Relatório final de estágio pedagógico desenvolvido na escola básica 2,3 c/ sec. José Falcão de Miranda do Corvo com a turma B do 7º ano no ano letivo 2013-2014 : motivação intrínseca e capacidade física percebida dos alunos nas aulas de educação física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brandão, Luís Carlos Marques
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/28029
Resumo: Relatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física dos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e da Educação Física da Universidade de Coimbra
id RCAP_651b8f2bd033bb19f1731b531f821977
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/28029
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório final de estágio pedagógico desenvolvido na escola básica 2,3 c/ sec. José Falcão de Miranda do Corvo com a turma B do 7º ano no ano letivo 2013-2014 : motivação intrínseca e capacidade física percebida dos alunos nas aulas de educação físicaEnsino da educação físicaFormação de professoresPrática pedagógicaRelatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física dos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e da Educação Física da Universidade de CoimbraO Estágio Pedagógico representa o momento de convergência entre a formação teórica e o mundo real do ensino, tratando-se de um dos mais importantes marcos na vida profissional, uma vez que tem como objetivo favorecer a integração dos conhecimentos já adquiridos através de uma prática guiada e supervisionada. Após o término desta importante etapa, realizada no âmbito do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário ministrado na Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra, surge a necessidade de realizar uma reflexão das práticas desenvolvidas, de modo a elucidar o percurso formativo realizado ao longo deste ano letivo junto da turma B do 7º ano da Escola Básica C/Sec. José Falcão de Miranda do Corvo no ano letivo 2013/2014. Este documento consiste então na elaboração do Relatório Final do Estágio Pedagógico e está estruturado em três capítulos fundamentais. O primeiro faz referência à contextualização da prática desenvolvida, onde são apresentadas as expetativas iniciais, o projeto formativo e os elementos relativos às condições locais e, ainda os aspetos determinantes da relação educativa. No segundo capítulo é apresentada uma análise das práticas pedagógicas através da reflexão das atividades desenvolvidas e das aprendizagens conseguidas, e por fim, o terceiro e último capítulo, que está subjacente à exploração do tema/problema “Motivação intrínseca e Capacidade Física Percebida dos alunos nas aulas de Educação Física”. O aprofundar desta temática surge pela vontade de perceber a intensidade da motivação dos alunos face à disciplina de Educação Física e de que forma esta motivação pode estar relacionada com as suas capacidades físicas percebidas. A abordagem deste assunto tem como objetivo fundamental, a melhoria da intervenção junto dos alunos com níveis de motivação inferior, adequando as minhas práticas pedagógicas à situação concreta. Os resultados revelaram a existência de diferenças estatisticamente significativas entre os géneros, na dimensão “Competência” e entre os rapazes da turma do 7ºB, percecionados pelo docente como desmotivados, em relação aos restantes alunos, na dimensão “Pressão/Tensão”. Palavras-chave: Educação Física. Estágio Pedagógico. Processo Ensino-Aprendizagem. Planeamento. Realização. Avaliação. Motivação. VII ABSTRACT The Teaching Internship is the moment of convergence between theoretical training and the real world of teaching. It is one of the most important milestones in one's professional life, since it aims to foster the integration of acquired knowledge through a guided and supervised practice. This important step was taken under the Master Degree Programme in Primary and Secondary School Physical Education Teaching, at the Faculty of Sport Sciences and Physical Education of the University of Coimbra. Upon its completion there was a need to think through the developed practices in order to shed light on the educational journey followed with class 7 B of Escola Básica C / Sec. José Falcão (middle school) in Miranda do Corvo, along this academic year of 2013/2014. This is the Final Report of the Teaching Internship, divided into three main chapters. The first chapter describes the context of the teaching practice, including early expectations, the educational project, the details of the local conditions and the key points of the educational relationship. The second chapter introduces an analysis of pedagogical practices by looking into the activities conducted and learnings achieved. The third and final chapter