O brincar como aproximação de discentes de psicologia à observação participante: Relato de experiência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pedro Ian de Oliveira Andrade
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Yasmin Guanaes Silva de Carvalho Farias, Isabella Regina Gomes de Queiroz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.36367/ntqr.12.2022.e618
Resumo: A aproximação ao campo da investigação qualitativa em psicologia requer a construção de uma série de conteúdos: conceituais, procedimentais e/ou atitudinais. No componente curricular “Técnicas e Práticas de Investigação em Psicologia III” o discente de psicologia é inserido no campo de prática (uma sala de espera de um centro de saúde), como brinquedista (com vistas à humanização), assumindo a função de um observador participante, sendo, assim, apresentado à essa técnica de investigação qualitativa. Objetivo: Relatar uma experiência de aproximação de estudantes de psicologia ao campo da investigação científica, no lugar de observador participante, por intermédio do brincar, em uma sala de espera de um centro médico, de uma Instituição de Ensino Superior. Método: Relato de experiência de uma observação participante, no papel de brinquedista, em uma sala de espera de um Centro de Saúde. Resultado: A partir da rememoração dos fatos e da leitura dos documentos gerados no componente curricular TEPIN III (diários de campo e relatórios), identificamos dois momentos importantes: o primeiro, referente à preparação para ida a campo, que envolveu a construção de conhecimentos sobre a importância do brincar, as normas de biossegurança, os processos de humanização da saúde e, principalmente, o papel do observador participante. O brinquedista, enquanto observador, precisou estar atento ao fato de que a sua atividade extrapola a relação com o lúdico; o seu papel está posto, no contexto proposto como o de um observador participante do referido ambiente e de pessoas envolvidas no processo, inclusive, dele próprio. Conclusões: Pode-se perceber que essas práticas são importantes para a formação do estudante dos cursos de psicologia, entendendo o valor da atuação no campo de prática desde cedo, por possibilitar o desenvolvimento de saberes fundamentais que devem ser adquiridos pelos discentes, ao longo da sua jornada e, particularmente, favorecendo uma aproximação ao campo da pesquisa.
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Objetivo: Relatar uma experiência de aproximação de estudantes de psicologia ao campo da investigação científica, no lugar de observador participante, por intermédio do brincar, em uma sala de espera de um centro médico, de uma Instituição de Ensino Superior. Método: Relato de experiência de uma observação participante, no papel de brinquedista, em uma sala de espera de um Centro de Saúde. Resultado: A partir da rememoração dos fatos e da leitura dos documentos gerados no componente curricular TEPIN III (diários de campo e relatórios), identificamos dois momentos importantes: o primeiro, referente à preparação para ida a campo, que envolveu a construção de conhecimentos sobre a importância do brincar, as normas de biossegurança, os processos de humanização da saúde e, principalmente, o papel do observador participante. O brinquedista, enquanto observador, precisou estar atento ao fato de que a sua atividade extrapola a relação com o lúdico; o seu papel está posto, no contexto proposto como o de um observador participante do referido ambiente e de pessoas envolvidas no processo, inclusive, dele próprio. Conclusões: Pode-se perceber que essas práticas são importantes para a formação do estudante dos cursos de psicologia, entendendo o valor da atuação no campo de prática desde cedo, por possibilitar o desenvolvimento de saberes fundamentais que devem ser adquiridos pelos discentes, ao longo da sua jornada e, particularmente, favorecendo uma aproximação ao campo da pesquisa.The approach to the field of qualitative research in psychology requires the construction of a series of contents, whether conceptual, procedural and/or attitudinal. In the curricular component “Techniques and Practices of Research in Psychology III” the psychology student is inserted in the field of practice (a waiting room of a health center), as a child play worker (with a view to humanization), assuming the role of an observer participant, thus being introduced to this qualitative research technique. Goal: To report an experience of bringing psychology students closer to the field of scientific investigation, in the place of a participant observer, through play, in a waiting room of a medical center, of a Higher Education Institution. Method: Experience report of a participant observation, in the role of a child play worker, in a waiting room of a Health Center. Result: From the remembrance of the facts and the reading of the documents generated in the TEPIN III curricular component (field diaries and reports), we identified two important moments: the first, referring to the preparation for going to the field, which involved the construction of knowledge about the importance of playing, biosafety norms, health humanization processes and, mainly, the role of the participant observer. The child play worker, as an observer, had to be aware that his activity goes beyond the relationship with the ludic; his role is set, in the proposed context, as that of an observer participating in that environment and of people involved in the process, including himself. Conclusions: It can be noticed that these practices are important for the formation of the student of psychology courses, understanding the value of acting in the field of practice from an early age, for enabling the development of fundamental knowledge that must be acquired by students, throughout their journey and, particularly, favoring an approach to the field of research.Ludomedia2022-07-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.36367/ntqr.12.2022.e618https://doi.org/10.36367/ntqr.12.2022.e618New Trends in Qualitative Research; Vol. 12 (2022): Investigação Qualitativa em Educação: Avanços e Desafios; e618New Trends in Qualitative Research; Vol. 12 (2022): Investigação Qualitativa em Educação: Avanços e Desafios; e618New Trends in Qualitative Research; Vol. 12 (2022): Investigação Qualitativa em Educação: Avanços e Desafios; e6182184-777010.36367/ntqr.12.2022reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://publi.ludomedia.org/index.php/ntqr/article/view/618https://publi.ludomedia.org/index.php/ntqr/article/view/618/601Pedro Ian de Oliveira AndradeYasmin Guanaes Silva de Carvalho FariasIsabella Regina Gomes de Queirozinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-08-13T09:13:35Zoai:ojs.publi.ludomedia.org:article/618Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:48:25.865853Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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