Prevenção do consumo de tabaco nos jovens do 3º Ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Sofia dos Anjos Melo Senhorinho
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/45583
Resumo: A epidemia do tabaco é uma das principais causas de morbilidade, mortalidade e empobrecimento. O tabagismo constitui um problema de saúde pública e incidir na promoção da saúde a nível dos consumos aditivos – tabaco, nos jovens é fundamental, com foco na prevenção de doenças crónicas não transmissíveis. Objetivo: Contribuir para a prevenção do consumo de tabaco nos alunos do 7º ano de escolaridade de uma escola agrupada integrada no parque escolar de uma USP, até ao final do ano letivo de 2023. Métodos: Trata-se de um projeto de intervenção comunitária no âmbito da saúde escolar, incidindo nos jovens no 3º ciclo do ensino básico, seguindo a metodologia de Planeamento em saúde. Para o diagnóstico de situação foi aplicado um inquérito por questionário a 219 jovens, “SmokeOut – Prevenção do tabagismo em crianças e adolescentes em idade escolar” (Precioso, 2016). A informação foi tratada com recurso ao SPSS. Desenvolvido um projeto de prevenção do consumo de tabaco. Resultados: Através da análise dos dados obtidos no diagnóstico de situação de saúde, destaca-se o défice de conhecimentos relacionados com tabagismo, seus malefícios/ falsas crenças e a baixa capacidade de recusa face à oferta do cigarro. Devido à limitação temporal para o desenvolvimento do projeto de prevenção em todas as escolas envolvidas, este foi apenas desenvolvido numa escola e a avaliação do mesmo foi bastante positiva. Conclusão: Identifica-se a importância de incentivar a implementação de programas na área da prevenção do tabagismo nos jovens, de forma a promover a saúde, prevenir a doença, contribuindo para a sensibilização, capacitação e aumento da literacia em saúde, sendo a escola o local privilegiado para a intervenção comunitária neste âmbito.
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