Esquemas precoces maladaptativos, problemas emocionais e comportamentais e a satisfação com a vida na adolescência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Afonso, Ana Carolina Rodrigues
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/47234
Resumo: Dissertação de Mestrado, Psicologia (Área de Especialização em Psicologia Clínica e da Saúde - Psicoterapia Cognitiva-Comportamental e Integrativa), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2020
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spelling Esquemas precoces maladaptativos, problemas emocionais e comportamentais e a satisfação com a vida na adolescênciaProblemas de comportamentoProblemas emocionaisAdolescentesSatisfação com a vidaTeses de mestrado - 2020Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaDissertação de Mestrado, Psicologia (Área de Especialização em Psicologia Clínica e da Saúde - Psicoterapia Cognitiva-Comportamental e Integrativa), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2020A literatura sugere existir uma associação entre os Esquemas Precoces Maladaptativos (EPM) e a presença de psicopatologia (Young, Klosko, & Weishaar, 2003), bem como a influência destes na Satisfação com a Vida da população mais jovem (Sahraee, Yusefnejad, & Khosravi, 2011; Suldo & Huebner, 2006), sendo a continuidade da investigação neste âmbito crucial à compreensão do desenvolvimento dos adolescentes portugueses. A presente investigação aplicou o Inventário de Esquemas para Crianças (IEC) (Rijckeboer & de Boo, 2010), anteriormente traduzido e adaptado para a língua portuguesa por Teixeira (2010), e explorou as suas capacidades psicométricas numa amostra de adolescentes portugueses (10-16 anos, N=185); numa segunda etapa, foi explorada a relação da presença de EPM com a manifestação de Problemas Internalizantes e Externalizantes, bem como com os níveis de Satisfação com a Vida percebidos pelos adolescentes. A análise fatorial exploratória da versão portuguesa do IEC sugeriu uma estrutura fatorial diferente da originalmente proposta por Rijckeboer e de Boo (2010), com a identificação de cinco fatores, permitindo perceber que esta escala identifica fatores já reconhecidos na população adulta, bem como a sua utilidade na identificação de esquemas em idade precoce. O IEC apresenta uma consistência interna total elevada (α = .84) e as subescalas mostram uma consistência interna que varia de α = .53 - .85, o que se justifica pelo número reduzido de itens em algumas escalas, resultante da análise fatorial exploratória efetuada (Pallant, 2007); as intercorrelações variam de pequenas a elevadas (.02 ≤ r ≤ .50). Assim, os resultados indicam que esta é uma boa medida de avaliação dos EPM na população portuguesa. Os restantes resultados obtidos demonstram uma associação positiva entre os Problemas Internalizantes e Externalizantes com a presença de EPM, e uma associação negativa entre os EPM e Problemas Internalizantes e Externalizantes com os níveis de Satisfação com a Vida percebidos pelos adolescentes portugueses. Neste sentido, as raparigas manifestaram mais EPM, bem como mais problemas Internalizantes e menores níveis de Satisfação com a Vida percebidos; a Adolescência Inicial (10-12 anos) mostra ter mais esquemas de Foco nos Outros e níveis mais elevados de Satisfação com a Vida; e, por último, na Adolescência Média (13-16 anos), verificaram-se mais esquemas de Hipervigilância e Insegurança. Os resultados permitiram aferir também o poder preditivo das variáveis, indicando que existem associações específicas entre os vários fatores identificados no IEC, os Problemas Emocionais, Comportamentais e Comportamento Pró-Social e a Satisfação com a Vida, tendo estes resultados sido discutidos relativamente às suas implicações para as intervenções clínicas.The literature suggests that there is an association between Early Maladaptive Schemas (EMS) and the presence of psychopathology (Young, Klosko, & Weishaar, 2003), as well as their influence on the Satisfaction with Life of the younger population (Sahraee, Yusefnejad, & Khosravi, 2011; Suldo & Huebner, 2006), being the continuity of research in this area crucial to understanding the development of Portuguese adolescents. The present investigation applied the Schema Inventory for Children (SIC) (Rijckeboer & de Boo, 2010), previously translated and adapted into Portuguese by Teixeira (2010) and explored its psychometric abilities in a sample of Portuguese adolescents (10-16 years old, N = 185); in a second stage, the relationship between the presence of EMS and the manifestation of Internalizing and Externalizing Problems was explored, as well as with the levels of Satisfaction with Life perceived by adolescents. The exploratory factor analysis of the Portuguese version of the SIC suggested a factorial structure different from that originally proposed by Rijckeboer and de Boo (2010), with the identification of five factors, allowing us to realize that this scale identifies factors already recognized in the adult population, as well as its usefulness identifying schemes at an early age. The SIC has a high total internal consistency (α = .84) and the subscales show an internal consistency that varies from α = .53 - .85, which is justified by the reduced number of items in some scales, resulting from the exploratory factor analysis measured (Pallant, 2007); intercorrelations vary from small to high (.02 ≤ r ≤ .50). Thus, the results indicate that this is a good measure of evaluation of EPM in the Portuguese population. The remaining results obtained demonstrate a positive association between Internalizing and Externalizing Problems with the presence of EMS, and a negative association between EMS and Internalizing and Externalizing Problems with the levels of Satisfaction with Life perceived by the Portuguese adolescents. In that way, girls showed more EMS, as well more internalizing problems and lower perceived levels of Life Satisfaction; in turn, Early Adolescence (10-12 years) shows more Focus on Others schemas and higher levels of Life Satisfaction, while in Middle Adolescence (13-16 years), there were more Hypervigilance and Insecurity schemas. The results also made it possible to assess the predictive power of the variables, indicating that there are specific associations between the various factors identified in the SIC, Emotional, Behavioral Problems and Pro-Social Behavior and Satisfaction with Life, having these results been discussed in relation to their implications for clinical interventions.Sá, Maria Isabel Real Fernandes de, 1959-Repositório da Universidade de LisboaAfonso, Ana Carolina Rodrigues2021-04-05T15:13:25Z20202020-09-302020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/47234TID:202694283porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:50:01Zoai:repositorio.ul.pt:10451/47234Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:59:19.276714Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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