Espiritualidade e otimismo em estudantes, docentes e funcionários do ensino superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Tatiana Patrícia Freitas
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.13/3120
Resumo: A Psicologia Positiva fez com que os estudiosos direcionassem as suas pesquisas para os aspetos mais positivos da vida, o que inclui a espiritualidade e o otimismo. A espiritualidade é uma dimensão importante para o ser humano e proporciona um sentimento de esperança e segurança. Através da espiritualidade surge o mindfulness que significa atenção plena e é uma prática que promove a gestão dos estados emocionais positivos e negativos. O otimismo é também fundamental na vida do ser humano e tem uma grande influência na vida. É um conceito associado a uma visão mais positiva da vida, sobretudo quando o indivíduo se depara com adversidades. A investigação desenvolvida teve como objetivo examinar a espiritualidade e otimismo no ensino superior, nomeadamente, em docentes, discentes e funcionários. A metodologia foi quantitativa e transversal, com uma amostra por conveniência que reuniu 326 participantes. Os instrumentos utilizados foram a Escala de Espiritualidade de Pinto e Pais-Ribeiro (2007) e a Escala de Optimismo de Barros de Oliveira (1998). Os resultados permitiram concluir que o otimismo, as crenças e a esperança têm uma correlação positiva; o sexo feminino apresenta uma média superior nas crenças; quem frequentou o ensino superior apresenta uma média mais elevada no otimismo; quanto maior a idade, maior é o otimismo, as crenças e a esperança; os docentes têm uma média mais elevada no otimismo, nas crenças e na esperança; quanto às áreas de formação, as áreas relacionadas com educação apresentam mais esperança; quem pratica mindfulness tem mais otimismo. Concluiu-se que neste estudo, a espiritualidade e o otimismo apresentaram resultados significativos no ensino superior, verificando-se o mesmo para o género, idade, profissão, formação e mindfulness.
id RCAP_651bb3fa51a860d87c63935ccafacd87
oai_identifier_str oai:digituma.uma.pt:10400.13/3120
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Espiritualidade e otimismo em estudantes, docentes e funcionários do ensino superiorPsicologia positivaEspiritualidadeOtimismoMindfulnessComunidade educativa do Ensino Superior.Positive psychologySpiritualityOptimismMindfulnessUniversity communityPsicologia da Educação.Faculdade de Artes e HumanidadesDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoA Psicologia Positiva fez com que os estudiosos direcionassem as suas pesquisas para os aspetos mais positivos da vida, o que inclui a espiritualidade e o otimismo. A espiritualidade é uma dimensão importante para o ser humano e proporciona um sentimento de esperança e segurança. Através da espiritualidade surge o mindfulness que significa atenção plena e é uma prática que promove a gestão dos estados emocionais positivos e negativos. O otimismo é também fundamental na vida do ser humano e tem uma grande influência na vida. É um conceito associado a uma visão mais positiva da vida, sobretudo quando o indivíduo se depara com adversidades. A investigação desenvolvida teve como objetivo examinar a espiritualidade e otimismo no ensino superior, nomeadamente, em docentes, discentes e funcionários. A metodologia foi quantitativa e transversal, com uma amostra por conveniência que reuniu 326 participantes. Os instrumentos utilizados foram a Escala de Espiritualidade de Pinto e Pais-Ribeiro (2007) e a Escala de Optimismo de Barros de Oliveira (1998). Os resultados permitiram concluir que o otimismo, as crenças e a esperança têm uma correlação positiva; o sexo feminino apresenta uma média superior nas crenças; quem frequentou o ensino superior apresenta uma média mais elevada no otimismo; quanto maior a idade, maior é o otimismo, as crenças e a esperança; os docentes têm uma média mais elevada no otimismo, nas crenças e na esperança; quanto às áreas de formação, as áreas relacionadas com educação apresentam mais esperança; quem pratica mindfulness tem mais otimismo. Concluiu-se que neste estudo, a espiritualidade e o otimismo apresentaram resultados significativos no ensino superior, verificando-se o mesmo para o género, idade, profissão, formação e mindfulness.Positive Psychology has made researchers shift their studies to more positive aspects of life such as spirituality and optimism. Spirituality is an important dimension to human beings and provides a sense of hope and security. Through spirituality comes up mindfulness which means being conscious or aware of something and is a practice that promotes management of positive and negative emotional states. Optimism is also fundamental and has a meaningful influence in our lives because it’s a concept that’s associated to a more positive outlook on life specially when facing adversity. The research was carried out with the goal to examine spirituality and optimism in higher education, more specifically about teachers, students and staff. The methodology was quantitative and transversal with a convenience sample that included 326 participants. The instruments used were the Scale of Spirituality by Pinto and Pais-Ribeiro (2007) and the Scale of Optimism by Barros de Oliveira (1998). The results allowed us to conclude that optimism, beliefs and hope have a positive correlation; females have higher average than males in beliefs; people that have attended university scored higher in optimism; the older you are, the higher you score on the optimism, beliefs and hope scales; faculty teachers scored higher on optimism, beliefs and hope; people that studied in fields related with education had more hope and people that practice mindfulness scored higher on the optimism scale. With this study, we concluded that spirituality and optimism showed significant results in higher education, with the same thing happening for gender, age, job/profession, mindfulness and education.Pocinho, Margarida Maria Ferreira Diogo DiasGarcês, Soraia FernandesDigitUMaOliveira, Tatiana Patrícia Freitas2021-02-15T10:07:41Z2020-12-03T00:00:00Z2020-12-03T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/3120202582744porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:56:02Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/3120Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:05:58.386754Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Espiritualidade e otimismo em estudantes, docentes e funcionários do ensino superior
title Espiritualidade e otimismo em estudantes, docentes e funcionários do ensino superior
spellingShingle Espiritualidade e otimismo em estudantes, docentes e funcionários do ensino superior
Oliveira, Tatiana Patrícia Freitas
Psicologia positiva
Espiritualidade
Otimismo
Mindfulness
Comunidade educativa do Ensino Superior.
