Brochura "despertar para a ciência: atividades dos 3 aos 6": perceção de um grupo de educadoras
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/17509 |
Resumo: | O presente estudo foi realizado com um grupo de 20 educadoras de infância, de um Agrupamento de Escolas do Norte de Portugal, que se encontrava a frequentar a oficina de formação “Despertar para a Ciência – Atividades dos 3 aos 6 – Formação de Educadores – (Apoio à brochura – DGIDC)”, promovida pela Associação de Profissionais de Educação de Infância. Pretende descrever a perceção das educadoras sobre a utilização da brochura "Despertar para a ciência – atividades dos 3 aos 6" nas suas práticas bem como quais as motivações que as levaram a frequentar a referida ação. Trata-se de um estudo descritivo de natureza interpretativa. Para a recolha de dados recorremos a um questionário, constituído por questões fechadas e abertas. Os resultados evidenciam que apesar das educadoras utilizarem a brochura nas suas práticas ainda sentem algumas dificuldades que se prendem essencialmente com a exploração didática e conceptual das atividades e a sua adaptação à faixa etária das crianças. Referem, ainda, que necessitam de mais formação e de mais recursos que lhes permitam implementar o trabalho investigativo como estratégia. Um outro dado relevante é o facto de considerarem o trabalho colaborativo, com os pares e com professores de outros níveis de ensino, como uma mais valia. Globalmente, os resultados permitem-nos concluir que apesar dos esforços feitos pelas entidades governamentais e instituições de Ensino Superior em dotar os educadores de recursos como a citada brochura, que lhes permitam implementar a educação em ciências nos seus contextos de trabalho, por si só tal não é suficiente. |
id |
RCAP_653dc81643f80c0d3b84c1bc809916bb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/17509 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Brochura "despertar para a ciência: atividades dos 3 aos 6": perceção de um grupo de educadorasEducação de InfânciaEducação em CiênciasFormação continuadaO presente estudo foi realizado com um grupo de 20 educadoras de infância, de um Agrupamento de Escolas do Norte de Portugal, que se encontrava a frequentar a oficina de formação “Despertar para a Ciência – Atividades dos 3 aos 6 – Formação de Educadores – (Apoio à brochura – DGIDC)”, promovida pela Associação de Profissionais de Educação de Infância. Pretende descrever a perceção das educadoras sobre a utilização da brochura "Despertar para a ciência – atividades dos 3 aos 6" nas suas práticas bem como quais as motivações que as levaram a frequentar a referida ação. Trata-se de um estudo descritivo de natureza interpretativa. Para a recolha de dados recorremos a um questionário, constituído por questões fechadas e abertas. Os resultados evidenciam que apesar das educadoras utilizarem a brochura nas suas práticas ainda sentem algumas dificuldades que se prendem essencialmente com a exploração didática e conceptual das atividades e a sua adaptação à faixa etária das crianças. Referem, ainda, que necessitam de mais formação e de mais recursos que lhes permitam implementar o trabalho investigativo como estratégia. Um outro dado relevante é o facto de considerarem o trabalho colaborativo, com os pares e com professores de outros níveis de ensino, como uma mais valia. Globalmente, os resultados permitem-nos concluir que apesar dos esforços feitos pelas entidades governamentais e instituições de Ensino Superior em dotar os educadores de recursos como a citada brochura, que lhes permitam implementar a educação em ciências nos seus contextos de trabalho, por si só tal não é suficiente.This study was conducted with a group of 20 kindergarten teachers, a Group of Schools in Northern Portugal, who was attending a training “Awaking to Science – activities from 3 to 6”, teacher training – (support for the brochure - DGIDC) ", organized by the Association of Professionals in Early Childhood Education. Want to expose the perception among educators on the use of the booklet "Awaking to science – activities from 3 to 6" in their practices as well as the motivations that led them to pursue that action. This is a descriptive study of interpretative nature. For data collection we used a questionnaire consisting of open and closed questions. The results show that despite the brochure kindergarten teachers use in their practices still feel some difficulties concerning essentially didactic and conceptual exploration activities and their adaptation to the age group of children. Refer also to require more training and more resources to implement the investigative work as a strategy. Another relevant fact is that consider collaborative work with peers and with teachers from other levels of education, as an added value. Overall, the results allow us to conclude that despite the efforts made by governments and institutions of higher education to equip educators with resources such as brochure, which will enable them to implement science education in their work contexts alone is not enough.2017-05-19T11:55:08Z2015-01-01T00:00:00Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/17509por1646-2335Rodrigues, Maria JoséVieira, Rui Marquesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:32:37Zoai:ria.ua.pt:10773/17509Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:52:17.554932Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Brochura "despertar para a ciência: atividades dos 3 aos 6": perceção de um grupo de educadoras |
title |
Brochura "despertar para a ciência: atividades dos 3 aos 6": perceção de um grupo de educadoras |
spellingShingle |
Brochura "despertar para a ciência: atividades dos 3 aos 6": perceção de um grupo de educadoras Rodrigues, Maria José Educação de Infância Educação em Ciências Formação continuada |
title_short |
Brochura "despertar para a ciência: atividades dos 3 aos 6": perceção de um grupo de educadoras |
title_full |
Brochura "despertar para a ciência: atividades dos 3 aos 6": perceção de um grupo de educadoras |
title_fullStr |
Brochura "despertar para a ciência: atividades dos 3 aos 6": perceção de um grupo de educadoras |
title_full_unstemmed |
Brochura "despertar para a ciência: atividades dos 3 aos 6": perceção de um grupo de educadoras |
title_sort |
Brochura "despertar para a ciência: atividades dos 3 aos 6": perceção de um grupo de educadoras |
author |
Rodrigues, Maria José |
author_facet |
Rodrigues, Maria José Vieira, Rui Marques |
author_role |
author |
author2 |
Vieira, Rui Marques |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Maria José Vieira, Rui Marques |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação de Infância Educação em Ciências Formação continuada |
topic |
Educação de Infância Educação em Ciências Formação continuada |
description |
O presente estudo foi realizado com um grupo de 20 educadoras de infância, de um Agrupamento de Escolas do Norte de Portugal, que se encontrava a frequentar a oficina de formação “Despertar para a Ciência – Atividades dos 3 aos 6 – Formação de Educadores – (Apoio à brochura – DGIDC)”, promovida pela Associação de Profissionais de Educação de Infância. Pretende descrever a perceção das educadoras sobre a utilização da brochura "Despertar para a ciência – atividades dos 3 aos 6" nas suas práticas bem como quais as motivações que as levaram a frequentar a referida ação. Trata-se de um estudo descritivo de natureza interpretativa. Para a recolha de dados recorremos a um questionário, constituído por questões fechadas e abertas. Os resultados evidenciam que apesar das educadoras utilizarem a brochura nas suas práticas ainda sentem algumas dificuldades que se prendem essencialmente com a exploração didática e conceptual das atividades e a sua adaptação à faixa etária das crianças. Referem, ainda, que necessitam de mais formação e de mais recursos que lhes permitam implementar o trabalho investigativo como estratégia. Um outro dado relevante é o facto de considerarem o trabalho colaborativo, com os pares e com professores de outros níveis de ensino, como uma mais valia. Globalmente, os resultados permitem-nos concluir que apesar dos esforços feitos pelas entidades governamentais e instituições de Ensino Superior em dotar os educadores de recursos como a citada brochura, que lhes permitam implementar a educação em ciências nos seus contextos de trabalho, por si só tal não é suficiente. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-01-01T00:00:00Z 2015 2017-05-19T11:55:08Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/17509 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/17509 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
1646-2335 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137572999397376 |