Responsabilidade social corporativa no health & fitness.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mota, Lídia Maria Mendes Queirós da
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/8603
Resumo: Mestrado em Gestão do Desporto
id RCAP_64e16291e15fc5d11c8953c13f46e8d8
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/8603
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Responsabilidade social corporativa no health & fitness.Gestão do desportoGestão de marketingIndústria health & fitnessPráticas socialmente responsáveisresponsabilidade social corporativaCorporate social responsabilityHealth clubsSocial responsabilitiy practicesSport managementSport marketingStakeholdersMestrado em Gestão do DesportoEste estudo pretende aferir a perspetiva dos gestores da indústria Health & Fitness sobre o tema de Responsabilidade Social Corporativa (RSC). Para a concretização do objetivo proposto foram realizadas entrevistas semi-estruturadas a seis gestores inseridos no mercado. As entrevistas pretendiam evidenciar a sua opinião em relação ao conceito do tema; a gestão de stakeholders; as principais ações e áreas de atuação; e por último uma avaliação desta tendência. Na análise de dados o conceito é percecionado como uma resposta às preocupações e problemas da sociedade. Os principais stakeholders reconhecidos são os sócios, comunidade e colaboradores em que as suas necessidades e expectativas são fundamentais para a melhoria dos serviços. As ações identificadas são essencialmente ao nível da dimensão externa e de carácter informal. Na avaliação das suas consequências, apesar destas ações não representarem um risco de investimento, por serem ações pontuais também não apresentam benefícios para a organização. Os resultados obtidos indicam que a aplicação da RSC como uma ferramenta estratégica poderá ser um fator decisivo e determinante para a obtenção sucesso a longo a prazo.ABSTRACT: This study aims to assess the outlook of the Health & Fitness managers on the topic of Corporate Social Responsibility (CSR). To achieve this goal, semi- structured interviews were conducted with six managers established in this area of activity. The interviews aimed to display their opinion on the concept under study; the management of stakeholders; the key actions and practice areas; and, lastly, an evaluation of this tendency. Considering the data analysis, the concept is perceived as an answer to the concerns and problems of society. The main recognized stakeholders are the partners, the community and collaborators, being their expectation and needs considered as crucial for service improvement. The identified actions take place in an external dimension level and are of an informal nature. According to their evaluation, these actions, despite not being considered as and investment risk due to their one-off nature, they also do not add any value to the organization. The results obtained show that the application of the CSR as a strategic tool may be a decisive and key fator to achieve success in the long run.Correia, Abel Hermínio LourençoRepositório da Universidade de LisboaMota, Lídia Maria Mendes Queirós da2015-05-14T10:55:36Z20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/8603porMota, Lídia Mendes Queirós da (2015) - Responsabilidade social corporativa no health & fitness.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:39:11Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/8603Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:55:34.193562Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Responsabilidade social corporativa no health & fitness.
title Responsabilidade social corporativa no health & fitness.
spellingShingle Responsabilidade social corporativa no health & fitness.
Mota, Lídia Maria Mendes Queirós da
Gestão do desporto
Gestão de marketing
Indústria health & fitness
Práticas socialmente responsáveis
responsabilidade social corporativa
Corporate social responsability
Health clubs
Social responsabilitiy practices
Sport management
Sport marketing
Stakeholders
title_short Responsabilidade social corporativa no health & fitness.
title_full Responsabilidade social corporativa no health & fitness.
title_fullStr Responsabilidade social corporativa no health & fitness.
title_full_unstemmed Responsabilidade social corporativa no health & fitness.
title_sort Responsabilidade social corporativa no health & fitness.
author Mota, Lídia Maria Mendes Queirós da
author_facet Mota, Lídia Maria Mendes Queirós da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Correia, Abel Hermínio Lourenço
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Mota, Lídia Maria Mendes Queirós da
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão do desporto
Gestão de marketing
Indústria health & fitness
Práticas socialmente responsáveis
responsabilidade social corporativa
Corporate social responsability
Health clubs
Social responsabilitiy practices
Sport management
Sport marketing
Stakeholders
topic Gestão do desporto
Gestão de marketing
Indústria health & fitness
Práticas socialmente responsáveis
responsabilidade social corporativa
Corporate social responsability
Health clubs
Social responsabilitiy practices
Sport management
Sport marketing
Stakeholders
description Mestrado em Gestão do Desporto
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-05-14T10:55:36Z
2015
2015-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/8603
url http://hdl.handle.net/10400.5/8603
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mota, Lídia Mendes Queirós da (2015) - Responsabilidade social corporativa no health & fitness.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131034573340672