Avaliação do Desempenho da Função Manutenção numa Empresa de Transporte Rodoviário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Pedro Miguel Pinto
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/10205
Resumo: Esta dissertação nasce de um acordo com a empresa de transportes coletivos Transdev Portugal de forma a definir o desempenho da função manutenção. Neste tipo de empresas a correta manutenção apresenta um papel preponderante, visto que, uma boa prestação da mesma permite que se atinjam os objetivos predefinidos. Assim, torna-se necessário avaliar o desempenho da função manutenção. A filosofia Seis Sigma apresenta-se como uma filosofia de melhoria continua dentro das organizações, sendo que Gupta a conjuga com a Business Scorecard para obter uma metodologia que permite ao mesmo tempo avaliar e melhorar o desempenho através de indicadores. Cabrita foca-se na área do desempenho da manutenção industrial e, ao aliar a Lean Maintenance com a filosofia Six Sigma Business Scorecard desenvolve a Six Sigma Maintenance Scorecard. Metodologia que servirá de base à realização deste trabalho, assim, é feita uma adaptação às necessidades de uma empresa com a manutenção centrada numa frota de veículos. São revistos os indicadores de desempenho e fórmulas de cálculo de modo a que seja possível determinar o nível Seis Sigma em duas das oficinas que compõem a empresa. Depois de calculado, permite uma comparação direta de desempenho, mas também perceber em que tipo de indicadores cada uma das oficinas falha e deve melhorar. Deste modo aparece o processo de melhoria contínua que leva os indicadores a serem revistos de forma gradual para que o seu rácio melhore e, consequentemente, o nível Sigma.
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