A Fotografia no Portugal Oitocentista: Carlos e Margarida Relvas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Relatório |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-01802021000200165 |
Resumo: | Resumo O presente artigo trata da fotografia oitocentista em Portugal, focando-se na figura ímpar de Carlos Relvas. Este artigo é iniciado com breves considerações sobre a história da fotografia, realçando as figuras de Joseph Nicéphore Niépce, Louis Jacques Mandé Daguerre, William Henry Fox Talbot e George Eastman, os inventores da fotografia, passando pelo enquadramento da introdução da fotografia na cultura portuguesa oitocentista. Carlos Augusto de Mascarenhas Relvas e Campos desempenhou um papel tutelar na fotografia portuguesa a partir da década de 1870, foi no seu tempo, o fotógrafo português mais bem-sucedido, pelas suas ligações a várias figuras da cena científica ligadas à prática fotográfica, pelo ao seu atelier, pela introdução do processo da fototipia em Portugal, mas sobretudo pela sua participação em exposições nacionais e internacionais que trouxeram o reconhecimento da fotografia portuguesa. |
id |
RCAP_64dc5f10365a0be10346d54dacb0a142 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S2184-01802021000200165 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A Fotografia no Portugal Oitocentista: Carlos e Margarida RelvasFotografiaCarlos RelvasAtelier fotográficoResumo O presente artigo trata da fotografia oitocentista em Portugal, focando-se na figura ímpar de Carlos Relvas. Este artigo é iniciado com breves considerações sobre a história da fotografia, realçando as figuras de Joseph Nicéphore Niépce, Louis Jacques Mandé Daguerre, William Henry Fox Talbot e George Eastman, os inventores da fotografia, passando pelo enquadramento da introdução da fotografia na cultura portuguesa oitocentista. Carlos Augusto de Mascarenhas Relvas e Campos desempenhou um papel tutelar na fotografia portuguesa a partir da década de 1870, foi no seu tempo, o fotógrafo português mais bem-sucedido, pelas suas ligações a várias figuras da cena científica ligadas à prática fotográfica, pelo ao seu atelier, pela introdução do processo da fototipia em Portugal, mas sobretudo pela sua participação em exposições nacionais e internacionais que trouxeram o reconhecimento da fotografia portuguesa.Escola Superior de Artes AplicadasInstituto Politécnico Castelo Branco2021-11-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/reporttext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-01802021000200165Convergências - Revista de Investigação e Ensino das Artes v.14 n.28 2021reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-01802021000200165Manaia,João Pedro Martins de Almeidainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T17:31:59Zoai:scielo:S2184-01802021000200165Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:34:54.854800Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Fotografia no Portugal Oitocentista: Carlos e Margarida Relvas |
title |
A Fotografia no Portugal Oitocentista: Carlos e Margarida Relvas |
spellingShingle |
A Fotografia no Portugal Oitocentista: Carlos e Margarida Relvas Manaia,João Pedro Martins de Almeida Fotografia Carlos Relvas Atelier fotográfico |
title_short |
A Fotografia no Portugal Oitocentista: Carlos e Margarida Relvas |
title_full |
A Fotografia no Portugal Oitocentista: Carlos e Margarida Relvas |
title_fullStr |
A Fotografia no Portugal Oitocentista: Carlos e Margarida Relvas |
title_full_unstemmed |
A Fotografia no Portugal Oitocentista: Carlos e Margarida Relvas |
title_sort |
A Fotografia no Portugal Oitocentista: Carlos e Margarida Relvas |
author |
Manaia,João Pedro Martins de Almeida |
author_facet |
Manaia,João Pedro Martins de Almeida |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Manaia,João Pedro Martins de Almeida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Fotografia Carlos Relvas Atelier fotográfico |
topic |
Fotografia Carlos Relvas Atelier fotográfico |
description |
Resumo O presente artigo trata da fotografia oitocentista em Portugal, focando-se na figura ímpar de Carlos Relvas. Este artigo é iniciado com breves considerações sobre a história da fotografia, realçando as figuras de Joseph Nicéphore Niépce, Louis Jacques Mandé Daguerre, William Henry Fox Talbot e George Eastman, os inventores da fotografia, passando pelo enquadramento da introdução da fotografia na cultura portuguesa oitocentista. Carlos Augusto de Mascarenhas Relvas e Campos desempenhou um papel tutelar na fotografia portuguesa a partir da década de 1870, foi no seu tempo, o fotógrafo português mais bem-sucedido, pelas suas ligações a várias figuras da cena científica ligadas à prática fotográfica, pelo ao seu atelier, pela introdução do processo da fototipia em Portugal, mas sobretudo pela sua participação em exposições nacionais e internacionais que trouxeram o reconhecimento da fotografia portuguesa. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-11-01 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/report |
format |
report |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-01802021000200165 |
url |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-01802021000200165 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-01802021000200165 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Artes Aplicadas Instituto Politécnico Castelo Branco |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Artes Aplicadas Instituto Politécnico Castelo Branco |
dc.source.none.fl_str_mv |
Convergências - Revista de Investigação e Ensino das Artes v.14 n.28 2021 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137404215361536 |