, Tânia Marisa Rocha da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação em ciências Experiências científicas Técnicas laboratoriais Ensino das ciências Estratégias da aprendizagem Desenvolvimento das crianças |
topic |
Educação em ciências Experiências científicas Técnicas laboratoriais Ensino das ciências Estratégias da aprendizagem Desenvolvimento das crianças |
description |
A educação em ciências assume um papel imprescindível na formação do cidadão. É importante que, no contexto educativo, o aluno assuma um papel interventivo e, para tal, se privilegiem as atividades laboratoriais. Tal como sugere a investigação em educação, estas devem ser um recurso didático usado pelos professores no processo de ensino e de aprendizagem das ciências (Ramalho, 2007) contribuindo para o desenvolvimento de conhecimentos e de capacidades científicas. Neste sentido, o presente estudo teve como finalidade desenvolver (conceber, produzir, implementar e avaliar) atividades laboratoriais orientadas para a mobilização de conhecimentos e capacidades de pensamento ligadas à realização da atividade científica, no âmbito da temática do ar. Optou-se por uma metodologia orientada para a prática segundo um plano de investigação-ação, no sentido de averiguar qual o contributos das atividades laboratoriais para a (re)construção/mobilização de conhecimentos no âmbito da temática do ar e mobilização de capacidades de pensamento ligadas à realização da atividade científica de alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico. O estudo foi implementado numa turma do 1.º Ciclo do Ensino Básico, especificamente do 2.º ano de escolaridade, constituída por 24 alunos. Na recolha de dados usou-se um questionário e um instrumento para a análise das produções escritas dos alunos. Na análise dos dados compilados privilegiou-se a análise de conteúdo. Os resultados obtidos sugerem uma contribuição das atividades laboratoriais para a (re)construção/mobilização de conhecimentos acerca da temática do ar e capacidades de pensamento ligadas à realização da atividade científica por parte dos alunos envolvidos no estudo. As atividades laboratoriais desenvolvidas poderão ser um contributo para os professores do 1º Ciclo do Ensino Básico que, nas suas práticas educativas, pretendam desenvolver, (re)construir e/ou mobilizar conhecimentos e capacidades de pensamento ligadas à realização da atividade científica nos alunos. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-01-01T00:00:00Z 2013 2015-04-13T10:04:16Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/13774 TID:201595150 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/13774 |
identifier_str_mv |
TID:201595150 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137546460987392 |