Positive psychology
Spirituality
Optimism
Mindfulness
University community
Psicologia da Educação
.
Faculdade de Artes e Humanidades
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Espiritualidade e otimismo em estudantes, docentes e funcionários do ensino superior
title_full Espiritualidade e otimismo em estudantes, docentes e funcionários do ensino superior
title_fullStr Espiritualidade e otimismo em estudantes, docentes e funcionários do ensino superior
title_full_unstemmed Espiritualidade e otimismo em estudantes, docentes e funcionários do ensino superior
title_sort Espiritualidade e otimismo em estudantes, docentes e funcionários do ensino superior
author Oliveira, Tatiana Patrícia Freitas
author_facet Oliveira, Tatiana Patrícia Freitas
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pocinho, Margarida Maria Ferreira Diogo Dias
Garcês, Soraia Fernandes
DigitUMa
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Tatiana Patrícia Freitas
dc.subject.por.fl_str_mv Psicologia positiva
Espiritualidade
Otimismo
Mindfulness
Comunidade educativa do Ensino Superior.
Positive psychology
Spirituality
Optimism
Mindfulness
University community
Psicologia da Educação
.
Faculdade de Artes e Humanidades
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Psicologia positiva
Espiritualidade
Otimismo
Mindfulness
Comunidade educativa do Ensino Superior.
Positive psychology
Spirituality
Optimism
Mindfulness
University community
Psicologia da Educação
.
Faculdade de Artes e Humanidades
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description A Psicologia Positiva fez com que os estudiosos direcionassem as suas pesquisas para os aspetos mais positivos da vida, o que inclui a espiritualidade e o otimismo. A espiritualidade é uma dimensão importante para o ser humano e proporciona um sentimento de esperança e segurança. Através da espiritualidade surge o mindfulness que significa atenção plena e é uma prática que promove a gestão dos estados emocionais positivos e negativos. O otimismo é também fundamental na vida do ser humano e tem uma grande influência na vida. É um conceito associado a uma visão mais positiva da vida, sobretudo quando o indivíduo se depara com adversidades. A investigação desenvolvida teve como objetivo examinar a espiritualidade e otimismo no ensino superior, nomeadamente, em docentes, discentes e funcionários. A metodologia foi quantitativa e transversal, com uma amostra por conveniência que reuniu 326 participantes. Os instrumentos utilizados foram a Escala de Espiritualidade de Pinto e Pais-Ribeiro (2007) e a Escala de Optimismo de Barros de Oliveira (1998). Os resultados permitiram concluir que o otimismo, as crenças e a esperança têm uma correlação positiva; o sexo feminino apresenta uma média superior nas crenças; quem frequentou o ensino superior apresenta uma média mais elevada no otimismo; quanto maior a idade, maior é o otimismo, as crenças e a esperança; os docentes têm uma média mais elevada no otimismo, nas crenças e na esperança; quanto às áreas de formação, as áreas relacionadas com educação apresentam mais esperança; quem pratica mindfulness tem mais otimismo. Concluiu-se que neste estudo, a espiritualidade e o otimismo apresentaram resultados significativos no ensino superior, verificando-se o mesmo para o género, idade, profissão, formação e mindfulness.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-03T00:00:00Z
2020-12-03T00:00:00Z
2021-02-15T10:07:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.13/3120
202582744
url http://hdl.handle.net/10400.13/3120
identifier_str_mv 202582744
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799129930576953344