Um percurso do ensino da física para o ensino da matemática com recurso às tecnologias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Francisco António Borges Gonçalves de
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.13/523
Resumo: Este relatório foi realizado no âmbito do Mestrado em Ensino da Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Secundário da Universidade da Madeira. Consiste numa reflexão sobre o meu percurso profissional, iniciado no ensino da física e química e culminando no ensino da matemática, com as tecnologias sempre presentes, sem olvidar uma breve experiência na área empresarial. Proponho-me analisar este percurso à luz do enquadramento teórico assente nos temas: crescimento como professor, o ensino de adultos e as tecnologias no ensino. Para o efeito, evidencio a importância da heterogeneidade da formação necessária a um professor, atendendo à realidade social em que exercemos a nossa profissão, bem como às inovações com que nos deparamos constantemente na área das tecnologias de informação e comunicação. Atendendo a que a maior parte do meu exercício profissional tem decorrido perante um corpo discente adulto, nomeadamente adultos em reclusão, foi atribuída a esta área uma dimensão significativa, sobretudo no que concerne ao modelo andragógico. Pretendo ainda demonstrar em que medida ao longo do meu crescimento como professor procurei ir ao encontro das transformações sociais, optando por formações que me facultassem os meios necessários ao exercício profissional adequado aquelas que são as características de diferentes corpos discentes.
id RCAP_650b248a54ddd6c2f920448bd7313399
oai_identifier_str oai:digituma.uma.pt:10400.13/523
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Um percurso do ensino da física para o ensino da matemática com recurso às tecnologiasEnsino da matemáticaEnsino de adultoCrescimento como professorTecnologias no ensinoEnsino da Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Secundário.Centro de Ciências Exatas e da EngenhariaEste relatório foi realizado no âmbito do Mestrado em Ensino da Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Secundário da Universidade da Madeira. Consiste numa reflexão sobre o meu percurso profissional, iniciado no ensino da física e química e culminando no ensino da matemática, com as tecnologias sempre presentes, sem olvidar uma breve experiência na área empresarial. Proponho-me analisar este percurso à luz do enquadramento teórico assente nos temas: crescimento como professor, o ensino de adultos e as tecnologias no ensino. Para o efeito, evidencio a importância da heterogeneidade da formação necessária a um professor, atendendo à realidade social em que exercemos a nossa profissão, bem como às inovações com que nos deparamos constantemente na área das tecnologias de informação e comunicação. Atendendo a que a maior parte do meu exercício profissional tem decorrido perante um corpo discente adulto, nomeadamente adultos em reclusão, foi atribuída a esta área uma dimensão significativa, sobretudo no que concerne ao modelo andragógico. Pretendo ainda demonstrar em que medida ao longo do meu crescimento como professor procurei ir ao encontro das transformações sociais, optando por formações que me facultassem os meios necessários ao exercício profissional adequado aquelas que são as características de diferentes corpos discentes.Universidade da MadeiraFernandes, Elsa Maria dos SantosDigitUMaCarvalho, Francisco António Borges Gonçalves de2014-01-17T11:28:51Z20132014-01-17T00:00:00Z2014-01-17T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/523201162024porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:53:11Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/523Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:03:14.043182Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Um percurso do ensino da física para o ensino da matemática com recurso às tecnologias
title Um percurso do ensino da física para o ensino da matemática com recurso às tecnologias
spellingShingle Um percurso do ensino da física para o ensino da matemática com recurso às tecnologias
Carvalho, Francisco António Borges Gonçalves de
Ensino da matemática
Ensino de adulto
Crescimento como professor
Tecnologias no ensino
Ensino da Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Secundário
.
Centro de Ciências Exatas e da Engenharia
title_short Um percurso do ensino da física para o ensino da matemática com recurso às tecnologias
title_full Um percurso do ensino da física para o ensino da matemática com recurso às tecnologias
title_fullStr Um percurso do ensino da física para o ensino da matemática com recurso às tecnologias
title_full_unstemmed Um percurso do ensino da física para o ensino da matemática com recurso às tecnologias
title_sort Um percurso do ensino da física para o ensino da matemática com recurso às tecnologias
author Carvalho, Francisco António Borges Gonçalves de
author_facet Carvalho, Francisco António Borges Gonçalves de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fernandes, Elsa Maria dos Santos
DigitUMa
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Francisco António Borges Gonçalves de
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino da matemática
Ensino de adulto
Crescimento como professor
Tecnologias no ensino
Ensino da Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Secundário
.
Centro de Ciências Exatas e da Engenharia
topic Ensino da matemática
Ensino de adulto
Crescimento como professor
Tecnologias no ensino
Ensino da Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Secundário
.
Centro de Ciências Exatas e da Engenharia
description Este relatório foi realizado no âmbito do Mestrado em Ensino da Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Secundário da Universidade da Madeira. Consiste numa reflexão sobre o meu percurso profissional, iniciado no ensino da física e química e culminando no ensino da matemática, com as tecnologias sempre presentes, sem olvidar uma breve experiência na área empresarial. Proponho-me analisar este percurso à luz do enquadramento teórico assente nos temas: crescimento como professor, o ensino de adultos e as tecnologias no ensino. Para o efeito, evidencio a importância da heterogeneidade da formação necessária a um professor, atendendo à realidade social em que exercemos a nossa profissão, bem como às inovações com que nos deparamos constantemente na área das tecnologias de informação e comunicação. Atendendo a que a maior parte do meu exercício profissional tem decorrido perante um corpo discente adulto, nomeadamente adultos em reclusão, foi atribuída a esta área uma dimensão significativa, sobretudo no que concerne ao modelo andragógico. Pretendo ainda demonstrar em que medida ao longo do meu crescimento como professor procurei ir ao encontro das transformações sociais, optando por formações que me facultassem os meios necessários ao exercício profissional adequado aquelas que são as características de diferentes corpos discentes.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2014-01-17T11:28:51Z
2014-01-17T00:00:00Z
2014-01-17T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.13/523
201162024
url http://hdl.handle.net/10400.13/523
identifier_str_mv 201162024
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799129902798077952