Filmar de perto: estética da proximidade na Trilogia da Justiça de Maria Augusta Ramos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dumaresq, Daniela Duarte
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://ojs.labcom-ifp.ubi.pt/index.php/doc/article/view/959
Resumo: This essay analyses the Trilogy of Justiceby Maria Augusta Ramos with the aim of understanding how films build an aesthetic of proximity, through an observation method that combines the duration of the gaze (shot) and attention to the gesture (framework). Filming up close is a form-film that allows building senses of proximity and promoting a sensitive experience  that makes it possible to shake established beliefs in the face of the stigmatized other.
id RCAP_64c33fe303c8566f597de655af26deb1
oai_identifier_str oai:doc.ubi.pt:article/959
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling Filmar de perto: estética da proximidade na Trilogia da Justiça de Maria Augusta RamosFilmar de perto: estética da proximidade na Trilogia da Justiça de Maria Augusta RamosFilmar de perto: estética da proximidade na Trilogia da Justiça de Maria Augusta RamosFilmar de perto: estética da proximidade na Trilogia da Justiça de Maria Augusta Ramosstaging; observational cinema; film analysis; Justiça; Juízo; Morro dos Prazerespuesta en escena; cine de observación; análisis de películas; Justiça; Juízo; Morro dos Prazeresmise en scène ; cinéma d’observation ; analyse de films ; Justiça ; Juízo ; Morro dos Prazeresencenação; cinema observativo; análise fílmica; Justiça; Juízo; Morro dos PrazeresThis essay analyses the Trilogy of Justiceby Maria Augusta Ramos with the aim of understanding how films build an aesthetic of proximity, through an observation method that combines the duration of the gaze (shot) and attention to the gesture (framework). Filming up close is a form-film that allows building senses of proximity and promoting a sensitive experience  that makes it possible to shake established beliefs in the face of the stigmatized other.Este ensayo analiza la Trilogía de la Justicia de Maria Augusta Ramos con el objetivo de comprender cómo el cine construye una estética de proximidad, a través de un método de observación que combina la duración de la mirada (plana) y la atención al gesto (marco). Filmar de cerca es una forma-película que permite construir sentidos de proximidad y promover una experiencia sensible que permite sacudir creencias establecidas frente al otro estigmatizado.Cet essai analyse la Justice Trilogy de Maria Augusta Ramos dans le but de comprendre comment les films construisent une esthétique de la proximité, à travers une méthode d’observation qui combine la durée du regard (plan) et l’attention au geste (cadrage). Filmer de près est une forme-film qui permet de construire des sens de proximité et de favoriser une expérience sensible qui permet de bousculer les croyances établies face à l’autre stigmatisé.Este ensaio analisa a Trilogia da Justiça de Maria Augusta Ramos com o objetivo de entender como os filmes constroem uma estética da proximidade, por meio de um método de observação que combina a duração do olhar (plano) e a atenção ao gesto (quadro). Filmar de perto é uma forma-filme que permite construir os sentidos da proximidade e promover uma experiência sensível que possibilita tremular as crenças estabelecidas diante do outro estigmatizado. DOC On-lineDOC On-lineDOC On-lineDOC On-line2021-09-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://ojs.labcom-ifp.ubi.pt/index.php/doc/article/view/959oai:doc.ubi.pt:article/959DOC On-line; n. 30: CINEMA DE ANIMAÇÃO | Cine de animación | Animated cinema | Cinéma d'animationDOC On-line; n. 30: CINEMA DE ANIMAÇÃO | Cine de animación | Animated cinema | Cinéma d'animationDOC On-line; n. 30: CINEMA DE ANIMAÇÃO | Cine de animación | Animated cinema | Cinéma d'animationDOC On-line; n. 30: CINEMA DE ANIMAÇÃO | Cine de animación | Animated cinema | Cinéma d'animation1646-477Xreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://ojs.labcom-ifp.ubi.pt/index.php/doc/article/view/959http://ojs.labcom-ifp.ubi.pt/index.php/doc/article/view/959/pdfCopyright (c) 2021 DOC On-lineinfo:eu-repo/semantics/openAccessDumaresq, Daniela Duarte2022-12-03T05:26:16ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv Filmar de perto: estética da proximidade na Trilogia da Justiça de Maria Augusta Ramos
