O reconhecimento da condição ética dos cidadãos : um imperativo para o serviço social
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2004 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11067/4203 https://doi.org/10.34628/3vbt-qg61 |
Resumo: | Intervenção social. - ISSN 0874-1611. - N. 29 (2004). - p. 25-52 |
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O reconhecimento da condição ética dos cidadãos : um imperativo para o serviço socialServiço social - Aspectos morais e éticosÉticaIntervenção social. - ISSN 0874-1611. - N. 29 (2004). - p. 25-52Com o presente artigo pretende-se reflectir acerca de alguns temas éticos, como sejam a autonomia, a acção crítica, a justiça social, entre outros, tendo subjacente a relevância dos postulados teóricos de autores como sejam Kant, Marx, Rawls ou Habermas, quer para a compreensão da mudança de paradigma na ciência social moderna, quer para a configuração das novas determinações que configuram o Serviço Social na actualidade. A convicção de que o exercício profissional dos Assistentes Sociais, porque orientado para a satisfação das necessidades humanas e para o bem-estar social, implica o reconhecimento da condição ética dos cidadãos/utentes tem subjacente a noção de que a consciência ética está vinculada a um corpo de valores comuns orientados para o mundo do desejável e do ideal. Em suma, reafirma-se que o Serviço Social está aliado a um compromisso ético, à responsabilidade social e mesmo, a um dado projecto de vida, que contemple a garantia do respeito pela autonomia, pela afirmação da vida pela vontade, pelo exercício da acção crítica e interveniente, pelo respeito pela. equidade e justiça social, num espaço público plural e democrático. Nada no nosso tempo é mais duvidoso, penso eu, do que a nossa atitude perante o mundo. (...) Pois o mundo não é humano só por ser feito por seres humanos, e não se torna humano só por nele se fazer ouvir a voz humana., mas sim, e só, quando se torna objecto de diálogo. Por muito que as coisas do mundo nos afectem, por muito profundamente que nos abalem e nos estimulem, só se tornam humanas para nós quando podemos discuti-las com os nossos semelhantes.2018-09-06T15:08:45Z2018-09-062004-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11067/4203http://hdl.handle.net/11067/4203https://doi.org/10.34628/3vbt-qg61porhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessSerafim, Maria do Rosário Andrade de Oliveira, 1956-2014reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-04T01:52:01Zoai:repositorio.ulusiada.pt:11067/4203Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:28:53.083441Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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