focuses on the topic/issue "Intrinsic Motivation and Perceived Physical Competence of students in Physical Education classes". In-depth analysis of this theme is a direct consequence of the will to understand the intensity of student motivation towards the subject of Physical Education and how this might be related to their perceived physical competences. The ultimate purpose of addressing this subject is that of improving teacher intervention with less motivated students, by adjusting teaching practices to actual circumstances. Results highlighted statistically significant gender differences in terms of "Skill". Male students of class 7 B were perceived as being discouraged in terms of "Pressure/tension" when compared to other students.2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/28029http://hdl.handle.net/10316/28029TID:201341425porBrandão, L. (2014). Relatório final de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Básica 2,3 c/Sec. José Falcão de Miranda do Corvo com a turma B do 7º ano no ano letivo 2013/2014. Relatório de Estágio, Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra, Coimbra, Portugal.Brandão, Luís Carlos Marquesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-01-20T17:48:53Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/28029Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:40:14.590874Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório final de estágio pedagógico desenvolvido na escola básica 2,3 c/ sec. José Falcão de Miranda do Corvo com a turma B do 7º ano no ano letivo 2013-2014 : motivação intrínseca e capacidade física percebida dos alunos nas aulas de educação física
title Relatório final de estágio pedagógico desenvolvido na escola básica 2,3 c/ sec. José Falcão de Miranda do Corvo com a turma B do 7º ano no ano letivo 2013-2014 : motivação intrínseca e capacidade física percebida dos alunos nas aulas de educação física
spellingShingle Relatório final de estágio pedagógico desenvolvido na escola básica 2,3 c/ sec. José Falcão de Miranda do Corvo com a turma B do 7º ano no ano letivo 2013-2014 : motivação intrínseca e capacidade física percebida dos alunos nas aulas de educação física
Brandão, Luís Carlos Marques
Ensino da educação física
Formação de professores
Prática pedagógica
title_short Relatório final de estágio pedagógico desenvolvido na escola básica 2,3 c/ sec. José Falcão de Miranda do Corvo com a turma B do 7º ano no ano letivo 2013-2014 : motivação intrínseca e capacidade física percebida dos alunos nas aulas de educação física
title_full Relatório final de estágio pedagógico desenvolvido na escola básica 2,3 c/ sec. José Falcão de Miranda do Corvo com a turma B do 7º ano no ano letivo 2013-2014 : motivação intrínseca e capacidade física percebida dos alunos nas aulas de educação física
title_fullStr Relatório final de estágio pedagógico desenvolvido na escola básica 2,3 c/ sec. José Falcão de Miranda do Corvo com a turma B do 7º ano no ano letivo 2013-2014 : motivação intrínseca e capacidade física percebida dos alunos nas aulas de educação física
title_full_unstemmed Relatório final de estágio pedagógico desenvolvido na escola básica 2,3 c/ sec. José Falcão de Miranda do Corvo com a turma B do 7º ano no ano letivo 2013-2014 : motivação intrínseca e capacidade física percebida dos alunos nas aulas de educação física
title_sort Relatório final de estágio pedagógico desenvolvido na escola básica 2,3 c/ sec. José Falcão de Miranda do Corvo com a turma B do 7º ano no ano letivo 2013-2014 : motivação intrínseca e capacidade física percebida dos alunos nas aulas de educação física
author Brandão, Luís Carlos Marques
author_facet Brandão, Luís Carlos Marques
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Brandão, Luís Carlos Marques
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino da educação física
Formação de professores
Prática pedagógica
topic Ensino da educação física
Formação de professores
Prática pedagógica
description Relatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física dos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e da Educação Física da Universidade de Coimbra
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/28029
http://hdl.handle.net/10316/28029
TID:201341425
url http://hdl.handle.net/10316/28029
identifier_str_mv TID:201341425
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Brandão, L. (2014). Relatório final de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Básica 2,3 c/Sec. José Falcão de Miranda do Corvo com a turma B do 7º ano no ano letivo 2013/2014. Relatório de Estágio, Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra, Coimbra, Portugal.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133663934283776