Filmar de perto: estética da proximidade na Trilogia da Justiça de Maria Augusta Ramos
Filmar de perto: estética da proximidade na Trilogia da Justiça de Maria Augusta Ramos
Filmar de perto: estética da proximidade na Trilogia da Justiça de Maria Augusta Ramos
title Filmar de perto: estética da proximidade na Trilogia da Justiça de Maria Augusta Ramos
spellingShingle Filmar de perto: estética da proximidade na Trilogia da Justiça de Maria Augusta Ramos
Dumaresq, Daniela Duarte
staging; observational cinema; film analysis; Justiça; Juízo; Morro dos Prazeres
puesta en escena; cine de observación; análisis de películas; Justiça; Juízo; Morro dos Prazeres
mise en scène ; cinéma d’observation ; analyse de films ; Justiça ; Juízo ; Morro dos Prazeres
encenação; cinema observativo; análise fílmica; Justiça; Juízo; Morro dos Prazeres
title_short Filmar de perto: estética da proximidade na Trilogia da Justiça de Maria Augusta Ramos
title_full Filmar de perto: estética da proximidade na Trilogia da Justiça de Maria Augusta Ramos
title_fullStr Filmar de perto: estética da proximidade na Trilogia da Justiça de Maria Augusta Ramos
title_full_unstemmed Filmar de perto: estética da proximidade na Trilogia da Justiça de Maria Augusta Ramos
title_sort Filmar de perto: estética da proximidade na Trilogia da Justiça de Maria Augusta Ramos
author Dumaresq, Daniela Duarte
author_facet Dumaresq, Daniela Duarte
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dumaresq, Daniela Duarte
dc.subject.por.fl_str_mv staging; observational cinema; film analysis; Justiça; Juízo; Morro dos Prazeres
puesta en escena; cine de observación; análisis de películas; Justiça; Juízo; Morro dos Prazeres
mise en scène ; cinéma d’observation ; analyse de films ; Justiça ; Juízo ; Morro dos Prazeres
encenação; cinema observativo; análise fílmica; Justiça; Juízo; Morro dos Prazeres
topic staging; observational cinema; film analysis; Justiça; Juízo; Morro dos Prazeres
puesta en escena; cine de observación; análisis de películas; Justiça; Juízo; Morro dos Prazeres
mise en scène ; cinéma d’observation ; analyse de films ; Justiça ; Juízo ; Morro dos Prazeres
encenação; cinema observativo; análise fílmica; Justiça; Juízo; Morro dos Prazeres
description This essay analyses the Trilogy of Justiceby Maria Augusta Ramos with the aim of understanding how films build an aesthetic of proximity, through an observation method that combines the duration of the gaze (shot) and attention to the gesture (framework). Filming up close is a form-film that allows building senses of proximity and promoting a sensitive experience  that makes it possible to shake established beliefs in the face of the stigmatized other.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-09-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://ojs.labcom-ifp.ubi.pt/index.php/doc/article/view/959
oai:doc.ubi.pt:article/959
url http://ojs.labcom-ifp.ubi.pt/index.php/doc/article/view/959
identifier_str_mv oai:doc.ubi.pt:article/959
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://ojs.labcom-ifp.ubi.pt/index.php/doc/article/view/959
http://ojs.labcom-ifp.ubi.pt/index.php/doc/article/view/959/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 DOC On-line
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 DOC On-line
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv DOC On-line
DOC On-line
DOC On-line
DOC On-line
publisher.none.fl_str_mv DOC On-line
DOC On-line
DOC On-line
DOC On-line
dc.source.none.fl_str_mv DOC On-line; n. 30: CINEMA DE ANIMAÇÃO | Cine de animación | Animated cinema | Cinéma d'animation
DOC On-line; n. 30: CINEMA DE ANIMAÇÃO | Cine de animación | Animated cinema | Cinéma d'animation
DOC On-line; n. 30: CINEMA DE ANIMAÇÃO | Cine de animación | Animated cinema | Cinéma d'animation
DOC On-line; n. 30: CINEMA DE ANIMAÇÃO | Cine de animación | Animated cinema | Cinéma d'animation
1646-477X
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777301618617745408