Filmar de perto: estética da proximidade na Trilogia da Justiça de Maria Augusta Ramos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://ojs.labcom-ifp.ubi.pt/index.php/doc/article/view/959 |
Resumo: | This essay analyses the Trilogy of Justiceby Maria Augusta Ramos with the aim of understanding how films build an aesthetic of proximity, through an observation method that combines the duration of the gaze (shot) and attention to the gesture (framework). Filming up close is a form-film that allows building senses of proximity and promoting a sensitive experience that makes it possible to shake established beliefs in the face of the stigmatized other. |
id |
RCAP_64c33fe303c8566f597de655af26deb1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:doc.ubi.pt:article/959 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
|
spelling |
Filmar de perto: estética da proximidade na Trilogia da Justiça de Maria Augusta RamosFilmar de perto: estética da proximidade na Trilogia da Justiça de Maria Augusta RamosFilmar de perto: estética da proximidade na Trilogia da Justiça de Maria Augusta RamosFilmar de perto: estética da proximidade na Trilogia da Justiça de Maria Augusta Ramosstaging; observational cinema; film analysis; Justiça; Juízo; Morro dos Prazerespuesta en escena; cine de observación; análisis de películas; Justiça; Juízo; Morro dos Prazeresmise en scène ; cinéma d’observation ; analyse de films ; Justiça ; Juízo ; Morro dos Prazeresencenação; cinema observativo; análise fílmica; Justiça; Juízo; Morro dos PrazeresThis essay analyses the Trilogy of Justiceby Maria Augusta Ramos with the aim of understanding how films build an aesthetic of proximity, through an observation method that combines the duration of the gaze (shot) and attention to the gesture (framework). Filming up close is a form-film that allows building senses of proximity and promoting a sensitive experience that makes it possible to shake established beliefs in the face of the stigmatized other.Este ensayo analiza la Trilogía de la Justicia de Maria Augusta Ramos con el objetivo de comprender cómo el cine construye una estética de proximidad, a través de un método de observación que combina la duración de la mirada (plana) y la atención al gesto (marco). Filmar de cerca es una forma-película que permite construir sentidos de proximidad y promover una experiencia sensible que permite sacudir creencias establecidas frente al otro estigmatizado.Cet essai analyse la Justice Trilogy de Maria Augusta Ramos dans le but de comprendre comment les films construisent une esthétique de la proximité, à travers une méthode d’observation qui combine la durée du regard (plan) et l’attention au geste (cadrage). Filmer de près est une forme-film qui permet de construire des sens de proximité et de favoriser une expérience sensible qui permet de bousculer les croyances établies face à l’autre stigmatisé.Este ensaio analisa a Trilogia da Justiça de Maria Augusta Ramos com o objetivo de entender como os filmes constroem uma estética da proximidade, por meio de um método de observação que combina a duração do olhar (plano) e a atenção ao gesto (quadro). Filmar de perto é uma forma-filme que permite construir os sentidos da proximidade e promover uma experiência sensível que possibilita tremular as crenças estabelecidas diante do outro estigmatizado. DOC On-lineDOC On-lineDOC On-lineDOC On-line2021-09-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://ojs.labcom-ifp.ubi.pt/index.php/doc/article/view/959oai:doc.ubi.pt:article/959DOC On-line; n. 30: CINEMA DE ANIMAÇÃO | Cine de animación | Animated cinema | Cinéma d'animationDOC On-line; n. 30: CINEMA DE ANIMAÇÃO | Cine de animación | Animated cinema | Cinéma d'animationDOC On-line; n. 30: CINEMA DE ANIMAÇÃO | Cine de animación | Animated cinema | Cinéma d'animationDOC On-line; n. 30: CINEMA DE ANIMAÇÃO | Cine de animación | Animated cinema | Cinéma d'animation1646-477Xreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://ojs.labcom-ifp.ubi.pt/index.php/doc/article/view/959http://ojs.labcom-ifp.ubi.pt/index.php/doc/article/view/959/pdfCopyright (c) 2021 DOC On-lineinfo:eu-repo/semantics/openAccessDumaresq, Daniela Duarte2022-12-03T05:26:16ZPortal AgregadorONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
