O impacto das estratégias de Employer Branding sobre o universo dos colaboradores de uma empresa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Arinto, Olga João dos Santos Rosa
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/34482
Resumo: Num mundo em constante desenvolvimento, a mudança demográfica e as condições económicas deram origem a mercados de trabalho cada vez mais competitivos, onde a concorrência por bons funcionários é muito intensa. Consequentemente, são recomendados investimentos estratégicos para atrair funcionários adequadamente qualificados. Uma dessas estratégias é o Employer Branding, ou seja, o pacote de benefícios psicológicos, económicos e funcionais que os potenciais colaboradores associam ao emprego numa empresa específica, que ao serem percebidas, podem ajudar as organizações a criar uma marca de empregador atraente e competitiva. Com este estudo pretende-se perceber se estas estratégias de Employer Branding, influenciam o Engagement de cada um dos colaboradores, bem como a sua intenção de abandonar o posto de trabalho e/ou o seu próprio desempenho individual. Para tal foram inquiridos através de questionário, 109 colaboradores de apenas uma empresa. Os resultados obtidos demonstraram que boas estratégias de Employer Branding têm um efeito positivo quer nos níveis de Engagement dos colaboradores, quer no seu Desempenho Individual. Não foi demonstrada relação entre o Employer Branding e a Intenção de Turnover. Por sua vez, o Engagement dos colaboradores revelou uma relação negativa com a Intenção de Turnover e positiva com o Desempenho Individual, ou seja, quanto maiores os níveis de Engagement dos colaboradores desta empresa, menor a sua Intenção de Turnover e maior o seu Desempenho IndividuaI. A importância deste estudo assenta, essencialmente na possibilidade futura de outras empresas se basearem na construção de estratégias de Employer Branding para poderem aumentar quer o Engagement quer o Desempenho Individual dos seus colaboradores, com a possibilidade de baixar a sua Intenção de Turnover.
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