Deteção e caracterização geo-espacial das zonas de acumulação de acidentes rodoviários
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/35251 |
Resumo: | Dissertação de mestrado integrado em Engenharia e Gestão de Sistemas de Informação |
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Deteção e caracterização geo-espacial das zonas de acumulação de acidentes rodoviáriosDetection and characterization of geo-spatial accumulation zones of road accidentsSinistralidade rodoviáriaAnálise visualPontos negrosRoad traffic accidentsVisual analyticsBlack spots910:681.3681.3:910656.1.08Engenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e InformáticaCiências Sociais::Geografia Económica e SocialDissertação de mestrado integrado em Engenharia e Gestão de Sistemas de InformaçãoAtualmente, os acidentes rodoviários constituem um grande problema de saúde pública, estando previsto o seu agravamento se a segurança rodoviária não for tratada de forma adequada, morrendo, anualmente, cerca de 1,2 milhões de pessoas a nível global. Em 2012, Portugal registou 573 vítimas mortais, no local, em acidentes rodoviários, revelando-se a maior queda percentual da União Europeia relativamente a 2011, a par da Dinamarca, embora continue acima da média. Além do impacto provocado pelas vítimas mortais, foi calculado que o custo económico e social dos acidentes rodoviários pesava cerca de 1,17% do PIB português em 2010. No presente projeto de dissertação, em parceria com a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária, é dada ênfase à utilização de técnicas de Visual Analyics, para a suportar a exploração de informação espácio-temporal da sinistralidade rodoviária em Portugal, e assim detetar e caracterizar no espaço geográfico zonas de acumulação de acidentes e pontos negros. Para isso espera-se a identificação de pontos negros para diferentes parametrizações e de pontos negros em janelas deslizantes de 12 meses, além de análises iterativas envolvendo os acidentes rodoviários e dados estatísticos do Instituto Nacional de Estatística. O Visual Analytics permite combinar técnicas de análise de dados com visualizações interativas, que facilita o processo de descoberta de conhecimento em conjuntos de dados de grande dimensão e complexos, enquanto o Geovisual Analytics facilita a exploração de informação espácio-temporal, através de mapas com diferentes variáveis e parâmetros em análise. Atualmente os pontos negros apresentam-se restritos a janelas fixas anuais, mas a aplicação de técnicas de Visual Analytics permitiu identificar no espaço, e no tempo, o deslocamento de pontos negros de janelas temporais de 12 meses, descartados em janelas temporais de anos civis. A utilização de diferentes parametrizações na identificação de pontos negros permitiu ainda identificar locais que estão próximos de se tornar em pontos negros. Através das visualizações criadas acredita-se que o estudo e a identificação de contramedidas para este flagelo social e económico possa ganhar novos fundamentos e que assim o processo de tomada de decisão seja suportado e melhorado. Para além do estudo dos pontos negros, e da sua evolução, este trabalho focou ainda o estudo da transferência de tráfego entre a A23 e as suas vias alternativas com a introdução de portagens nas ex- SCUTS. Deste estudo resultou a proposta de uma metodologia para problemas do género.Nowadays, road accidents are a major public health problem, their escalation is forecasted if road safety is not treated properly, dying about 1.2 million people every year globally. In 2012, Portugal recorded 573 fatalities, on local, in road accidents, revealing the largest percentage drop of the European Union for 2011, along with Denmark, although still above average. Beyond the impact caused by fatalities, it was calculated that the economic and social cost of road accidents weighed about 1.17% of the Portuguese GDP in 2010. In this dissertation project, in partnership with the Portuguese Road Safety Authority, the emphasis is on using Visual Analyics techniques to support exploration of spatio-temporal information of road accidents in Portugal, and so detect and characterize the geographical space accumulation zones of accidents and black spots. For this is expected to identify black spots for different parameterizations and black spots on sliding windows of 12 months, and still expected iterative analysis involving road accidents and statistics from the National Statistical Institute. Visual Analytics allows the combination of data analysis techniques with interactive visualizations, which facilitates the process of knowledge discovery in sets of large and complex data, while the Geovisual Analytics facilitates the exploration of space-time information through maps with different variables and parameters in analysis. Currently the black spots have been restricted to annual fixed windows, but the application of Visual Analytics techniques identified in space and time, the displacement of black spots on sliding windows of 12 months, disposed in fixed annual time windows. The use of different parameterization in the identification of black spots still possible to identify locations that are close to becoming black spots. Through the created visualizations it is believed that the study and identification of countermeasures to this social and economic scourge can gain new grounds and thus the decision-making process is supported and improved. In addition to the study of black spots, and its evolution, this work also focused on the study of traffic transfer between the motorway A23 and its alternative routes, with the introduction of tolls on former SCUTS (highways free of charge). This study resulted in the proposal of a methodology for gender issues.Santos, Maribel YasminaUniversidade do MinhoRamos, Luís Filipe Cruz20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/1822/35251por201188279info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-11T04:09:20Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/35251Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-11T04:09:20Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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