Filmar de perto: estética da proximidade na Trilogia da Justiça de Maria Augusta Ramos Filmar de perto: estética da proximidade na Trilogia da Justiça de Maria Augusta Ramos Filmar de perto: estética da proximidade na Trilogia da Justiça de Maria Augusta Ramos Filmar de perto: estética da proximidade na Trilogia da Justiça de Maria Augusta Ramos |
title |
Filmar de perto: estética da proximidade na Trilogia da Justiça de Maria Augusta Ramos |
spellingShingle |
Filmar de perto: estética da proximidade na Trilogia da Justiça de Maria Augusta Ramos Dumaresq, Daniela Duarte staging; observational cinema; film analysis; Justiça; Juízo; Morro dos Prazeres puesta en escena; cine de observación; análisis de películas; Justiça; Juízo; Morro dos Prazeres mise en scène ; cinéma d’observation ; analyse de films ; Justiça ; Juízo ; Morro dos Prazeres encenação; cinema observativo; análise fílmica; Justiça; Juízo; Morro dos Prazeres |
title_short |
Filmar de perto: estética da proximidade na Trilogia da Justiça de Maria Augusta Ramos |
title_full |
Filmar de perto: estética da proximidade na Trilogia da Justiça de Maria Augusta Ramos |
title_fullStr |
Filmar de perto: estética da proximidade na Trilogia da Justiça de Maria Augusta Ramos |
title_full_unstemmed |
Filmar de perto: estética da proximidade na Trilogia da Justiça de Maria Augusta Ramos |
title_sort |
Filmar de perto: estética da proximidade na Trilogia da Justiça de Maria Augusta Ramos |
author |
Dumaresq, Daniela Duarte |
author_facet |
Dumaresq, Daniela Duarte |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dumaresq, Daniela Duarte |
dc.subject.por.fl_str_mv |
staging; observational cinema; film analysis; Justiça; Juízo; Morro dos Prazeres puesta en escena; cine de observación; análisis de películas; Justiça; Juízo; Morro dos Prazeres mise en scène ; cinéma d’observation ; analyse de films ; Justiça ; Juízo ; Morro dos Prazeres encenação; cinema observativo; análise fílmica; Justiça; Juízo; Morro dos Prazeres |
topic |
staging; observational cinema; film analysis; Justiça; Juízo; Morro dos Prazeres puesta en escena; cine de observación; análisis de películas; Justiça; Juízo; Morro dos Prazeres mise en scène ; cinéma d’observation ; analyse de films ; Justiça ; Juízo ; Morro dos Prazeres encenação; cinema observativo; análise fílmica; Justiça; Juízo; Morro dos Prazeres |
description |
This essay analyses the Trilogy of Justiceby Maria Augusta Ramos with the aim of understanding how films build an aesthetic of proximity, through an observation method that combines the duration of the gaze (shot) and attention to the gesture (framework). Filming up close is a form-film that allows building senses of proximity and promoting a sensitive experience that makes it possible to shake established beliefs in the face of the stigmatized other. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-09-30 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://ojs.labcom-ifp.ubi.pt/index.php/doc/article/view/959 oai:doc.ubi.pt:article/959 |
url |
http://ojs.labcom-ifp.ubi.pt/index.php/doc/article/view/959 |
identifier_str_mv |
oai:doc.ubi.pt:article/959 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://ojs.labcom-ifp.ubi.pt/index.php/doc/article/view/959 http://ojs.labcom-ifp.ubi.pt/index.php/doc/article/view/959/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 DOC On-line info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 DOC On-line |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
DOC On-line DOC On-line DOC On-line DOC On-line |
publisher.none.fl_str_mv |
DOC On-line DOC On-line DOC On-line DOC On-line |
dc.source.none.fl_str_mv |
DOC On-line; n. 30: CINEMA DE ANIMAÇÃO | Cine de animación | Animated cinema | Cinéma d'animation DOC On-line; n. 30: CINEMA DE ANIMAÇÃO | Cine de animación | Animated cinema | Cinéma d'animation DOC On-line; n. 30: CINEMA DE ANIMAÇÃO | Cine de animación | Animated cinema | Cinéma d'animation DOC On-line; n. 30: CINEMA DE ANIMAÇÃO | Cine de animación | Animated cinema | Cinéma d'animation 1646-477X reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1777301618617745408 |